Por que os marinheiros usam uniformes brancos?

A cor do uniforme naval, assim como o próprio uniforme, mudou diversas vezes. Todos os elementos, tonalidades e cortes dos uniformes foram selecionados levando em consideração funcionalidade e comodidade. Ao longo dos anos de existência, o uniforme naval permaneceu praticamente inalterado. O modelo foi aprovado em 1951 e só foi ampliado desde então. Leia mais sobre por que os uniformes cerimoniais do pessoal naval são brancos.

Por que os marinheiros usam uniformes brancos?

Dois tons são considerados tradicionais para os marinheiros: branco e azul. Não é por acaso que o uniforme de gala é branco. Para o pessoal da Marinha, é considerado muito simbólico. O tom acromático está associado à espuma do mar, nuvens, ondas e blocos de gelo oceânico. Mesmo em terra, vestindo uniforme cerimonial, os militares guardam no coração as lembranças dos espaços abertos do mar e das nuvens brancas como a neve. Além disso, um terno desta cor parece muito solene.

Uniforme de gala dos marinheiros.

O vestuário dos oficiais e aspirantes inclui os seguintes elementos:

  • gorro de lã;
  • jaqueta uniforme;
  • casaco;
  • camisa e gravata creme;
  • calças com cinto;
  • sapato;
  • lenço e luvas.
Uniforme naval de oficiais.

Todas as roupas, exceto a camisa, são confeccionadas em tom preto lacônico. Além disso, os policiais podem usar suéter, jaqueta, boné e jaqueta.

As meninas da Marinha usam saia de lã, blusa creme, paletó, gravata cravejada de ouro e sapatos. O uniforme dos marinheiros é predominantemente preto. Mesmo nos dias mais quentes, as meninas são obrigadas a usar meia-calça nude. No inverno, o conjunto do uniforme é complementado por casaco de lã e cachecol. Você também pode usar chapéu com protetor de orelha e suéter.

Conjuntos cerimoniais

Existem vários deles também.

A diferença fundamental é a cor. Preto e branco são as duas cores permitidas na Marinha. É necessária uma gravata cravejada de ouro. A base de qualquer uniforme de gala é calça preta, camisa branca e cinto dourado.

O suboficial e os marinheiros usam um tradicional colete listrado. O cocar é um boné sem tampa no verão e um chapéu com protetor de orelha no inverno.

A versão feminina do "paradka" também imita quase completamente a do dia a dia. A única diferença é que o traje festivo vem equipado com um cinto dourado. A jaqueta e o lenço são brancos.

Uniforme de gala feminino da Marinha.

@aleksey-pelevin.blogspot.com

O uniforme branco dos marinheiros parece muito bonito e solene. Mas, infelizmente, eles podem não demonstrar isso com a frequência que gostariam!

Críticas e comentários
PARA Constantino:

Então o formulário mudou ou não?

EM Vitaly:

O marinheiro não tem coleira, mas sim cara.

EM Victor Pavlovich:

Encontrou um erro? Selecione-o e pressione Ctrl + Enter.
Todo o artigo precisa ser destacado))
O que é mostrado é o formulário número um (mais simples - formulário um). O fato de ela se arrumar uma vez por ano, no Dia da Marinha, não a faz se arrumar. O que o torna cerimonial é um cinto cerimonial com uma adaga sobre a jaqueta para oficiais e aspirantes, e um cinto branco para marinheiros. O fato de na primeira foto ter uma jaqueta branca é quando a apresentaram. Anteriormente, havia realmente uma jaqueta branca, uma camisa branca, uma gravata, um boné com “carvalhos” para os oficiais subalternos e um cordão torcido no boné para os aspirantes. Mas esta é apenas a forma.
Há também uma jaqueta preta. Difere do uso diário pelas listras, alças e “árvores de natal” na gola. Era assim que costumava ser, agora é a mesma coisa.
Avançar.
O vestuário dos oficiais e aspirantes inclui os seguintes elementos:

gorro de lã; - Absurdo. os bonés são brancos e pretos. O branco é usado de 1º de maio a 30 de setembro.
A lã não tem nada a ver com isso.
chapéu com protetores de orelha. usar boné no inverno não é muito bom...
jaqueta uniforme; – preto (casual e vestido) e branco, + jaqueta (ou até duas: escura
azul e azul)
casaco; Antes havia uma capa, agora talvez um casaco + sobretudo
camisa e gravata creme; camisas creme com mangas compridas e curtas, além
branco – frente
calças com cinto; e não só, pelo que me lembro, três deles foram costurados ao mesmo tempo (aliás, pelo que me lembro, tudo foi costurado no ateliê, exceto a capa de chuva e as jaquetas - estas últimas foram emitidas em
tamanho
sapato; sapatos e botas baixas, nos submarinos também há chinelos de couro furados
lenço e luvas. Preto e branco. O lenço branco foi emitido como seda (seda natural). Atrás
Com o seu dinheiro você poderia comprar lã.
Além de roupas íntimas, meias...
Você também pode escrever muito mais sobre marinheiros, mas tenho preguiça

Ó Oleg:

O autor não está totalmente certo.
O uniforme da Marinha sempre dependeu não só de ser formal ou não, mas também da época do ano.
Recebeu aparência cerimonial por meio de cintos, punhais, enfeites nas golas das jaquetas, “carvalhos” nos bonés dos oficiais subalternos, prêmios em vez de “almofadas”, depois aiguillettes...

O uniforme branco puro na URSS estava apenas na Frota do Mar Negro e na Flotilha do Cáspio (pelo menos durante meu serviço na Frota do Norte e na Frota do Báltico, nem recebemos calças brancas ou sapatos brancos) - este é o “ Uniforme nº 1”. Foi instalado no verão a uma determinada temperatura do ar.

Em seguida veio o uniforme “Nº 2” – uma blusa branca e calças e botas escuras.

E o uniforme “nº 3” é todo escuro, mas de primeiro de maio a primeiro de outubro - boné branco e viseira branca.
Isso se aplica tanto a uniformes casuais quanto de gala.

Depois, há também o formulário “Nº 4” e “Nº 5”. O número do uniforme foi estabelecido por ordem do comandante da guarnição.
Na Frota do Norte, em Severomorsk, no verão de 1967, por exemplo, o uniforme “Nº 2” durou exatamente um dia. Então ela foi reintroduzida por um período mais longo. Tudo depende do clima.

EM Valéry:

Não só da época do ano, mas também da região climática do serviço. Em Kamchatka, nem mesmo o certificado incluía uniforme branco. Nunca houve o formulário nº 1 ou o formulário “2. Eu gostaria de. Também houve dias quentes. Portanto, nunca houve ordens do chefe da guarnição para a mudança para este formulário.Serviço 1971-1974

P Paulo:

Escrito:
“Nos tempos pré-guerra, o uniforme cerimonial diferia do azul escuro comum apenas nas alças douradas.”

Nos tempos anteriores à guerra, não havia alças de ouro, não havia alças, elas foram introduzidas apenas em 1943.

EM Manjericão:

Lembro-me de como meu pai tirou aliviado a túnica com gola alta quando foram introduzidas as túnicas com lapela clássica. E então impuseram novamente essas jaquetas desconfortáveis: acham que isso os tornará iguais ao grande exército de vencedores? Mas a estrela foi retirada da cocar: agora você pode entender se se trata de um marinheiro da frota russa ou do iate de Abramovich. E em relação aos bonés brancos/pretos: sempre pensei que as capas brancas de verão eram simplesmente colocadas nos bonés pretos. Não é?

A Alexei:

Seu pai serviu em qualquer lugar, menos na Marinha. O uniforme mais respeitado da Marinha na década de 70 e posteriormente foi o paletó de gola alta. Em outros tipos de forças armadas foram erradicados. A “túnica com lapela clássica” na marinha era trespassada e chamada de jaqueta. Fora dos casos formais (digamos, ir a um restaurante), o uniforme com túnica era obrigatório. Os bonés da Marinha eram pretos e brancos. Os negros não gostavam de chamá-los de madeira e só os usavam para inspeção. Eles foram costurados sob encomenda de vários artesãos particulares. Às vezes eram costurados brancos, mas o clássico era o alterado (jogar fora um pouco do algodão, reduzir a copa, etc.) chamado “cogumelo”. Se um oficial da marinha (especialmente um oficial da marinha) não usa “cogumelo”, então é como no famoso filme sobre os hussardos: “De novo, oficial do estado-maior, eles deveriam mandar vodca melhor”. A cocar russa, é claro, é muito inferior à soviética, mas ninguém tirou as estrelas de lá. Então eu não sei, Vasily, onde seu querido papai serviu, mas definitivamente não na Marinha.No Oceano Índico, usei bermuda esportiva vermelha e chinelos na ponte de navegação, era impossível ficar de pé no convés quente com chinelos uniformes de couro. E ele tem um problema insolúvel com o colarinho levantado.

Z Zakamsky:

Uma capa branca é colocada na tampa preta e ela fica branca.

Materiais

Cortinas

Pano