Uma das formas comprovadas de restaurar o pleno funcionamento das fibras musculares e do sistema venoso após a cirurgia são as meias de compressão. Porque o Pertencem à categoria de roupas íntimas medicinais, é preciso escolhê-las com muito cuidado.
As meias de compressão são produtos terapêuticos e profiláticos especiais confeccionados com um material especial que proporcionam efeito antiembólico nas pernas.
Por que são necessárias meias de compressão após a cirurgia?
Esses produtos práticos substituíram com sucesso bandagens elásticas não muito confortáveis.
As principais funções desses produtos de malha incluem:
- suporte eficaz das paredes das veias das extremidades inferiores;
- estimulação da circulação venosa das pernas;
- prevenção de varizes patológicas;
- lutar contra vasinhos;
- eliminação de cãibras nas panturrilhas;
- reduzindo a sensação de peso e fadiga nas pernas.
As meias antiembólicas são feitas de materiais que não causam alergias. Esses produtos não têm costuras. Além disso, são perfeitamente respiráveis e praticamente não diferem na aparência das meias comuns.
Quanto tempo devo usar camisa médica?
Esses produtos executam vários graus de pressão em diferentes locais. Na zona dos tornozelos esta pressão atinge o nível mais elevado (100%), na zona dos joelhos o grau de impacto é de intensidade média (70%), e na zona das ancas é é mínimo (30-40%).
Referência! As meias de compressão de alta qualidade são feitas de forma que a pressão distribuída seja aplicada especificamente nas áreas problemáticas. O grau de compressão diminui gradualmente à medida que se move em direção à coxa (até 30-40%), portanto, o sangue se move na direção desejada - em direção ao coração.
As meias de compressão são divididas em 4 classes de acordo com o grau de compressão:
- O grau de impacto é de até 23 mm Hg. Arte. (bastante eficaz durante a gravidez, edema e nos estágios iniciais de varizes (essas meias também são comumente chamadas de meias diárias).
- O grau de impacto é de até 33 mm Hg. Arte. (recomendado para fase intermediária de varizes e tromboflebite, bem como para acelerar o processo de cicatrização de úlceras).
- O grau de impacto é de até 45 mm Hg. Arte. (usado para insuficiência venosa aguda).
- O grau de impacto é de até 50 mm Hg. Arte. (recomendado após grandes operações para restaurar o fluxo linfático e eliminar o inchaço).
A duração necessária do uso dessas roupas íntimas é determinada por um flebologista. O período mínimo de utilização destes produtos é de 3 meses. Se forem detectadas varizes, pode ser necessário o uso contínuo de meias antiembólicas.
Dicas para usar malhas
No tratamento de qualquer doença, o período de recuperação é muito importante, por isso é imprescindível seguir rigorosamente todas as recomendações do médico assistente. Isto também se aplica ao período de uso de roupas de compressão.
Você não pode retirar esses produtos sozinho por um longo período, ou mesmo parar de usar essa roupa íntima sem consultar um médico.
Conselho! É preciso calçar meias de compressão pela manhã, sem sair da cama.
Você não pode usar essas roupas íntimas, vamos descobrir como usar essas meias. Depois de inserir a mão dentro do produto, é necessário reunir a meia até o calcanhar e colocá-la lentamente na perna. Também é necessário retirar as meias com cuidado e passo a passo para evitar danos à sua estrutura.
Duração do uso após a cirurgia
O período de uso das vestimentas antiembólicas no pós-operatório é determinado pelo médico. Em média, são atribuídos os seguintes prazos:
- após cesariana - 2-3 semanas;
- após laparoscopia - 3-5 dias para intervenção diagnóstica e 14-28 dias para intervenção para fins terapêuticos;
- após a cirurgia para remoção do útero - de 2-4 semanas a 2 meses;
- após cirurgia para remoção de rim - de 5 dias a 2 a 4 semanas, dependendo do método;
- após cirurgia para retirada da vesícula biliar - de 10 dias a 1 mês;
- após cirurgia de substituição articular - 3-4 semanas (em caso de complicações - 6-8 semanas).
Produtos esportivos e de compressão
A roupa interior antiembólica é muito confortável e benéfica para os músculos. Existe um tipo especial de malha ortopédica desenvolvida especificamente para treinamento esportivo.
Recomenda-se o uso de meias de compressão ou camisa esportiva durante o exercício físico, para que os vasos sanguíneos se recuperem mais rapidamente e não recebam estresse excessivo durante o exercício.
O uso desses materiais elásticos aumenta a intensidade do treino e prolonga sua duração.
Cuidando de roupas antiembólicas
Esses tipos de itens devem ser lavados todos os dias. Esta recomendação é ditada pelo fato de que durante o uso acumulam poeira e células epiteliais mortas.
Para lavar essas coisas, é melhor usar sabonete para bebês ou produtos específicos projetados especificamente para lavar produtos desse tipo. É melhor lavar essas meias à mão. Eles não devem ser fervidos. Além disso, você não deve torcer esses produtos e secá-los em superfícies horizontais.
As meias antiembólicas proporcionam um bom suporte para as pernas durante as atividades diárias. Uma vasta gama de produtos deste tipo permite-lhe escolher a opção ideal para cada caso individual. É importante lembrar que na hora de escolher as meias de compressão é preciso antes de tudo contar com a opinião de um especialista.
Quanto tempo devo usar meias de compressão após a cirurgia para remoção de adenoma de próstata?