Poucas pessoas sabem que os peixes têm pele além de escamas. É usado para fazer várias coisas, inclusive roupas. As matérias-primas são muito inusitadas, por isso vale a pena entender com mais detalhes todos os meandros do material original.
Um pouco de história sobre pele de peixe
Essas matérias-primas eram especialmente populares entre os habitantes indígenas da região de Amur.. Pele de peixe foi usada para criar camisas infantis, que serviam como amuletos adicionais para crianças. As pessoas acreditavam que tal item era dotado de propriedades protetoras especiais. Também feito de pele de peixe confeccionaram fantasias de xamã, sapatos e amuletos especiais.
Preparar a pele do peixe costumava levar muito tempo e exigia muita mão-de-obra. Tudo começou com a retirada da balança. Em seguida, foi necessária uma limpeza e enxágue cuidadosos. Depois foi necessário secar a pele. Nesse momento ela endureceu, ficou mais dura. Usando uma máquina especial e facas de osso, as matérias-primas foram trituradas. Isso possibilitou a obtenção de material adequado para a confecção de roupas.
Hoje em dia, este método de processamento de matérias-primas não é mais utilizado.
Benefícios da pele de peixe
Este material é um dos mais valiosos. É usado em muitos campos, desde cozinhar até roupas. Anteriormente, o peixe fazia parte da produção sem resíduos. Foi usado quase completamente, incluindo suas escalas. Dentre as vantagens das matérias-primas vale destacar:
- Leveza e força.
- Permite proteção contra chuva e vento, não molha.
- Retém bem o calor.
- Boa resistência ao desgaste devido ao arranjo próximo das fibras do material.
- Segurança. A matéria-prima pode ser usada até mesmo em roupas infantis. Seu processamento é bastante seguro para o meio ambiente.
Que tipo de peixe eles usam?
Cada tipo de peixe possui certas características, a partir das quais pode ser utilizado para um determinado tipo de roupa. Entre os mais populares:
- Biênio. Sua pele é durável, capaz de suportar o peso de vários quilos. É por isso que é usado para costurar sacolas de compras.
- Raças de esturjão. Adequado para calçados ou pneus usados para cobrir cargas.
- Pique. Ótimo para fazer sapatos.
- Tubarão. O material é durável, leve e elástico. As características de durabilidade são várias vezes melhores que as do couro de búfalo. O material já foi usado para fazer jaquetas de piloto.
Referência! Antes do processamento, a espessura da pele do tubarão pode ser de cerca de 10 cm, após o curativo ela chega à espessura desejada, mas isso não diminui sua resistência.
- Scat. É raro colocar as mãos neste material. Possui excelente resistência, mas é difícil de processar. Adequado para costurar agasalhos, não absorve umidade e praticamente não suja.
O que foi feito antes com pele de peixe?
Anteriormente, as matérias-primas eram usadas para costurar várias coisas. A segurança do material, conforme mencionado acima, possibilitou costurar roupas até para crianças.Eles fizeram várias coisas, incluindo fantasias para xamãs, e os agasalhos eram enfeitados com pele de peixe. Graças à sua resistência foi possível criar bons sapatos. As matérias-primas também foram utilizadas para a confecção de diversos acessórios (por exemplo, capas para facas) e outros utensílios domésticos.
Produtos modernos de pele de peixe
Recentemente, essa matéria-prima vem ganhando popularidade. É tão exclusivo como pele de réptil. Designers mundialmente famosos conseguiram prestar atenção ao material e introduzi-lo em suas coleções.
John Galliano criou sapatos de couro rosa salmão que encheram as boutiques Dior em todo o mundo. Este material é o mais durável, por isso a empresa escocesa Skini gostou dele. Lançaram a produção de biquínis a partir dessas matérias-primas.
Além disso, designers de uma das empresas argentinas desenvolveram e produziram tênis feitos de couro da família do arenque.
Uma característica especial da pele de peixe é o pequeno tamanho dos pedaços de material, por isso é frequentemente usada para pequenas coisas - luvas, cintos, bolsas, carteiras e joias.
O padrão exclusivo e o esquema de cores tornam a matéria-prima popular. Uma vantagem adicional é a sua durabilidade.