Desde o aparecimento nas passarelas das primeiras coleções de roupas com estampas camufladas e elementos de uniformes militares, esse estilo não ocupou com bastante segurança as últimas linhas das paradas de moda. Essa tendência da moda tem fãs e adversários. Para formar a sua própria opinião sobre o estilo militar - é assim que se chama - vamos tentar compreender as suas características e as regras de combinação dos elementos camuflados do guarda-roupa.
Estilo militar – um pouco de história
Inicialmente, o uso de roupas militares pelas grandes massas era uma necessidade, e não uma homenagem à moda. Nos anos que se seguiram à Segunda Guerra Mundial, quando a indústria do vestuário, e não só ela, estava em declínio, uniformes militares ou “trajes” alterados a partir deles eram usados no uso diário.
O próximo marco na história do “estilo camuflagem” foi a década de 60 do século XX. Protestando contra a acção militar no Vietname, os jovens americanos vestiram uniformes e usaram-nos deliberadamente de forma casual, expressando assim desprezo pela guerra.Com o passar do tempo, além do protesto, o motivo do uso dessas roupas foi a qualidade e o conforto. Os uniformes eram preferidos por representantes de subculturas - hippies, punks, roqueiros.
O estilo adquiriu as características que lhe são características agora na década de 80 do século passado - quando, graças às coleções de estilistas famosos, se consolidou no guarda-roupa feminino. Os desfiles de alta costura de mestres como Christian Dior, Louis Vuitton e outros, como dizem, estavam repletos de roupas cáqui e apetrechos militares.
Referência. Hoje, as forças armadas estão divididas em três direções - juventude, formalista e alto militar. O “ramo” da última moda são itens de grife com apenas elementos de parafernália militar. O estilo jovem envolve o uso de itens de estilo militar. Militares formalistas - roupas em cor camuflada.
Características da moda camuflada
Quais são as vantagens da impressão camuflada? Em primeiro lugar, a sua versatilidade. Graças à combinação equilibrada de cores, você pode criar absolutamente qualquer item de guarda-roupa em cor camuflada - de chapéus e agasalhos a suéteres e camisetas. Além disso, as roupas militares combinam perfeitamente com outros estilos. Principal — combine-os com sabedoria e não apenas siga as tendências atuais.
Os tons de camuflagem incluem:
- cáqui clássico;
- pântano;
- areia;
- tons naturais de verde;
- marrom sujo;
- verde marrom.
Referência. É preciso entender claramente que a estampa camuflada é apenas uma das características do estilo militar de roupa inerente ao seu direcionamento específico. Os itens do guarda-roupa militar podem ser pintados em outras cores, mas ao mesmo tempo possuem atributos como botões de metal, alças, listras e listras.Eles se distinguem por um corte especial, característico das roupas militares - formas nítidas e angulares, falta de folga, cintura enfatizada, linha de ombros deliberadamente alargada.
Como usar roupas camufladas corretamente: regras de combinações
Com a ajuda de roupas camufladas, você pode enfatizar seu estilo individual e vantagens externas - sujeito a uma série de regras. É difícil errar na categoria de moda masculina, embora ela tenha nuances próprias. Porém, como podemos fazer com que algo que, antes de tudo, se correlaciona com o sexo forte, se torne a personificação da feminilidade? Primeiras coisas primeiro.
Moda masculina
A regra básica para guarda-roupas com estampa camuflada é que menos é mais. Ou seja, uma imagem “total” com este padrão é um “Não!” categórico, mas uma combinação bem-sucedida e competente de cáqui com outras cores complementares é “Sim!”
Referência. As roupas de camuflagem geralmente se enquadram em um de dois estilos - casual e esportivo.
Um elemento tradicional do guarda-roupa estampado em estilo “militar” são as calças. Podem ser modelos de corte reto, calças cáqui, cargo, etc. Uma opção ganha-ganha é uma combinação de camuflagem com cinza, branco e preto. Por exemplo, calças de cor militar e um top neutro - um moletom, suéter ou camiseta.
Itens de camuflagem em cores quentes são apropriados para combinar com tons brilhantes de vermelho e laranja, marrom e bege.
Opções de sucesso para combinar roupas com estampas frias são azul, azul claro, cinza escuro.
A combinação com jeans ficará estilosa. O look atual é calça estampada e top jeans. A combinação “ao contrário” também seria apropriada - uma camiseta “militar”, moletom ou jaqueta e jeans.
Recentemente, tem havido uma tendência de uso de camuflagem em imagens empresariais.Itens de guarda-roupa estampados e vintage parecem especialmente elegantes e relevantes juntos, por exemplo, calças “militares” e uma jaqueta retrô.
Referência. Este look pode ser complementado com uma gravata estampada.
Moda feminina
As regras de “dosagem” de camuflagens e combinações também são relevantes na moda feminina. Aqui estão algumas combinações básicas:
- suéter estampado + saia lisa + salto;
- calça camuflada reta ou cônica + top jeans;
- Camiseta “militar” + calça justa ou jeans;
- saia estampada + top liso.
Referência. Quem busca originalidade deve experimentar um look camuflado noturno. Esse look com certeza vai atrair a atenção.
Vestidos e agasalhos também podem ser estampados com estampa semelhante. O padrão pode cobrir todo o guarda-roupa ou ser um detalhe decorativo.
Referência. Um pouco sobre o que é proibido. Não se pode combinar roupas cáqui com peças de guarda-roupa e acessórios com estampas de animais, uma grande quantidade de joias de ouro, bolsa vermelha e peças volumosas.
Em vez de uma conclusão - estrelas camufladas
Essa tendência da moda não poderia ser ignorada pelas celebridades. Vamos ver qual estilo de camuflagem do dia a dia as estrelas preferem:
- Cara Delevingne - look casual da modelo e atriz britânica, considerada uma das mulheres mais estilosas com menos de 45 anos;
- Bella Hadid é modelo, rosto das grifes Dior e Bulgari em calça camuflada e top preto;
- Rihanna não é apenas cantora e atriz, mas também estilista, vestindo um estiloso macacão militar;
- Victoria Beckham - dois looks da cantora e estilista: camiseta estampada e jaqueta;
- Sarah Jessica Parker fica casual com calças justas estampadas.
O estilo militar em geral e sua tendência de “camuflagem” estão ganhando cada vez mais popularidade. Portanto, quem se considera “estiloso, fashion e moderno” com certeza deveria experimentar diversos looks “militares”.