Um profissional de saúde deve estar sempre arrumado, por isso cuidar da bata é parte integrante da profissão. Ao mesmo tempo, é importante não apenas manter o roupão sempre limpo, mas também proteger o tecido do desgaste. Por isso resolvemos contar para vocês sobre a lavagem correta dessa peça e alguns truques no material abaixo.
Lavagem adequada de uma bata médica
Certamente muitos de vocês sabem que antes de lavar é preciso começar a arrumar as coisas. Roupas brancas e coloridas não podem ser lavadas juntas. Ao mesmo tempo, a lavagem de roupas médicas deve ser feita regularmente. Para isso, recomenda-se a utilização de um pó que não contenha compostos de cloro. Caso contrário, você poderá encontrar um rápido desgaste do tecido e, como resultado, será necessário adquirir um novo manto.
Antes da lavagem, as roupas podem ser embebidas em água fria com adição de produtos especiais. É estritamente proibido mergulhar a peça em água quente.Se a roupa tiver uma etiqueta especial com recomendações, você deve estudá-las com atenção. A temperatura da água também deve ser monitorada durante o processo.
Características de escolha de detergentes para a roupa
- Branco. Este produto é indicado exclusivamente para branquear tecidos naturais. Mas deve ser usado tão raramente quanto possível.
- Amônia, pó e peróxido de hidrogênio. Essa mistura é indicada para tecidos sintéticos, e é uma espécie de brancura preparada em casa. Para preparar, será necessário adicionar 3 colheres de água oxigenada, 50 gramas de pó e 1 colher de álcool a 10 litros de água. As roupas devem ser mantidas na solução por meia hora e depois enxaguadas abundantemente.
- Cinza de refrigerante. Você também pode branquear coisas usando carbonato de sódio. Ao mesmo tempo, é adequado tanto para vestidos médicos quanto para felpudos.
- Manganês e sabão em pó. Esses produtos também ajudam a branquear o manto e a remover manchas difíceis.
- Suco de limão. Para o clareamento, você também pode usar suco de limão, que tem efeito iluminador.
Lavável na máquina
A temperatura ideal para lavar em uma máquina de lavar é de 40 a 60 graus. Isso ocorre porque temperaturas mais altas podem causar deformação das fibras. E muito baixo reduzirá a eficiência da lavagem. A bata médica deverá ser lavada separadamente das demais peças em ciclo delicado com adição de pó que não contenha compostos de cloro.
Lavar à mão
Se o roupão estiver muito sujo, será necessário mergulhá-lo previamente em uma solução com sabão em pó. Ressalta-se que o item só pode ser embebido em água fria. Tais ações impedirão a fixação adicional de manchas e será muito mais fácil removê-las.Após a imersão, você precisará lavar bem a bata médica e depois secá-la ao ar livre.
Importante! Não seque demais as roupas, pois isso não só complicará o engomar, mas também poderá danificar o material.
Dicas úteis
Para prolongar a vida útil de uma bata médica e manter por muito tempo sua aparência apresentável, várias recomendações devem ser levadas em consideração:
- Itens de algodão não podem ser lavados junto com produtos sintéticos.
- Na lavagem de algodão, a temperatura ideal é de 60 graus. Neste caso, adicione um pouco de sal à água.
- Ao usar detergentes para a roupa, é recomendável testá-los primeiro em um pequeno pedaço de tecido.
Dessa forma, você pode prolongar a vida útil do avental médico e eliminar a necessidade do uso frequente de agentes clareadores.