Ao se preparar para o parto, muitas mulheres incluem meias de compressão em sua lista de itens necessários. Mas as avaliações das mães em trabalho de parto não são específicas. Alguns consideram este elemento obrigatório, outros dizem que pode prescindir de meias especiais. Então, por que eles são necessários, qual a sua finalidade durante o parto?
Como as meias de compressão ajudam durante o parto natural?
Durante a gravidez, o útero aumenta e começa a comprimir grandes vasos da região. Como resultado, a saída de sangue das extremidades inferiores torna-se problemática. Se antes da gravidez havia problemas no sistema vascular, então durante uma situação interessante a mulher corre o risco de adquirir varizes. O risco aumenta devido a níveis hormonais instáveis, ganho de peso e aumento do hemograma.
Quando as paredes das veias perdem o tônus, isso afeta o funcionamento das válvulas, de modo que parte do sangue fica retido nas extremidades inferiores. Por causa disso, as pernas incham e começam a doer.Se esta situação ocorrer por muito tempo, podem formar-se coágulos sanguíneos. Roupas de compressão ou bandagem elástica ajudam a manter o tônus das pernas.
Importante! Uma bandagem elástica tem muitas desvantagens, incluindo inconvenientes na fixação e no uso. Por esse motivo, é melhor usar meias de compressão durante o trabalho de parto.
O apoio fixo das pernas garante compressão graduada. O material se ajusta mais firmemente nas áreas do tornozelo e da canela, e há compressão mínima na coxa.. Isso aumenta a elasticidade das veias, normaliza o funcionamento das válvulas e elimina a estagnação do sangue.
Muitos médicos recomendam que as mulheres usem meias de compressão durante a gravidez. Mas por razões objetivas, este elemento deve ser prescrito para meninas com início de varizes. As mulheres em trabalho de parto que serão submetidas a cesariana devem levar meias até os joelhos.
As meias ajudam a reduzir o estresse nas veias. A cesariana aumenta o risco de coágulos sanguíneos, mesmo que a mulher não tenha predisposição a varizes. O suporte de compressão ajuda a reduzir o risco de embolia pulmonar, que causa parada cardíaca.
Todos podem usá-los?
A maioria das mães em trabalho de parto acredita que as meias de compressão só são necessárias para mulheres com problemas nas veias. Mas os médicos garantem que este elemento também pode ser utilizado na prevenção de varizes e outras patologias.
Indicações para uso de suporte de compressão:
- formação de estrelas nos vasos sanguíneos das extremidades inferiores;
- inchaço e dor nas pernas;
- fadiga constante dos pés, panturrilhas com cãibras;
- varizes em qualquer fase e outras doenças vasculares (eczema, dermatite, insuficiência venosa);
- formação de coágulos sanguíneos nos vasos sanguíneos.
As mesmas meias usadas durante a gravidez funcionarão?
Existem 4 classes de roupas de compressão. A classificação depende da pressão que as polainas exercem nas veias. Determinar a classe necessária é tarefa do médico. Se durante o parto o estado das pernas não for diferente do observado durante a gravidez, você poderá usar as mesmas meias com segurança. O principal é esterilizar bem as meias até os joelhos antes de chegar ao hospital. Será o suficiente para lavá-los.
Importante! A lavagem deve ser suave com pós suaves. Você precisa enxaguar bem a roupa. Não torça os produtos para não danificar a estrutura da fibra.
Regras para o uso de meias de compressão durante o parto natural
Para que as roupas de compressão sejam tão eficazes quanto possível, você precisa seguir regras simples ao usá-las. As meias não farão mal, mas se você negligenciar as recomendações, não haverá benefício com esse elemento.
Regras para usar o suporte à compactação:
- a necessidade do uso de meia deve ser discutida com o médico, que determinará a classe da roupa íntima com base nas características individuais do paciente;
- Para leggings, devem ser utilizadas apenas matérias-primas naturais, caso contrário, podem ocorrer reações alérgicas e outras manifestações negativas pelo contato com um irritante sintético;
- As meias devem ser do tamanho correto para a gestante, caso contrário a pressão será demais ou insuficiente para proporcionar benefício.
Ao colocar roupas de compressão, você deve primeiro examinar cuidadosamente os dedos dos pés e dos pés.. As unhas devem ser cortadas e os calos removidos. Isso é feito para evitar a ocorrência de baforadas. Os anéis são retirados das mãos para não danificar o produto. As meias devem ser usadas na pele seca para reduzir o atrito.
A operação deve ser realizada em posição deitada. É melhor fazer isso de manhã. A perna é levantada um pouco, a cueca é franzida em forma de acordeão e puxada suavemente sobre a perna. Não há necessidade de esticar ou torcer as polainas. Eles tiram a roupa íntima no final do dia. Quando o suporte de compressão foi usado durante o parto, ele é removido após um dia.
Importante! Alguns modelos possuem meias deslizantes que simplificam o processo de calçar as meias.