As mulheres nem sempre podiam usar calças - isso é do conhecimento de todos há muito tempo. Acredita-se que Mademoiselle Coco os introduziu na moda, mas segundo outra versão, esse mérito é atribuído a Yves Saint Laurent. No entanto, poucas pessoas sabem que as tentativas de “vestir” as mulheres com calças e livrá-las dos espartilhos enfadonhos e simplesmente perigosos foram feitas no século XIX. A Esta ideia foi expressa por ninguém menos que o notório Oscar Wilde.
Primeiras dicas
Na década de 1880, Wilde ainda não era reconhecido como um escritor e poeta talentoso. Mas ele já ganhou fama como fashionista e esteta refinado. Além disso, era conhecido por seu espírito rebelde, insolência e desrespeito a tudo que considerava convenções seculares.
É claro que muito tempo se passou desde o surgimento das declarações ousadas de Wilde e sua esposa até que as mulheres se recusassem a usar espartilhos e anáguas de várias camadas. No entanto, um começo foi dado.Mesmo que não de imediato, a ideia inovadora expressa pelo excêntrico escritor e apoiada pela sua esposa foi adoptada. O tempo passou, as mulheres se livraram da necessidade de usar roupas que contraíam o corpo e restringiam os movimentos. E logo começaram a usar calças em todos os lugares.