Há coisas no nosso guarda-roupa que são consideradas básicas. Um exemplo notável é uma camiseta. É indispensável no dia a dia e é uma cueca unissex sem gola nem botões, mas com mangas cujo comprimento pode ser diferente.
Nos países de língua inglesa, esta peça de roupa é chamada de “T-shirt” pelo seu design que lembra a letra “T”. Em nosso país, a palavra “camiseta” se enraizou, já que na época soviética essas roupas faziam parte dos uniformes esportivos dos jogadores de futebol.
A camiseta tornou-se uma peça de roupa completa quando a Segunda Guerra Mundial terminou. Em meados do século XX, era considerado um elemento obrigatório do equipamento dos soldados nos Estados Unidos. Naquela época, ficou claro que essas roupas eram convenientes para a educação física e para a realização de trabalhos pesados na estação quente.
No entanto, o verdadeiro florescimento de sua popularidade está associado a uma fotografia de soldados em camisetas brancas como a neve com estampas publicada na revista americana Life. Um evento tão significativo aconteceu em 1942.
Observe que naquela época a camiseta era reconhecida como agasalho independente apenas no exército.Andar pelas ruas da cidade ainda era considerado o cúmulo da indecência. Mas esse estereótipo também foi quebrado graças ao filme Um Bonde Chamado Desejo, onde o incomparável Marlon Brando desempenhou o papel principal. Em quase todos os frames do filme, seu personagem apareceu de camiseta.
Por mais algumas décadas, a camiseta permaneceu como elemento do guarda-roupa de um círculo restrito de pessoas: rebeldes e membros de grupos informais. Eles começaram a usá-lo em massa nas décadas de 70 e 80 do século XX.
Para costurar modelos modernos, utilizam-se malhas leves e elásticas. Vale ressaltar que hoje não existem camisetas que não contenham uma pequena quantidade de produtos sintéticos. Os principais componentes incluem algodão e linho. Além disso, os modelos feitos com materiais 100% artificiais são populares.
Hoje em dia, uma camiseta não é mais considerada apenas uma roupa esportiva. Os homens combinam com jeans e jaqueta, com suéter e calças. As mulheres criam combinações de sucesso combinando uma camiseta com saia, vestido de verão, calças e jeans.
A moda moderna é democrática, por isso os estilistas nos oferecem uma variedade de modelos desse item básico do guarda-roupa. Assim, existem camisetas com mangas longas e curtas, modelos tipo raglan, além de “coletes sem mangas” que parecem camisetas com alças largas.
O decote pode ser redondo ou triangular. O comprimento padrão do produto em si vai até a parte superior da coxa, porém, existem modelos alongados (túnicas) e muito curtos (mal cobrindo a cintura).