Um suéter é um suéter de malha que não tem gola. Isso é algo tão conveniente e familiar que é até difícil imaginar o guarda-roupa de uma mulher sem ele. Eles vêm em uma variedade de estilos e métodos de tricô. O suéter pode ser facilmente tricotado com agulhas de tricô ou com agulha de crochê.
Tricotamos um suéter com nossas próprias mãos
Hoje temos acesso ilimitado a padrões de tricô com descrição detalhada de todo o processo. Além disso, uma artesã experiente determinará a olho nu como tricotar esta ou aquela peça.
Quase qualquer modelo pode ser repetido com suas próprias mãos; Mesmo um fio muito fino tem suas próprias agulhas ou gancho de tricô. Existem também máquinas de tricô especiais para criar peças de malha em casa. O único obstáculo para criar o suéter perfeito pode ser a falta de experiência, mas essa circunstância é temporária e pode ser corrigida.
Seleção de modelo
Se você ainda não tem habilidades suficientes para tricotar padrões e estilos complexos, ahfaça a sua escolha por modelos com um elemento decorativo (rapport) ou sem nenhum. Observe que tranças e outros padrões ficam mais vantajosos com fios lisos.
Você pode adicionar um toque especial a um produto simples usando vários fios de cores diferentes para criar listras ou um padrão. Para as artesãs mais inexperientes, podemos recomendar o uso de fios melange. As listras com eles sairão sozinhas, pois cores diferentes se alternam na meada com um certo intervalo.
Quanto ao corte do produto em si, uma coisa pode ser dita: quanto mais simples melhor.. Para quem está dando os primeiros passos no tricô, é melhor dar preferência aos moletons com mangas ajustadas, como uma camiseta ou camisa normal. Knitters um pouco mais experientes podem dominar o padrão raglan.
Seleção de materiais e ferramentas
Escolha linhas e ferramentas dependendo do modelo de jumper de seu interesse. Normalmente, a descrição da peça dá recomendações sobre o uso de fio, agulha de tricô ou agulha de crochê para conseguir o efeito que você vê na foto ao lado do padrão de tricô. Para iniciantes, é melhor seguir estas orientações. Mais tarde, você mesmo entenderá como conseguir um tricô mais justo ou mais solto, como ficará o tecido feito de lã ou fio de algodão e muito mais.
O produto pode ser tricotado com fio:
- algodão (100% e com adição de material artificial);
- de lã;
- meia lã;
- sintético (acrílico).
Existem até fios feitos de algodão recuperado, que serão de grande interesse para os defensores da sustentabilidade.
Alguns elementos podem ser obtidos tanto com agulhas de tricô quanto com crochê. Por exemplo, com qualquer ferramenta você pode obter um ponto meia ou alguns motivos arejados.Mas muitas vezes apenas agulhas de tricô ou apenas uma agulha de crochê são usadas para fazer certos padrões.
Os seguintes tipos de agulhas de tricô são usados:
- direto;
- circular;
- meias
O tecido principal é tricotado em agulhas retas ou circulares, a escolha aqui depende da comodidade de cada costureira. As agulhas de tricô meia são utilizadas para o tricô circular de elementos individuais de pequeno diâmetro, para outros trabalhos em áreas fechadas em círculo, são utilizadas agulhas de tricô circulares.
Tricotando um suéter feminino de mohair
Mohair é um fio fino e quente feito com penugem de cabra angorá. Os produtos feitos com esses fios são leves e muito macios, e a estrutura especial do fio permite o uso de produtos de mohair tanto no inverno quanto nas estações mais quentes, já que o mohair absorve bem o excesso de umidade do corpo.
Referência! Essa lã incrivelmente macia e fofa apareceu na Turquia, nomeadamente na província de Angorá. A este respeito, o mohair (fio feito com penugem de cabras angorá) é frequentemente chamado de angorá. Este material é elástico, durável, resistente ao fogo e também não enruga. Por esta razão, o angorá é considerado uma fibra de alta qualidade. Devido à estrutura da lã de cabra, você não encontrará 100% mohair nas prateleiras das lojas. Fibras de lã de ovelha ou fibras sintéticas são sempre adicionadas ao fio.
Especialmente para as costureiras iniciantes, escolhemos um modelo muito simples de suéter mohair com manga embutida.
O tecido principal é tricotado com agulhas grossas nº 9, então mesmo um fio tão caro vai precisar de um pouco - 150 g para o tamanho 38/40. Para este modelo, recomenda-se levar fios contendo 80% mohair e 20% poliamida. Uma dessas meadas pesa 25 ge o comprimento do fio é de 245 m.
Para o trabalho precisaremos de agulhas de tricô retas dos seguintes tamanhos:
- número 6;
- número 9.
Estágios de tricô
Em primeiro lugar, vamos calcular as alças para tricotar um suéter. Para fazer isso, tricotamos:
Borracha: um loop frontal (LR), depois um loop purl (IP). Repita até o final da linha nesta ordem. Este é um esquema 1*1, você não deve escolher o inglês.
Superfície facial, como de costume, nas primeiras filas (P) o LP é tricotado, nas carreiras purl - o IP.
Nas agulhas de tricô nº 9, um fragmento de tecido medindo 10 cm * 10 cm deve ser obtido a partir de 9 laçadas e 12 carreiras. Meça seus volumes e calcule o número de voltas que você precisa lançar na primeira linha. É mais importante não se enganar com o conjunto dos primeiros laços, pois a “altura” do produto pode ser ajustada com muito mais facilidade.
Padrão de suéter Mohair
Conselho! Ao calcular as laçadas que serão necessárias para tricotar um suéter do seu tamanho, tricotadores experientes aconselham tricotar um fragmento maior do que o aceito pela norma (por exemplo, 15 cm * 15 cm). Então o erro ao contar loops e linhas será menor.
Voltar
Tricotamos um elástico de 6 cm de comprimento, montando 60 pontos. agulhas de tricô nº 6. Depois, passando para as agulhas nº 9, tricotamos em ponto meia. Na primeira carreira do ponto meia você precisa diminuir 12 pontos uniformemente. em toda a largura do produto. Depois de tricotar 60 cm desde o início do produto, fechamos a cava dos dois lados com 2 pontos. Depois, a cada segunda carreira, diminua 2 laçadas em ambos os lados das costas (da borda direita do tricô - depois de tricotar as duas primeiras laçadas, da borda esquerda - antes das duas últimas laçadas). Fechamos as alças restantes após 76 cm do início do trabalho.
Antes
É tricotado da mesma forma que as costas, somente após 64 cm do início do tricô os 16 pontos centrais são fechados. para um decote. Terminaremos as duas partes resultantes separadamente.Para isso, é muito conveniente utilizar um alfinete de tricô especial, do qual são retiradas as alças desnecessárias no trabalho.
Alfinetes de tricô
Em cada lado resultante do centro, em cada segunda carreira diminuímos primeiro 2p., depois 2*1p. Depois de tricotar 76 cm do início do tricô, fechamos as alças que sobraram após as diminuições.
Mangas
Tricotamos 6 cm de elástico com as agulhas de tricô número 6, montando 31 pontos. Usando agulhas tamanho 9 em ponto meia tricotaremos o resto da manga. Após 16 cm da borda de montagem em 2 pontos. adicione 4*1p à borda de cada lado. em cada 12ª linha. Para arregaçar as mangas, tricotando 54 cm do início do tricô, feche 2 laçadas de ambos os lados. Depois, em cada segunda carreira, diminuímos 3 vezes em 1 ponto. da mesma forma que fizeram antes: recuando 2 voltas de cada borda do produto. Depois de tricotar 64 cm de comprimento da manga, completamos a peça fechando todas as alças.
Montagem do produto
Fazemos uma das costuras dos ombros, depois nas agulhas de tricô número 9 montamos 65 pontos ao longo do decote e tricotamos 4 pontos. LP. Fechamos as alças, costuramos a segunda costura do ombro, a costura da alça do pescoço, bem como as costuras laterais e as costuras das mangas, e costuramos na manga.
O produto mohair está pronto!
Tricotamos um suéter com um desenho jovem de “trança”
Há muito um atraente elemento de tricô chamado “tranças”. Este padrão é bastante volumoso, é tricotado com pontos tricotados transferindo um certo número deles durante o trabalho ou antes do trabalho para uma agulha de tricô adicional, seguido do tricô das alças adiadas. As tranças são bastante populares e são utilizadas em diversos elementos de roupas de malha.
Conselho! Uma agulha de tricô adicional pode ser substituída por muitas ferramentas disponíveis. Por exemplo, você pode usar um grampo comum para essa finalidade.
Para nosso artigo escolhemos um jumper com cabos e motivos decorativos celtas. Também neste modelo, as costureiras iniciantes podem dominar o padrão pérola.
Para o tamanho 38/40 você deve ter:
- agulhas retas nº 6 e 7;
- agulhas circulares nº 6;
- fio de meia lã (75% lã e 25% acrílico), peso da meada 50g por 85m, precisamos de 500g de fio, ou seja, 10 meadas.
Densidade de tricô e padrão de jumper
Estágios de tricô
Ponto frontal e traseiro tricotado, como sempre, de acordo com o padrão.
Padrão de pérola. Alterne 1 LP e 1IP, deslocando os loops um em cada linha da frente. Assim, o IP ficará acima do LP e vice-versa.
Prancha contém 5 linhas: 3 linhas conectadas por IP e 2 linhas por LP.
Padrões
Trança 1.
Esquema 1
A trança é tricotada conforme padrão 1, e o número de laçadas do padrão na base será menor (14 pontos) do que após a 11ª carreira (18 pontos). Segundo a tradição, os diagramas mostram as primeiras filas, o padrão deve ser repetido no verso do tricô. Na Trança 1, o intervalo das carreiras 1 a 20 é tricotado uma vez e, em seguida, o padrão é repetido de 13 a 20 em todo o comprimento do produto.
Símbolos para diagramas
Foice 2.
Esquema 2
A técnica de confecção deste padrão é semelhante à descrita acima, mas levando em consideração as diferenças do padrão 2.
Cuspir 3 (localizado no centro da frente do produto).
Esquema 3
Tricotamos uma trança de acordo com o esquema 3, a partir da 11ª carreira o número de laçadas aumenta de 15 para 24 e a partir da 51ª carreira diminui para 23.
O padrão é executado 1 vez, terminando com ponto de IP.
Voltar
Nas agulhas de tricô número 6 montamos 57 ms/pts. Tricotamos de acordo com o padrão: 1 laçada (KP) + 14p. “Foice 1” + 3 IP + 3 LP + 15p. “Foice 3” + 3 LP + 3 IP + 14p. “Foice 2” + 1 CP. Para jumpers grandes, os PIs são adicionados antes e depois do CP.
Após 5 cm (10 rublos) do início do tricô, trocamos as agulhas de tricô por outras mais grossas (nº 7). Entre os padrões tricotamos IP. Para um suéter maior, um padrão pérola é tricotado após os pontos da borda. Depois das 23h nas agulhas serão 74 pontos.
Na 43ª carreira (21,5 cm do início do tricô), inicia-se o deslocamento dos padrões “Trança 1” e “Trança 2” em direção ao centro. Conseguimos isso adicionando e subtraindo loops antes e antes das tranças. Nomeadamente:
– antes de “Scythe 1” adicionar 1 LP;
– depois de “Braid 2” adicionamos 1 IP cruzado.
Em seguida, o padrão pérola é tricotado.
Na mesma carreira, depois da “Trança 1” e antes da “Trança 2”, combinamos 2 pontos, tricotando-os IP. Observe que o número total de loops não muda!
As operações descritas acima são repetidas em ordem:
- em cada quarta linha (3 vezes);
- a cada segundo (4 vezes);
- 1 vez na próxima quarta linha;
- 1 vez no próximo segundo;
- em cada quarta linha (3 vezes);
- a cada seis (2 vezes);
- uma vez na próxima oitava linha.
Levando em consideração as diminuições do padrão Braid 3 descrito acima, restarão 73 pontos nas agulhas de tricô.
Na 92ª carreira (47 cm) desde o início fechamos simetricamente em 3 pontos. para cavas, depois, em cada segunda carreira e uma vez 2p. e 1h. Então 2 vezes 1 p. em cada quarta linha. Como resultado, 57p deve permanecer.
Fechamos às 19h. no meio do tricô a uma altura de 65,5 cm (128 rublos) desde o início do tricô, finalizamos os dois lados separadamente.
Na próxima segunda linha fechamos 3p. para arredondar a borda dentro do pescoço. Repita para o outro lado.
Após 132 carreiras (67,5 cm) do início do tricô, fechamos os 16 pontos que sobraram nas agulhas de tricô.
Antes
Tricotado de forma semelhante à peça descrita acima. A única diferença é um braço mais profundo, que é conseguido fechando os 9p do meio. a uma altura de 59,5 cm (116 rublos) e depois na primeira fila 1*3p., 1*2p., 3*1p.
Conselho! Se quiser agilizar o tricô desse padrão, pode tricotar as costas com padrão pérola e a frente, conforme indicado acima na descrição.
Mangas
O tecido principal da manga é tricotado nas agulhas nº 7 em padrão pérola.Mas antes montamos 25 pontos em agulhas mais finas de tamanho 6. e tricotar 5p. (2 cm) com o padrão “Prancha”. Começamos com vários empreendedores individuais.
Da barra em cada 14 carreiras adicionamos 6*1p. até um total de 37p.
Depois de tricotar 100r. (46,5 cm) da barra fechamos simetricamente 1 p., depois em cada segunda carreira 3 * 1 p., em cada quarta 3 * 1 p., em cada segundo - 3 * 1 p. e 2*2p.
Depois de 130 esfregar. (60,5 cm) da barra completamos o tricô, fechando os últimos 9 pontos.
Montagem do produto
Costure as costas e a frente ao longo dos ombros.
Nas agulhas de tricô circulares para completar a prancha, montamos 55 pontos do decote resultante e tricotamos 3 pontos. IP em um círculo. Fechar com pontos tricotados.
Costure as mangas e complete as costuras restantes.
Um suéter espetacular e quente está pronto! Use-o para sua saúde!