Por que os médicos usam jalecos brancos?

Algumas profissões possuem uniforme próprio, pelo que imediatamente entendemos que se trata de policial, bombeiro, condutor de trem ou militar. Quando chegamos ao hospital e vemos profissionais de saúde com batas da cor que conhecemos desde a infância, imediatamente sentimos uma sensação de calma e confiança de que você receberá assistência qualificada.

Um pouco de história

informação históricaA história da bata médica começou no distante século XIX. Inicialmente, para auxiliar o paciente e protegê-lo contra contaminação, o médico era obrigado a usar um avental simples de qualquer cor e, às vezes, luvas. Isso foi suficiente, pois ele foi reconhecido não pela aparência, mas pelos méritos, como se costuma dizer, “pela vista”. Os primeiros pensamentos e conversas sobre a necessidade do uso de roupas especiais surgiram na década de 60 na comunidade médica de Foggy Albion. D. Lister desenvolveu dados teóricos segundo os quais um manto desta cor possui importantes propriedades anti-sépticas.Mas os roupões começaram a ser usados ​​em todo o lado quase 60 anos depois, quando a terrível doença da “gripe espanhola” atingiu os países europeus, ceifando rapidamente a vida de milhões de mulheres, homens e crianças. Aos poucos, médicos de todas as especialidades (cirurgiões, terapeutas) começaram a usá-los.

A história de seu aparecimento na Rússia tem várias versões, a mais confiável é aquela segundo a qual, na década de oitenta do século XIX, o manto passou a ser procurado como roupa de trabalho entre os médicos do Hospital Burdenko, localizado na capital nortenha.

Características da cor branca

cor branca - característicasUm auxiliar na resolução e explicação desta questão é a ciência da colorimetria. De acordo com dados estatísticos e experimentos, a cor branca ajuda a construir a confiança entre duas partes. Tem um efeito benéfico no subconsciente não só do paciente, mas também do próprio médico. O especialista fica mais concentrado em seu trabalho, desenvolve pureza de pensamentos e uma ideia de pureza, além de qualidades importantes como dedicação, energia e abertura. E isso se aplica não apenas aos médicos, mas também a todo o pessoal médico do hospital (enfermeiros, auxiliares).

IMPORTANTE! Vale a pena notar o outro lado da questão. O branco é um sinal de esterilidade, importante na área médica. As roupas de algodão branco suportam altas temperaturas durante a lavagem (até 90 graus), fervura, uso de detergentes com cloro e engomadoria quente. Portanto, o processamento centralizado não apresenta dificuldades.

Por que um manto

O principal critério para a escolha do uniforme é a facilidade de vestir rapidamente as roupas do dia a dia, já que muitas vezes o tempo para esse procedimento é limitado.

Fatos interessantes

Fatos interessantesDa história do século XX: o nível de profissionalismo de um médico pode ser avaliado pelo grau de contaminação da roupa de trabalho com sangue após uma operação: quanto mais limpa ela fica, melhor e mais eficientemente o cirurgião conduz o tratamento do paciente.

Do árabe, robe é traduzido como “vestido de honra”. E isso diz muito. A pessoa que o usa deve compreender toda a extensão da responsabilidade de seu negócio e será distinguida pela nobreza.

Na medicina moderna, não são usados ​​​​apenas vestidos de várias cores (turquesa, verde, rosa, azul), mas também trajes especiais. Nos departamentos infantis você encontra roupas especiais com diversos designs para atrair a atenção dos pacientes jovens. Mesmo assim, o manto branco como a neve continua sendo a marca registrada da maioria dos departamentos de instituições médicas.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano