Um item de guarda-roupa extraordinariamente conveniente é um roupão com zíper. Existem várias opções de como costurar um roupão: você pode pegar um molde da Internet ou de uma revista, você também pode fazer moldes com suas próprias mãos ou tirar moldes de um roupão velho, mas tiraremos medidas de um T antigo - camisa.
Escolhendo um estilo de roupão com zíper
Antes de começarmos a costurar, determinamos o estilo do nosso manto. É preciso decidir qual será o comprimento, qual será a silhueta, com ou sem mangas, se o roupão terá capuz, gola ou não. Decida o tipo de bolsos, pois é muito mais cômodo quando o roupão ainda os tem. Vamos descobrir como cortar e costurar um roupão com zíper com as próprias mãos.
Um roupão doméstico requer liberdade de movimentos, então as silhuetas retas ou trapézios mais confortáveis podem ser transformadas em um roupão justo. A opção ideal para o verão seria um roupão sem mangas ou uma manga curta clássica. Para as estações mais frias, é melhor fazer um robe com mangas compridas ou mangas três quartos.
Uma opção muito interessante e simples também seria manga inteiriça “Dolman”, cuja construção não levará muito tempo.
Também é bom decidir imediatamente o que vai decorar o gargalo do produto. Você pode fazer um capuz ou abertura Coleira Peter Pan“, mas mesmo sem todos os itens acima, um roupão com zíper ficará ótimo.
Os bolsos mais convenientes para vestidos são os bolsos com abas ou sem eles. Além disso, esses bolsos são mais fáceis e rápidos do que outros.
Fazemos medições e preparamos padrões
Por isso para tirar medidas rapidamente do nosso futuro manto, pegamos uma camiseta normal. O principal é que é gratuito e não restringe os movimentos. Se você já comprou tecido, todas as ações podem ser realizadas diretamente nele. Se você ainda não decidiu o tecido, precisará de papel vegetal, jornal ou outro papel. Este método é bom se o manto se ajusta perfeitamente e é fácil de usar, pois você sempre terá um molde pronto à mão!
Conselho! Observe que se você decidir deixar o pescoço vazio, poderá dar-lhe qualquer formato - do redondo ao quadrado!
Vamos começar a fazer padrões:
- Dobre a camiseta passada ao meio, dobrando as mangas ao longo da linha de costura.
- Colocamos a camiseta em papel ou tecido, quem tiver em mãos, e prendemos as bordas com alfinetes. Transferimos todos os contornos para o papel ou diretamente para o tecido, determinamos o comprimento do produto, damos um aumento na liberdade de ajuste, se necessário, e uma margem de costura de aproximadamente 1,5 cm, fazemos todas as manipulações primeiro nas costas, depois com a prateleira.
- Se você escolher manga inteiriça “Dolman”, então não há necessidade de dobrar a manga da camiseta, contornamos sua parte superior e continuamos a linha até o comprimento desejado.Determinamos a largura da cava que nos é conveniente e a largura da manga na parte inferior para delinear sua linha inferior e desenhá-la suavemente a partir da costura lateral.
- Fazemos padrões de orlas - detalhes para processar a borda da linha intermediária da prateleira do produto para dar maior resistência ao fixador. Precisamos das bainhas para prender o zíper ao produto.. Para confeccioná-los é necessário recortar uma parte retangular igual ao comprimento da prateleira do pescoço até o fundo e com 6 a 8 cm de largura e recortar imediatamente mais 2 partes semelhantes do tecido não tecido.
- Se você decidir fazer capuz, então aqui você também pode trapacear e pegar uma coisa velha com capuz, virar do avesso, dobrar ao meio e traçar os contornos do capuz. Se desejar, você pode aumentar ou diminuir o tamanho. O principal é ajustar a parte inferior ao tamanho da gola da peça, o que será mais fácil depois de costuradas as costuras superiores do manto.
- Avançar cortar bolsos. Os bolsos de remendo podem ter um formato bastante arbitrário ou retangular padrão, tudo depende do desejo e da imaginação.
- Vamos passar para as mangas. Você pode seguir o caminho mais fácil e arrancar as mangas da camiseta da qual os padrões foram removidos e simplesmente traçá-los. Ou você pode pegar e construir uma manga do zero:
- Para começar, meça a cava no produto já costurado.
- Desenhamos uma linha horizontal, no centro da qual colocamos o ponto O1 e colocamos para cima um segmento igual ao comprimento da cava dividido por três e menos 5 cm, e colocamos o ponto O.
О1О= Dpr/3 – 5cm
- A seguir, do ponto O na horizontal para a direita e para a esquerda, traçamos linhas iguais a 1\2 Dpr e colocamos os pontos OP (à esquerda) e OP1 (à direita).
- Desenhamos uma linha horizontal através do ponto O, igual ao segmento PP1, de cujas extremidades baixamos perpendiculares para conectar com os pontos P e P.
- Dividimos o OP ao meio e do ponto resultante para cima colocamos uma perpendicular de 1,5 cm.
- Dividimos OP1 em três segmentos iguais e de cima dos pontos resultantes colocamos uma perpendicular de 1 cm para cima e de baixo para baixo 0,5.
- Conectamos todos os pontos resultantes com uma curva suave.
- Do ponto O até O1 continuamos uma linha cujo comprimento é igual ao comprimento desejado da manga. Fazemos o mesmo com as linhas laterais. A manga pode ser deixada reta na parte inferior ou ligeiramente afunilada.
- Não se esqueça de colocar uma linha central nas mangas cortadas.
Importante! Se for trabalhar com o tecido imediatamente, é preciso passar a ferro, dobrar ao meio com o lado direito para dentro e dobrar, ajustando ao tamanho das costas e da frente, levando em consideração as folgas. Começamos a trabalhar por trás, pois é mais conveniente torná-lo inteiriço.
Montando os elementos do manto
Depois que todos os detalhes do manto estiverem prontos e recortados, você poderá começar a montar o produto:
Importante! Não se esqueça de colocar marcas de controle no centro do revestimento.
- Recortamos o forro para o pescoço, se for sugerido pela modelo. Para fazer isso, pegue as partes traseiras e da prateleira e pedaços do restante do tecido. Também dobramos o tecido ao meio e prendemos com alfinetes. Aplicamos a dobra das costas na dobra do material, e traçamos uma linha para o decote, a partir da qual colocamos vários trechos de 4 cm cada e conectamos tudo com uma curva suave. Fazemos o mesmo com a prateleira, você deve pegar 2 peças por causa do zíper. As tolerâncias são necessárias apenas para costurar as peças. Mas se houver tecido suficiente, você pode fazer o revestimento em peça única. Recortamos o revestimento e duplicamos com tecido não tecido.
- Costurado e nublado costuras dos ombros produtos com costura dupla.
- Medimos o comprimento do decote caso haja necessidade de ajustar o capuz. Costuramos o capuz e processamos os cortes em overlocker ou zigue-zague.
- Conectamos a cava à manga, não esquecendo de alinhar a marca de controle com a costura do ombro. Costuramos na manga. A seguir, você pode costurar as costuras laterais do manto e a costura inferior da manga.
- Colamos as peças do forro com material não tecido, para isso aplicamos o lado áspero do tecido não tecido, alinhando as bordas, no avesso do tecido principal e passamos a ferro no material natural. Retificamos a peça ao longo de uma das bordas usando overlocker ou zigue-zague.
- Pegue o relâmpago e coloque a parte frontal da prateleira com os dentes voltados para si, coloque o forro voltado para baixo em cima do zíper e lixe todos os detalhes.
- Vire do avesso e acrescente outra linha a 0,1 cm da borda. Fazemos o mesmo do outro lado.
- Na frente do manto, vire a bainha do avesso, combine as linhas de baixo e costure 0,5 cm, corte os cantos e vire do avesso.
- Processamos a parte inferior do manto e as mangas de maneira conveniente, por exemplo, com fita viés ou costura na bainha.
- Costuramos bolsos na prateleira.
Passe o produto. Tudo está pronto!