A camiseta é uma roupa confortável e prática. Itens baratos feitos de tecidos naturais têm uma desvantagem: um dia há muitos deles em todos os guarda-roupas. Não se deve vestir trapos com produtos que não são usados há muito tempo. Se você for criativo com camisetas velhas, poderá facilmente fazer tapetes caseiros.
Estágio preliminar
Para que a remodelação tenha sucesso, é necessário cuidar com antecedência de tudo o que é necessário e escolher o método de trabalho adequado.
Preparação de ferramentas e materiais
Durante a atividade você precisará das seguintes ferramentas e materiais:
- camisetas velhas;
- tesoura afiada;
- agulha e linhas de densidade e cor adequadas;
- Gancho nº 15 – 20 (se decidir tricotar um tapete).
A lista específica de materiais básicos depende do método de trabalho escolhido.
Referência! Na hora de fazer um tapete sobre base ou moldura, além dos materiais básicos, você vai precisar de papelão, cola, moldura e pregos pequenos ou aro de ginástica.
Selecionando camisetas e preparando-as para alteração
Das camisetas (limpas!) acumuladas no armário, são selecionadas aquelas adequadas para alteração.
Parâmetros de seleção de itens
Densidade do tecido. O melhor é usar produtos da mesma densidade: camisetas finas ou moletons de malha mais grossa.
Cor. Você precisa imaginar com antecedência como as cores das diferentes camisetas serão combinadas em um novo produto.
Na hora de selecionar as coisas, você pode usar roupas que tenham diferentes tonalidades da mesma cor, por exemplo, azul escuro - azul - azul claro - azul claro.
Tapetes feitos de itens de cores contrastantes, bem como itens variados e multicoloridos, ficam bem. Neste caso, você pode escolher várias (não mais que 3) cores primárias e complementá-las com tonalidades de cores.
Importante! As camisetas que perderam a cor (desbotadas pelo sol ou desbotadas pelas repetidas lavagens) podem ser pré-tingidas escolhendo tintas nas cores desejadas.
Corte de tiras para tecelagem
Um tapete caseiro é feito de um “fio” especial - tiras de malha. Eles são cortados de roupas velhas preparadas para conversão.
Opções de corte de tiras
Sem cortar a camiseta:
- Redondo;
- Em espiral;
Cortando o produto ao longo de uma costura lateral:
- Em pistas separadas.
Referência! A largura das tiras depende da densidade do tecido. Tiras mais estreitas (de 1,5 a 2,5 cm) são cortadas em malhas finas. Listras mais largas (até 4–5 cm) podem ser feitas de tecido de malha grosso.
Para garantir que as listras tenham a mesma largura, primeiro você deve marcar as linhas de corte no tecido.
Depois de cortar as tiras, é preciso esticá-las um pouco e depois conectá-las. Para fazer isso, eles podem ser costurados ou amarrados. Você pode usar outro método de conexão: usando cortes. São feitos recuando cerca de 1,5 cm da borda da tira. Para fixar, uma tira é colocada em cima da outra para que os dois cortes coincidam.Através desse corte duplo, puxa-se a borda livre da tira que fica na parte inferior. Assim, as 2 fitas são conectadas, após o que a próxima fita começa a ser conectada.
Para facilitar o trabalho, as tiras conectadas são enroladas em bolas.
Escolhendo uma maneira de fazer o trabalho
Ao iniciar o bordado, você precisa escolher o método em que o trabalho será feito. Existem várias opções para fazer tapetes com camisetas:
- Tricô;
- Tecelagem (fitas, tranças);
- Com ou sem utilização de base (malha, tecido).
Tecnologia de execução de trabalho
Tapete de malha
Conselho! Este método de alteração é indicado principalmente para quem sabe fazer crochê.
- Prepare novelos de fio de malha.
- Padrão de crochê. Monte os laços de ar (5), enrole-os usando um poste de conexão. Na carreira seguinte, o anel é amarrado com pontos baixos (8). Em cada laçada desta carreira são tricotados 2 pontos baixos. Na próxima rodada, faça novamente 2 pontos baixos de uma volta e na próxima - um ponto baixo normal. Essa alternância se repete em toda a circunferência. A partir da próxima linha, entre cada coluna dupla, aumente o número de colunas regulares: em uma linha - 2, na próxima - 3, etc.
- Tricotar o diâmetro desejado e por fim fixar a tira tricotada.
Importante! Se não houver agulha, o tricô pode ser feito manualmente, puxando a tira por uma laçada de malha. Tricotar sem agulha tem prazos de entrega mais longos, o que não afeta a qualidade do produto.
Produto de vime
De tiras comuns
Para um tapete tecido com tiras, você precisará de uma moldura. Você pode usar uma baguete normal para a foto. As molduras adequadas são feitas de ripas de madeira ou tubos de polipropileno, que são conectados por cantos.
Procedimento de operação:
- As tiras horizontais são esticadas ao longo da moldura, deixando distâncias iguais entre elas. As pontas das tiras são amarradas à moldura.
- Cada tira vertical é passada por baixo da tira horizontal, depois puxada sobre ela e novamente colocada sob a tira. Desta forma o tapete é tecido, preenchendo toda a área interna da moldura.
Conselho! Você pode usar um arco de ginástica como moldura. Neste caso será possível fazer um tapete redondo. Primeiro, as fitas são presas ao aro ao longo de seu diâmetro, conectando-as no centro. Em seguida, o produto é preenchido em círculo com listras transversais, passando-as acima e abaixo das listras longitudinais.
De tranças
Outra versão do produto é feita com tranças de malha.
Procedimento de operação:
- Três tiras são usadas para fazer tranças de malha.
- As tranças resultantes são costuradas à mão ou com costura à máquina.
Conselho! As tranças também podem ser usadas para fazer um tapete de malha.
Baseado em tapete
Baseado em malha
Um tapete feito em casa pode ser feito sem moldura. Neste caso, você precisará de uma base de malha. A malha de construção é adequada para artesanato (para trabalhos de pintura ou reboco).
Procedimento:
- A base da forma desejada (quadrado, retângulo, círculo, losango, oval, coração) é cortada da malha.
- As tiras são cortadas em pequenos pedaços (de 10 a 12 cm).
- Cada parte da fita é enfiada em uma célula e amarrada. Os pedaços restantes de tecido acima do nó se tornarão a “pilha” do tapete.
- Depois de preencher todas as células da grade, você obtém um tapete original.
À base de tecido
Procedimento:
- A base é recortada no tecido, dando-lhe o formato escolhido para o produto.
- A camiseta é cortada em pedaços largos (a largura das listras é de 15 cm).
- Cada fita é dobrada ao meio (nova largura - 7,5 cm). As bordas das fitas são conectadas com um ponto corrido. É realizado a uma distância de cerca de 1,5 cm da borda.
- As franjas são feitas em listras duplas. Para isso, corta-se a borda dobrada, o comprimento dos cortes é de 4 a 4,5 cm, devendo sobrar cerca de 1,5 cm da costura até a borda do corte.
- Preencha a base com listras franjadas. O trabalho é realizado no sentido da borda para o centro. As tiras são colocadas umas sobre as outras de forma que apenas a parte superior da franja fique aberta. As tiras são primeiro alinhavadas na base e depois costuradas à máquina.
Como cuidar de tapetes feitos com camisetas velhas
Um tapete feito em casa ajudará a tornar aconchegante qualquer cômodo de um apartamento ou casa de campo. Cuidar de um produto caseiro é fácil.
Regras para cuidar de tapetes caseiros:
- Os produtos devem ser lavados regularmente em água morna, sem utilização de detergentes agressivos. A lavagem pode ser feita à mão ou à máquina. O ciclo de lavagem apropriado na máquina é delicado.
- É melhor secar os tapetes colocando-os cuidadosamente sobre uma superfície plana e horizontal.