Quando imaginamos uma mulher elegante, a imagem de uma princesa inglesa moderna surge imediatamente em nossas cabeças. Mas é um erro acreditar que o estilo elegante é privilégio da realeza.
O significado da palavra "elegante"
Pela primeira vez, a lendária Coco Chanel falou sobre elegância. Ela acreditava que elegância não é sinônimo de beleza. O principal é que as roupas combinem com a pessoa, e ela possa se sentir confortável com elas em qualquer lugar. Isso é algo que está fora de moda. Ou seja, elegância é sinônimo de bom gosto.
Uma pessoa de bom gosto nunca seguirá a moda caprichosa e todos os seus “guinchos”. Ele escolherá apenas aquilo com que se sente confortável e o que é apropriado para cada ocasião. Essas pessoas não desejam surpreender e chocar com sua aparência.
O que é estilo elegante
É um equívoco comum pensar que roupas elegantes estão disponíveis apenas para os escalões superiores da sociedade. Muitas jovens ricas não sabem escolher um guarda-roupa e combinar as coisas, por isso às vezes parecem uma árvore de Natal.
Se você colocar esforço e imaginação, poderá criar um visual elegante por muito pouco dinheiro.
Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a escolher um guarda-roupa elegante:
- Uma coisa não deve ser algo “único”. Deve caber em pelo menos três looks (combinar com coisas existentes). Isso não só economizará seu orçamento, mas também ajudará você a manter todos os itens do seu guarda-roupa no mesmo estilo. A opção “comprar sapatos que combinem com o vestido” não funcionará.
- As coisas devem estar sempre limpas e bem cuidadas. Você não pode ir a lugar nenhum com uma jaqueta amassada ou suja, nem mesmo à loja da esquina. E não importa se isso é de um designer famoso.
- Não escolha coisas com cores “gritantes”. Em primeiro lugar, são mais difíceis de combinar com outras coisas e acessórios e, em segundo lugar, nem sempre realçam favoravelmente a figura. As cores devem ser lacônicas e monótonas.
- Accessorize seu visual, mas não o sobrecarregue. As joias devem ser sempre apropriadas. É considerado falta de educação usar brincos de diamante se você não for a um evento especial.
- Cada ocasião deve ter seu visual básico: celebração, piquenique, caminhada, etc.
Na hora de montar um guarda-roupa elegante, você não deve ceder a desejos momentâneos e comprar tudo o que gosta. É assim que um “acampamento cigano” vai se instalar no seu armário. Mostre moderação e combine todos os elementos do seu guarda-roupa.
Mulher elegante: como ela é?
Essas mulheres são imediatamente visíveis. Não importa de que classe social ela vem ou qual é a sua profissão.
- Gestos. Essas mulheres não são caracterizadas por gestos ativos. Para se dirigir a você, ela virará suavemente a cabeça; para concordar, ela acenará levemente; se quiser complementar o que foi dito com um gesto, ela acenará suavemente com a mão;
- Maneiras. O riso é tranquilo, a fala é calma.Tudo deveria ser natural! Mas o tédio fingido também não serve. Afinal, uma mulher elegante deve ser charmosa, as pessoas devem gostar dela;
- Postura. Costas retas, pernas retas, braços levemente flexionados na altura dos cotovelos, ombros suavemente abaixados e queixo levantado;
- Poses. Sentada no transporte ou em outros lugares lotados, uma senhora nunca abrirá os joelhos. Mesmo que ela esteja usando calças. Ele só cruzará as pernas se isso não incomodar ninguém e se o comprimento e o corte da saia permitirem;
- Maneira de andar. Deve ser leve, em que as pernas, braços e quadris se movam. Não importa se você está usando salto alto ou sapatilha - pisar nos calcanhares não é elegante. Essa marcha, aliada à postura correta, cria o efeito de harmonia;
- Discurso. Uma mulher elegante deve ser confiante, calma e diplomática nas conversas. Não se abra muito com estranhos e seja gentil com seus conhecidos. Ela também está atenta ao interlocutor, olha-o nos olhos e chama-o pelo nome. Formula seus pensamentos de maneira bela e clara;
- Erudição. A educação e a leitura são algo sem os quais uma mulher não conseguirá manter nenhuma conversa.
A elegância se manifesta em tudo: nas roupas, na fala, na linguagem corporal. É atemporal e acessível a todos. Uma mulher elegante sempre chama a atenção e a comunicação com ela deixa apenas impressões agradáveis.