Quase qualquer coleção de moda fica completa sem um modelo de vestido envolvente. Eles podem ser encontrados em diferentes designs: desde supermini até até o chão. E se antes os vestidos clássicos eram feitos exclusivamente de jersey, agora eles são feitos de tecidos completamente diferentes, do chiffon leve ao veludo elegante.
Como costurar um vestido de roupão com as próprias mãos
Não é nada difícil fazer isso sozinho se você tiver habilidades básicas de costura.
Seleção de modelo
Existem muitos estilos deste vestido:
- Cheiro na parte superior (no corpete), onde uma metade do corpete se sobrepõe à outra, podendo o corpete ser solto, justo ou de corte complexo, por exemplo, com prega. A parte inferior é feita em qualquer variante.
- Na parte inferior (saia), pode ter formato retangular regular, em formato de pétala, criando um corte, ou expandido, formando dobras.
- Da linha do peito, da canga ou da cintura alta.
- Um perfume clássico de uma só peça. Essa é exatamente a opção usada na costura de roupões e roupões.As duas metades são fixadas internamente com botões ou laços auxiliares e externamente com botões decorativos.
Para esta master class escolheremos uma das opções mais simples, que até uma costureira novata pode fazer. Vamos recortar duas partes principais idênticas, sem costuras laterais.
Materiais e ferramentas
Como nosso modelo é destinado à estação quente, usaremos tecido de algodão respirável e linhas combinando para costura.
REFERÊNCIA! Se a largura do tecido for igual ou superior a 150 cm, o consumo de material será igual ao comprimento do produto + 10 cm. Se o tamanho for superior a 54, o consumo será igual ao comprimento * 2.
Ferramentas que serão úteis:
- máquina de costura;
- overlock (se disponível);
- tesoura;
- alfinetes;
- agulhas;
- fita métrica;
- governante;
- lápis;
- giz ou sabão.
Padrão
Este produto pode ser costurado de forma clássica, com estampa, ou de forma leve, sem estampa. Vejamos o processo de criação de um vestido robe da maneira clássica.
Fazendo medições
Como o produto é muito simples, fazemos o número mínimo de medições:
- circunferência do pescoço;
- circunferência do quadril;
- circunferência dos ombros;
- altura dos ombros;
- altura das costas até a cintura;
- comprimento do vestido;
- o comprimento da manga;
- distância da parte inferior da cava até a cintura.
ATENÇÃO! Ao fazer medições, inclua imediatamente espaço para um ajuste folgado.
Construindo um padrão
- Desenhe um retângulo em uma folha grande de papel. A linha MN é a medida da circunferência do quadril /2 + 8–10 cm, NP é o tamanho do cheiro. A profundidade do cheiro pode ser ajustada para qualquer profundidade.
- Construímos uma linha de decote nas costas. Do ponto superior esquerdo colocamos 3-4 cm para baixo e à direita - 1/4 da medida da circunferência do pescoço. Conecte os pontos com uma linha arredondada. Da borda do pescoço destacamos o comprimento do ombro.
- Da linha que sobe do ponto N, separamos também 1/4 da medida da circunferência do pescoço.A partir deste ponto, deve-se deixar de lado o comprimento do ombro e formar o cheiro com uma linha suave.
IMPORTANTE! Observação: a ponta superior da cava está 3–4 cm abaixo do paralelo superior.
- A partir da linha da cintura traçamos um paralelo usando a medida da distância da parte inferior da cava até a cintura.
- Usando um padrão, formamos uma linha suave de cava.
- Para criar um padrão de manga, você precisará de medidas do comprimento da manga (cerca de1H), circunferência dos ombros (PS) e altura da cava (segmento PO1COM). Marcamos os pontos e contornamos a linha okat com uma linha suave.
Processo de costura
Descobrir
O tecido deve primeiro ser lavado e passado a ferro. Quando o material começar a encolher, começamos o corte.
Detalhe principal:
Dobre o tecido ao meio, frente a frente. Aplicamos o padrão de forma que a linha posterior fique alinhada com a dobra. Contornamos com giz. Reservamos folgas de 2 cm nas bordas e 6 cm na parte inferior. Rastreamos, levando em consideração as licenças, e recortamos.
Não criaremos um padrão para o forro e o cós, mas colocaremos as dimensões desejadas diretamente no tecido.
Voltado para:
Medimos o comprimento de acordo com o nosso padrão de baixo para cima, passando pelas prateleiras e pelo pescoço + 3 cm para folgas. A largura, levando em consideração as tolerâncias, é de 8 cm.Se não houver tecido suficiente para uma peça única, deve-se costurar o comprimento em 2 partes.
Cinto:
Comprimento 150 cm, largura 8 cm, também pode ser feito em 2 peças.
Etapas de costura
- Processamos as bordas do produto com ponto overlock ou zigue-zague.
- Alinhavamos e depois costuramos as costuras dos ombros. Vamos resolvê-los.
- Processamos as mangas por baixo. Dobre 1 cm de baixo, alinhave, dobre mais 1,5 cm, alinhave, costure à máquina. Vamos passar.
- Costure as mangas nas costuras laterais.
- Costuramos as mangas no produto. Costuramos primeiro uma linha com o maior comprimento de amarração, deixando as bordas dos fios 5 cm de cada lado. Inserimos as mangas no “corpo” do vestido. Reunimos a manga no tamanho desejado da rodada, puxando os fios restantes.Distribuímos as dobras uniformemente e colocamos uma linha de alinhavo. A gente experimenta, se as mangas ficam boas, a gente amassa. Passe a costura em direção à parte principal.
- Dobre a peça de revestimento longitudinalmente, com o lado direito para dentro. Costuramos à máquina em ambos os lados ao longo de atalhos a uma distância de 1,5 cm da borda. Vire do avesso e dobre ao meio no lado comprido, com o lado direito para fora. Fixamos, varremos, passamos a ferro.
- Fixamos o revestimento na linha das prateleiras e pescoço. Fixamos com alfinetes e costuramos uma linha de alinhavo. Costuramos a uma distância de 1,5 cm da borda, pegando duas camadas de revestimento e uma camada da parte principal. Passe a costura em direção às prateleiras.
- Dobramos o cinto ao longo do comprimento, do avesso. Costure as bordas curtas e vire-as do lado direito. Passe bem. Viramos a borda livre (longitudinalmente) para dentro em 0,5-0,7 cm, fixamos com alfinetes e colocamos laços de alinhavo. Costuramos em máquina com costura em incrementos de 2,5-3, a uma distância de 0,2-0,3 cm da borda. Vamos passar.
O vestido envolvente está pronto!