Toda pessoa adora se embrulhar em coisas quentes e aconchegantes, seja um pijama ou um roupão. Saindo do banho ou vindo de uma rua fria, você quer vestir tudo que seja quente, macio e fofo.
As crianças, assim como os adultos, precisam de calor e conforto. Para uma princesinha, um manto macio costurado com amor pelas mãos de sua mãe será uma verdadeira felicidade.
A vantagem de costurar um roupão infantil com as próprias mãos é que você decide por si mesmo como ficará, e a singularidade do trabalho é limitada apenas pela imaginação do autor.
Escolhendo um estilo e tecido para um roupão infantil para menina
Vejamos vários estilos de roupões infantis: desde os mais simples, que podem ser costurados em apenas uma hora, até os mais complexos. Tudo vai depender do seu gosto e da vontade da criança.
Os tecidos também podem ser muito diferentes. Tanto tecidos felpudos, “frote” quanto toalhas felpudas comuns são adequados. Alguns modelos exigirão um determinado tipo de material.
Quanto terry você precisa comprar? Depende do tamanho do manto e das medidas.É melhor primeiro fazer um molde de papel e calcular a quantidade de material necessária com base nas dimensões obtidas. Digamos que a largura do tecido seja de 150 centímetros, você precisará de cerca de 200 para o comprimento do manto e das mangas, cerca de 15 devem ser deixados para bainhas, reentrâncias e costuras, e cerca de 20-30 para a alça, se estiver presente .
Fazendo medições em uma menina de 9 a 14 anos
- A circunferência do busto é medida horizontalmente. Passa pela linha do peito e das omoplatas.
- A circunferência do quadril é medida horizontalmente através da linha das nádegas e quadris. Importante leve em consideração a protrusão da barriga.
- O comprimento do manto é medido verticalmente a partir da intersecção do pescoço e dos ombros.
- O comprimento da manga é medido horizontalmente. Esta é a distância entre as mãos abertas.
Construção de padrões (roupão atoalhado com capuz, zíper, trapézio, etc.)
Nós considere 3 tipos de vestes, como prometido anteriormente.
Importante! Ao criar padrões, não se esqueça dos recuos.
O primeiro é o mais simples - de uma toalha inteira
Uma costureira habilidosa pode costurar este modelo em meia hora. Você nem precisa de um padrão para isso.
Pegue uma toalha felpuda grande, dobre-a ao meio e faça um recorte oval no meio da dobra, do tamanho da cabeça de uma criança. Então você só precisa gastar tempo conectando e abrindo o capô.
Seu padrão pode ser visto na imagem:
O segundo nível é mais difícil - uma silhueta sólida e reta
Deve ser feito com antecedência calcule o comprimento do produto, mangas e o tamanho do semicírculo do peito.
- Para começar, desenha-se no papel um triângulo com um dos lados igual a ½ da distância igual à envergadura entre as mãos da criança. No diagrama esta linha é designada como B.
- A linha D pode ser de qualquer tamanho. Esta é a largura da manga.
- O lado A é o comprimento do próprio manto. Você pode escolher um que seja confortável especificamente para sua filha.
- E por fim, C é igual à meia circunferência do tórax + dois centímetros.
- O arco deve contornar a parte axilar do padrão.
- No canto superior esquerdo você deve fazer 2 arredondamentos:
- A primeira vai de 6 centímetros à direita do canto até 3 centímetros para baixo. (parte de trás do pescoço).
- A segunda fica a 6 centímetros à direita do canto e até 7 centímetros para baixo. (frente do pescoço).
- Adicione cheiro frontal ao desenho. No diagrama, esta linha está indicada em vermelho e pode ser de qualquer tamanho.
O terceiro nível é o mais difícil - alargado para baixo
Esta opção difere da anterior porque é feito um padrão para todo o manto de uma só vez. É adequado apenas se o vão entre as mãos do bebê se ajustar à largura do tecido. Caso contrário, você terá que fazer uma manga 3/4 ou costurar pedaços adicionais de tecido. Os diagramas mostram os padrões necessários.
A altura do molde será igual ao dobro da altura do produto, a largura será a distância entre os braços abertos. A largura da manga é arbitrária.
Capuz
Separadamente, gostaria de retirar o padrão do capô.
As distâncias são calculadas de acordo com o seguinte esquema:
Altura da cabeça (K8-K11) = Altura – Altura da ponta do pescoço.
Metade do comprimento do decote (K-K13) = Comprimento do decote nas costas + Comprimento do decote na frente.
Em seguida, são feitos arredondamentos arbitrários, conforme mostrado na figura.
Montando peças acabadas de um roupão para menina
Para todos os produtos, exceto o primeiro, as faces das mangas são dobradas até a metade e costuradas na parte inferior. Ao alinhavar e costurar as costuras das mangas e laterais, a costura não deve ser interrompida.
Primeira visualização
Certifique-se de prestar atenção na borda do capô - ela deve ser processada. Para fazer isso, você pode usar fita viés ou simplesmente usar uma bainha.
No final, o capuz é costurado com costura de cama na gola da parte principal do manto.
Segundo tipo
O capuz é costurado conforme descrito na montagem anterior. As costuras das mangas, ombros, costas e laterais são costuradas.
É importante deixar uma pequena área para virar o cós do avesso depois de costurado.. Então você deve passar a peça e costurar ao longo do contorno. Depois disso, você precisa costurar 2 presilhas e costurá-las nas costuras laterais perto da cintura.
Terceiro tipo
Este tipo de manto não terá costuras nos ombros.. Significa que Apenas as laterais e o capuz devem ser costurados (como processar está escrito na montagem do primeiro tipo). Recomenda-se fazer isso com uma costura de cama.
Eu gostaria de observar que Não é necessário realizar tudo exatamente conforme o planejado. A fantasia não deve se limitar a alguns padrões do artigo.
Você pode criar muitos detalhes interessantes, como laços, orelhas, bolsos, etc. Boa sorte com sua criatividade e tenha um bom dia!