Problemas com veias e congestão do sistema linfático exigem o uso de roupas íntimas especializadas. Por exemplo, meias de compressão. Este tipo de malha terapêutica destina-se ao uso independente. É usado o dia todo ou apenas algumas horas por dia. O produto é retirado à noite, mas essa regra tem suas exceções. A forma de aplicação depende do modelo da meia e do estado do paciente. Como escolher essas meias?
Que tipos e classes de meias de compressão existem?
A classificação principal divide as vestimentas de compressão em 3 categorias:
- hospital;
- preventivo;
- medicinal.
O primeiro tipo é usado em ambiente hospitalar. O segundo ajuda a evitar patologias venosas. As pessoas recorrem a ele quando aparecem os primeiros sintomas de varizes e se há tendência à doença. Pois bem, as malhas terapêuticas estão incluídas na terapia complexa de uma série de doenças dos sistemas linfático e circulatório.
Importante! As meias não são adequadas para monoterapia.Paralelamente ao uso de malhas terapêuticas, é preciso tomar remédios, fazer exercícios físicos, fazer massagem e seguir dieta alimentar.
Dependendo da finalidade e método de uso, as meias de compressão são divididas em 4 tipos de acordo com o grau de compressão:
- Primeira aula de compressão. Os produtos são indicados para pessoas que passam muito tempo em pé ou sentadas, têm predisposição a varizes ou já descobriram os sinais iniciais de doenças do aparelho linfático ou circulatório.
- Segunda classe. O linho mais comumente usado. É utilizado no tratamento de varizes e tromboflebite, inclusive em ambiente hospitalar.
- Terceira classe. Os produtos destinam-se a formas graves, agravadas e avançadas de doenças dos sistemas venoso e linfático.
- Quarta série. Quase não está em demanda. É usado para uma lista limitada de patologias do sistema linfático.
- Classe nula. O produto é caracterizado por um grau mínimo de compressão. Adequado para prevenir congestão e aliviar a fadiga nas pernas. As meias dessa classe estão incluídas na lista de itens que as gestantes precisam ao entrar na maternidade. Os atletas os usam.
As malhas também se distinguem pela sua aparência. Estão disponíveis produtos coloridos, pretos e da cor da pele. A última opção não difere muito das meias de náilon. A tradicional versão preta pode ser voltada não só ao público feminino, mas também ao público masculino.
Como funcionam as meias de compressão?
Atuam como uma alternativa moderna às bandagens elásticas, que, por meio de compressão total, reduzem a luz das veias. As bandagens foram abandonadas em quase todos os lugares, uma vez que a pessoa comum não possui as habilidades necessárias para aplicar adequadamente esses dispositivos médicos e, portanto, não é capaz de usá-los diariamente por conta própria.
As meias de compressão são muito mais convenientes nesse aspecto. Eles podem ser colocados e retirados sem a ajuda de outras pessoas. Devido a isso, é fácil adaptar-se às exigências do médico quanto à duração do uso, e também evitar pressão excessiva indesejada nas paredes dos vasos sanguíneos e veias.
Importante! As meias funcionam da mesma forma que as bandagens elásticas. Eles comprimem a perna de forma abrangente, devido ao qual as veias dilatadas se estreitam, o fluxo sanguíneo ascendente é estabelecido e os sintomas de estagnação linfática e circulatória são eliminados.
A segurança deste tipo de malha terapêutica torna-se evidente quando comparada com outros produtos com princípio de funcionamento semelhante. Se as meias de compressão comprimem os órgãos pélvicos, o que a longo prazo pode levar a doenças dos aparelhos geniturinário e digestivo, além de provocar intoxicação do corpo, então as meias afetam apenas as pernas.
Além disso, a compressão máxima é observada na parte inferior dos membros, e a região da coxa praticamente não é envolvida. Esta localização permite evitar a compressão desnecessária de nervos e vasos periféricos, ou seja, eliminar o fator que contribui para o desenvolvimento da trombose.
Importante! Compressão das meias na região da perna: 100%. Compressão das meias na região das coxas: 30–40%.
As meias também são muito mais fáceis de colocar e tirar. O valor desta qualidade revela-se com o uso diário. As mulheres que usam meias de compressão costumam reclamar que as idas regulares ao banheiro demoram muito.E tudo pela dificuldade de manuseio das meias terapêuticas. As meias terminam abaixo da linha da virilha e, portanto, sua influência no estilo de vida do proprietário é menos pronunciada.
Quando eles são necessários?
As meias de zero e primeira classe de compressão destinam-se principalmente à prevenção de varizes. A doença é claramente hereditária: a fraqueza venosa é transmitida de geração em geração.
Porém, além dos pré-requisitos genéticos, a doença requer um fator ativador. Se você leva um estilo de vida sedentário e passa de 6 a 8 horas sentado em sua mesa todos os dias, isso pode ser considerado um sinal de que você precisa comprar meias de compressão com a taxa de compressão mais baixa.
Outras razões para comprar meias de compressão de 1ª classe:
- levantamento sistemático de pesos (devido a funções oficiais, por exemplo);
- preparação para o parto (durante o parto pode ocorrer qualquer tipo de fraqueza das paredes varicosas, desde hemorróidas até varizes das pernas);
- usar sapatos de salto alto todos os dias;
- a presença de doenças que afetam o fluxo sanguíneo nas extremidades (mas não doenças que estreitam o lúmen venoso).
Importante! As meias de compressão são usadas não apenas para varizes, mas também para trombose, linfedema e tromboflebite.
A presença de sintomas de varizes – inchaço noturno das pernas, cãibras noturnas, aparecimento de “malha” nas extremidades inferiores – requer necessariamente o uso de meias de compressão. No entanto, você não deve comprá-lo sozinho. É necessário consultar um flebologista. Isso determinará:
- em que estágio se encontra a doença;
- qual classe de compactação é necessária;
- duração do uso (quantas horas por dia você precisará usar meias).
A permissão para o uso de malhas medicinais deve ser obtida não apenas com um flebologista, mas também com um cardiologista. Motivo: Algumas doenças cardiovasculares podem ser agravadas pela ação compressiva das meias de compressão.
Contra-indicações para meias
Não é aconselhável o uso de meias terapêuticas para as seguintes doenças, condições e fatores:
- endarterite;
- pressão arterial baixa crônica;
- aterosclerose;
- diabetes;
- escaras;
- tromboangeíte;
- flebite séptica;
- sinais de atrofia da camada muscular das paredes venosas;
- insuficiência pulmonar e cardíaca.
Pessoas propensas a irritações na pele e nos folículos devem obter permissão de uso de um dermatologista. Motivo: meias de compressão, principalmente se escolhidas incorretamente, podem atuar como pré-requisito para o desenvolvimento de doenças infecciosas de pele. Os seguintes fatores levam a este desenvolvimento de eventos:
- compressão selecionada incorretamente ou muito alta;
- lavagem prematura de meias (de acordo com as regras, devem ser lavadas todas as noites);
- doenças que impedem a renovação, cura e nutrição normais das células da pele;
- doenças que se manifestam como erupções cutâneas ou formações na pele;
- alta sensibilidade da epiderme, tendência à irritação.
Importante! O calor dispensa o uso de meias corretivas ou de compressão. Usá-lo em um dia muito quente aumenta significativamente o risco de desenvolver doenças de pele e também tem um efeito negativo na transpiração e na transferência de calor.
Critérios para escolha de meias de compressão
O preço não deve ser o fator orientador. Embora as meias de classe de compressão 1 custem significativamente menos, a sua capacidade de compressão pode não ser suficiente.Nesse caso, usar malhas não será benéfico.
É necessário determinar com antecedência com que roupa serão usadas as meias. Este momento permitirá que você escolha entre modelos de malhas coloridas, transparentes, nude e pretas.
Medicamentos devem ser adquiridos apenas em redes de farmácias. Você não poderá verificar a qualidade médica do produto sozinho. Para evitar comprar e continuar usando meias que na verdade não possuem propriedades benéficas, não recorra a recursos online ou lojas regulares de roupas íntimas.
Para operação
As meias hospitalares antiembólicas são projetadas para reduzir a probabilidade de congestão em pacientes que estão temporariamente limitados na atividade física. Para tanto, são utilizadas meias de compressão grau 0 e grau 1.. Taxa de compressão permitida: 15–21 mm Hg. Arte. O intervalo mais preciso é determinado pelo médico com base no tipo de cirurgia.
Importante! As vestimentas de compressão reduzem em 2 vezes o risco de distúrbios venosos no pós-operatório e pós-parto.
Tipo de operação e classe de meias:
- Durante operações ginecológicas, malhas com grau de compressão de 18–21 mmHg são frequentemente usadas. Arte.;
- a segunda classe é destinada a pacientes e pacientes que, no momento da cirurgia, já foram diagnosticados com problemas de elasticidade de vasos sanguíneos e veias;
- durante operações que envolvem repouso prolongado no leito, o grau de compressão é aumentado gradativamente, mas começando com meias classe 0.
Importante! Durante o parto natural, uma mulher saudável geralmente precisa de roupas íntimas classe 0. É ele quem é levado para a maternidade, a menos que haja outras recomendações do médico.
Para varizes
A determinação do grau de compressão necessário deve ser confiada a um especialista.Às vezes a doença prossegue de forma latente por muito tempo e, portanto, suas manifestações externas - presença de estrelas e rede venosa - não podem ser a principal diretriz.
Importante! Para varizes, são prescritas meias de compressão classe 2 ou 3.
Se a doença progredir e o especialista prescrever o uso de roupa íntima classe de compressão 3, procure adquirir um modelo que inclua fios revestidos com íons de prata. A tecnologia chama-se Clima Fresh. Com isso, a higiene das meias aumenta e a probabilidade de problemas de pele diminui.
Em casos muito graves de varizes, o médico pode prescrever o uso temporário de malhas médicas classe 4. No entanto, deve haver motivos sérios para tal decisão, uma vez que tal grau de compressão dos membros pode levar a danos irreversíveis ao trofismo tecidual. Por esse motivo, as roupas íntimas de alta compressão foram retiradas da venda gratuita. É vendido apenas num número limitado de farmácias e apenas se tiver uma receita passada de acordo com todas as normas.
Como decidir o tamanho?
Malhas terapêuticas selecionadas incorretamente não só não trazem benefícios, mas também podem causar patologias cutâneas ou vasculares. Para evitar que isso aconteça, é necessário tirar medidas antes de comprar meias. As medições são feitas pela manhã. A esta hora do dia, o inchaço está completamente ausente ou não é tão pronunciado.
As medições são feitas ao longo de 4 linhas ou parâmetros. Indicadores medidos:
- diâmetro da perna (no ponto mais estreito);
- comprimento da perna (do quadril ao calcanhar);
- diâmetro da coxa;
- diâmetro da perna (no ponto mais largo).
Se você não tem habilidade para fazer medições, é melhor não arriscar e pedir ajuda ao vendedor. Eles devem fornecer aos clientes assistência abrangente na seleção de produtos.
tabela de tamanho
Existe uma tabela especial, com base na qual é fácil determinar o tamanho adequado das malhas. É universal, mas alguns fabricantes usam sua própria escala e método de marcação. Antes de comprar consulte o vendedor sobre esse ponto.
Marcas que vale a pena escolher
Os produtos das seguintes empresas estão em demanda:
- Júlio Zorn;
- Ecoteno;
- Bauerfeind;
- Orto;
- Medi Bayreuth;
- Intertêxtil;
- Ofa Bamberg.
Os flebologistas costumam recomendar produtos da Alemanha e da Suíça. Esses países fabricantes impõem as mais altas exigências aos produtos médicos fabricados. Somente meias verdadeiramente de alta qualidade, seguras e úteis recebem um certificado.