Pela aparência, lemos imediatamente informações básicas sobre uma pessoa: riqueza, status e local de trabalho. Jamais confundiremos policial e médico, cada um tem seu uniforme. Desde a infância, para nós, o jaleco branco é o símbolo do trabalhador médico, inspira a confiança de que seremos ajudados nas situações mais difíceis. Mas por que ele? Existe uma explicação lógica ou é uma homenagem a algum costume antigo?
Excursão pela história
Em diferentes momentos, as atitudes em relação aos médicos mudaram, mas eles estiveram sempre na linha de frente na luta contra as doenças mais perigosas e mortais. O primeiro protótipo de uniforme pode ser encontrado nas descrições de um curandeiro romano. Durante as epidemias, seu traje era um manto que protegia o corpo de infecções de maneira confiável, e seu rosto era coberto por uma máscara com bico, onde era colocado incenso. Na Europa medieval, os médicos usavam trajes semelhantes, causando horror com sua própria aparência!
Os médicos europeus da Idade Média não contavam com os cirurgiões na sua classe.Os primeiros vestiam mantos caros e usavam joias, enquanto os segundos eram considerados artesãos e se contentavam com aventais ou usavam roupas comuns, às vezes lavando-os do sangue. Eram barbeiros comuns envolvidos em sangria e extração de dentes.
A história da bata médica começou no século 19, quando D. Lister começou a falar sobre os princípios dos antissépticos e sugeriu que os médicos usassem jaleco branco. Essa peça de roupa entrou em uso durante a gripe espanhola, que ceifou a vida de centenas de milhares de pessoas. Na história da Rússia, o aparecimento de um uniforme branco como a neve é mais frequentemente associado ao nome do Dr. Andrei Karlovich Rauchfus.
Luvas para proteger as mãos durante a cirurgia foram propostas pela primeira vez pelo cirurgião militar americano Bloodgut, e um moderno traje cirúrgico largo foi introduzido na clínica Vishnevsky em Moscou.
Por que a cor branca como a neve
Para encontrar a resposta, recorremos à ciência da colorimetria. Qualquer tonalidade da paleta carrega intuitivamente uma certa mensagem. A cor branca ajuda a construir relacionamentos entre as pessoas. Tem um efeito positivo no subconsciente, graças a numerosos estudos, observam-se benefícios duplos:
- Por parte do especialista, há um aumento na concentração no seu trabalho. O trabalho de todo o pessoal médico desenvolve uma atitude amigável para com os pacientes.
- A confiança do paciente aumenta, ele ouve as recomendações e entra em sintonia com um diálogo franco.
Há outro aspecto muito importante da questão! A branquitude simboliza a esterilidade, que está na vanguarda. A limpeza ajuda a prevenir a propagação de doenças perigosas. É importante entender a profundidade do conceito, pois na vida precisamos de pureza em vários aspectos: relacionamentos, lar, pensamentos.
Roupas de algodão branco como a neve não foram escolhidas por acaso.Suporta fervura, lavagem e vaporização constantes com ferro quente e uso de detergentes com água sanitária. Isto simplifica muito o processo de processamento centralizado de itens hospitalares.
Benefícios de um roupão
Eu me pergunto por que eles escolheram um manto e não alguma outra peça de roupa. Acontece que existem alguns argumentos convincentes:
- Comodidade e rapidez. Na verdade, a maneira mais fácil é vesti-lo com roupas normais. Trocar de roupa não leva muito tempo, que em situação de emergência já é catastroficamente curto.
- O formulário é simples e conciso. É fácil de costurar, lavar e passar.
A antiga palavra “manto” veio da língua árabe e significa “vestido de honra”. Só pode ser usado por uma pessoa nobre que esteja ciente de todo o grau de responsabilidade para consigo mesmo, para com o país e a sociedade.
Um fato interessante foi registrado na história do século XX. O profissionalismo do médico foi avaliado pelas roupas após a operação. Quanto mais puras forem suas vestimentas, maior será o nível de habilidade.
No século 21, na medicina, os tons verde, turquesa, rosa e azul são usados para costurar ternos especiais. Nos departamentos infantis, fotos engraçadas podem atrair a atenção das crianças. Mas o jaleco branco continua sendo a marca registrada da maioria das instituições médicas.
A ética médica implica pureza de pensamentos e um desejo sincero de ajudar as pessoas. Uma pessoa quer confiar em um médico, mas até mesmo um piercing no lábio, sem falar nas roupas sujas, pode minar sua autoridade. Os pacientes são recebidos pelas suas roupas, razão pela qual todos os profissionais de saúde devem vestir-se e ter uma aparência adequada.