Você quer dar um presente ao seu amado? Em seguida, costure para ele um roupão de banho ou um roupão leve. Não se preocupe se você não sabe costurar, toda mulher consegue lidar com um modelo simples de roupão. Você vai precisar de tecido, tesoura, linha, agulhas, fita métrica e papel vegetal. O padrão de um manto masculino pode ser encontrado na Internet.
Fazendo medições
A primeira etapa do trabalho é fazer medições. Você precisa medir a circunferência do peito, circunferência do pescoço, circunferência da cintura. Para isso você precisará de um centímetro. Se você não puder fazer medições, poderá usar parâmetros padrão.
Não esqueça de escolher o comprimento do produto - o robe pode ser mini, midi ou maxi. As opções mais confortáveis de roupões masculinos para o dia a dia são midi ou maxi.
Como fazer medições corretamente?
- Tomamos a circunferência do tórax horizontalmente ao longo dos pontos mais salientes do tórax e das omoplatas e passamos uma fita métrica pelas axilas.
- Tomamos a circunferência da cintura no ponto mais estreito do abdômen.
- Medimos a circunferência dos quadris nos pontos mais salientes dos quadris.
- Comprimento do produto - meça desde a sétima vértebra cervical até o comprimento desejado do produto.
Você tirou suas medidas, escolheu o comprimento do seu futuro manto e agora está pronto para a próxima etapa.
Escolhendo tecido e estilo
Antes de começar a trabalhar, você precisa escolher o material para a estampa do manto masculino. Via de regra, são costurados em atoalhado - com ele são feitas toalhas comuns, ou em velosoft, um tecido muito macio e delicado.
Ao escolher um tecido, você deve pensar no estilo. Para um iniciante, um modelo simples com cinto é o melhor - além de confortável e prático de usar, é muito fácil de costurar. Um padrão para um manto tão simples pode ser encontrado na Internet.
Importante! Antes de comprar o tecido, não esqueça de tirar todas as medidas e calcular a quantidade exata de tecido que será utilizada no roupão. Com largura de 150, some o comprimento da manga e o comprimento do produto - é a quantidade de tecido que você vai precisar.
Preparando um padrão para um manto envolvente
A estampa terá vários detalhes: prateleiras, costas, duas mangas e cinto.
O padrão precisa ser transferido para papel vegetal, papel milimetrado, jornal ou até mesmo papel manteiga - aqui você pode usar o que tem em casa ou o que pode comprar na loja de artesanato local.
A etapa mais difícil de trabalhar com um manto é o corte das peças. Para fazer isso, você precisa dobrar o tecido em duas camadas ao longo do fio da fibra, voltado para dentro, e prender o tecido com alfinetes em todo o perímetro para que ele não se mova durante o trabalho.
Trace o padrão da peça com giz ou sabão, após o qual pode ser recortado. O padrão está pronto!
Importante! Ao cortar peças, certifique-se de deixar margens de costura.
Costure o produto acabado
Depois de cortar o manto, você pode começar a parte divertida: costurá-lo.
Primeiro, costure as frentes e as costas do manto ao longo das costuras transversais laterais.
Importante! Para facilitar o seu trabalho, antes de colocar a linha da máquina, varra toda a costura para frente com uma agulha, após o que você pode desfazê-la.
Para processar a parte inferior do manto, primeiro percorra o corte com uma costura em zigue-zague, depois dobre 3-4 cm e costure, recuando 2-2,5 cm da borda. Este método de processar a parte inferior é chamado de bainha com abertura corte. Se o tecido for fino, vire a parte inferior primeiro um centímetro, depois 2-3 e coloque a costura sob a bainha com um corte fechado.
Então pegue as mangas. Primeiro, faça as costuras laterais das mangas; trabalhe a parte de baixo das mangas da mesma forma que a parte de baixo do roupão. Costure cuidadosamente a manga na cava.
Dobre o cós transversalmente, voltado para dentro, costure nas bordas, deixando uma das costuras laterais sem costura. Passe o cinto por ele e endireite os cantos.
Uma agulha afiada irá ajudá-lo aqui: levante cuidadosamente os cantos do cinto e puxe-os para fora. Em seguida, costure ao longo das bordas ao redor do perímetro do cós.
Importante! Finalize todas as costuras com ponto zigue-zague ou ponto overloque para não atrapalhar o desgaste.
Falta só um pouco! Comece a processar o pescoço e as laterais do manto.
Pegue duas tiras de tecido, costure-as voltadas para dentro ao longo da costura longitudinal, vire-as para fora. Prenda o revestimento nas bordas cruas e costure.
Importante! Lembre-se de retirar os alfinetes do tecido enquanto costura, pois eles podem ficar presos na máquina de costura e quebrá-la.
É fácil costurar um manto masculino usando um padrão pronto.
Preparar! Agora o seu roupão pode ser um presente maravilhoso para a pessoa amada.