A expressão “vestida com perfeição” significa que a peça é nova, não usada, apenas de agulha de alfaiate, costurada recentemente, e cabe perfeitamente. Mais tarde, surgiu uma interpretação ampliada desta expressão: uma pessoa está vestida “na moda”.
Houve tempos em que não existiam lojas de roupas, então as pessoas comuns as costuravam com tecidos caseiros ou as compravam nos mercados, e pessoas nobres e ricas as encomendavam aos alfaiates. O trabalho do alfaiate era complexo e demorado: para costurar um vestido que se ajustasse à figura daquela época, era necessária muita habilidade. Os alfaiates estavam muito atentos aos seus clientes e procuravam fazer o trabalho da forma mais eficiente possível, para que as pessoas continuassem a recorrer a eles no futuro.
Os melhores artesãos eram considerados aqueles que costuravam coisas sem muitos encaixes, por assim dizer, “na primeira vez”. E isso requer muita experiência. Foi no caso em que o cliente veio fazer a primeira prova e a roupa lhe serviu imediatamente, sem necessidade de trabalho adicional, que disse “a roupa é nova”, o que significa que foi costurada pela primeira vez.
Claro, havia poucos especialistas deste nível. Por isso, quase todos os alfaiates, buscando manter sua clientela, aprimoravam constantemente suas habilidades, aprimorando-as o tempo todo.
Hoje, a expressão “vestida com perfeição” caracteriza aquelas pessoas que usam roupas caras, elegantes e bonitas que caem perfeitamente - sejam elas feitas sob medida ou compradas em loja.