O aparecimento de manchas amarelas enraizadas em roupas de adultos e crianças é um problema bastante comum, sendo especialmente perceptíveis em camisetas brancas. Mesmo os produtos de higiene modernos na forma de diversos desodorantes e antitranspirantes, que criam o efeito de frescor, não conseguem proteger completamente contra vestígios de suor. Vejamos maneiras simples e práticas de remover formações desagradáveis usando ingredientes que qualquer dona de casa pode encontrar.
Importante! Quanto antes você começar a limpar seu item favorito, mais eficaz será o resultado final. Já as marcas antigas são consideradas difíceis de lavar.
Removendo manchas amarelas de camisetas brancas
Os produtos confeccionados com tecido branco exigem cuidados delicados e, portanto, uma abordagem específica para a limpeza de manchas.
Remoção à mão ou à máquina com detergentes
Antes de qualquer tipo de lavagem, é aconselhável tratar sempre a região das axilas com sabão em pó, que penetra profundamente no tecido.Se depois disso permanecerem manchas, recomenda-se adquirir sabonete de outro fabricante, de melhor qualidade. Existem muitos produtos especiais de fabricantes nacionais e estrangeiros para a lavagem de roupas brancas, que contêm componentes para conferir brancura.
Aplicação de alvejantes de oxigênio universais
Uma grande variedade desses produtos está disponível em lojas de ferragens, basta escolher o adequado para um tipo específico de tecido. De acordo com as instruções em anexo adicione a quantidade necessária de água sanitária à água, deixe as roupas de molho por várias horas, depois enxágue-as pela primeira vez em água quente e novamente em água fria. Graças a este método, não só as manchas desaparecerão, mas também retornará o nível original de brancura.
Métodos populares disponíveis
Uso de amônia para tecidos sintéticos: aplicar quantidade suficiente na área tratada, deixar agir por pouco tempo (cerca de 25 minutos) dependendo do grau de contaminação, depois lavar à mão em água com sabão em temperatura de 40 graus.
Usando uma combinação de bicarbonato de sódio e água oxigenada – perfeito para manchas secas que já tenham vários dias. O procedimento é realizado na seguinte sequência: coloque duas colheres de refrigerante, três colheres de água oxigenada e uma colher de detergente em um recipiente adequado. Todos os ingredientes devem ser bem misturados, a mistura resultante deve ser colocada sobre a área contaminada e esfregada suavemente com um pincel de cerdas duras. Depois de cerca de uma hora, a peça pode ser lavada, o principal é enxaguar abundantemente.
Graças ao vinagre concentrado, que tem a capacidade de deslocar a sujeira, é possível restaurar a brancura original do produto.Para fazer isso, você precisará molhar o tecido por um tempo (de preferência três a cinco minutos) e depois lavá-lo.
REFERÊNCIA! Este método tem uma desvantagem significativa - um odor desagradável que pode ser removido com amaciante de roupas.
Usando ácido acetilsalicílico: esmague dois comprimidos e misture com meio copo de água, aplique a solução resultante na área problemática e deixe por uma a duas horas. Após a lavagem, é aconselhável secar ao sol para preservar o brilho da cor.
Usando removedores de manchas
Eles podem ser adquiridos na forma de sprays, pó, bastões e géis. Cada um escolhe o que é mais conveniente de usar. Este produto é aplicado na área e deixado agir por um certo tempo (de acordo com as instruções), depois lavado de forma aceitável.
Métodos adequados (seguros) e comprovados para roupas infantis
A receita consiste em seguir passos sequenciais simples. Misture em proporções iguais (cerca de duas colheres de sopa) água sanitária (a composição não deve conter cloro), óleo vegetal e tira-manchas, acrescente quatro colheres de sopa de detergente para bebês. Adicione a composição resultante a um recipiente de cinco litros com água (temperatura 90 graus). Adicione as roupas do bebê e deixe de molho até esfriar completamente. Por fim, lave e, o mais importante, enxágue bem.
Regras de cuidado
Importante! O cuidado oportuno permitirá que os itens brancos permaneçam em excelente estado por muito tempo.
Antes de cada lavagem, você deve separar cuidadosamente a roupa por cor; lave as peças brancas separadamente de todas as outras. Ao lavar à mão, é necessário dissolver bem o pó em água antes de colocar a roupa, para que as partículas de detergente não sejam absorvidas pela estrutura do tecido.
Para cada tipo de fibra é necessário selecionar o regime de temperatura adequado: para algodão 60–90 graus, mas para sintéticos (poliéster) - não superior a 40 graus, pois lavar em água muito quente causará o aparecimento de cinza ou tonalidade amarela.
Atenção! Antes de usar o método escolhido, é necessário testá-lo em uma área imperceptível da camiseta (a opção ideal é a costura interna).