Um movimento estranho às vezes se transforma em um desastre para as roupas - o tecido fica preso em algo pontiagudo e quebra. O item está irremediavelmente danificado? De jeito nenhum, porque existem patches! Você acha que isso é uma relíquia do passado? Mas os japoneses não pensam assim! Seus patches boro desfilam triunfalmente nas passarelas da moda...
Patch “boro” japonês – o que é?
A técnica boro envolve o uso de retalhos de tecido no processo de costura de roupas.
REFERÊNCIA! Nos últimos anos, a técnica patchwork vem ganhando popularidade. Afinal, simboliza o respeito à natureza e permite o reaproveitamento de materiais.
O patchwork teve origem em famílias japonesas de baixa renda. Então as pessoas não tinham escolha senão prolongar a vida útil de suas roupas costurando sobras de tecido.
No entanto Hoje em dia, esta técnica tornou-se o centro das atenções de muitos designers populares..
O que há de único no patch tradicional japonês?
Há muitos anos, os camponeses japoneses pobres foram forçados a usar remendos nas suas roupas. Como o algodão era considerado um verdadeiro luxo, artesãos criaram fantasias em tecido de cânhamo, costurando-as com fio de algodão.
Assim surgiram muitas técnicas de costura ornamental. Os pobres trabalhavam com as mesmas roupas, sem condições de comprar um terno novo.
Claro que com o passar dos anos as roupas foram rasgadas, por isso precisaram de “restauração”. Os pobres costuravam cada vez mais retalhos de tecido. E com o tempo, tornou-se uma tradição familiar que foi transmitida de geração em geração. Aos poucos, o remendo japonês adquiriu muitas características que o diferenciam de outros tipos de costura a partir de retalhos de tecido.
ATENÇÃO! A cor e a densidade do jeans moderno o tornam um tecido ideal para patchwork.
Características da técnica de patch “boro”
A técnica de patch japonesa possui vários recursos.
- Os artesãos criam desenhos incomuns em tela usando "avançar a agulha". Isso ajuda não apenas a costurar o material com eficácia, mas também a dar-lhe uma aparência estética.
- O amor japonês desenhos florais. São encontrados em forma de bordados ou remendos já pintados.
- Entra em jogo patchwork, borlas e franjas como decorações.
- Mestres não use máquinas de costura durante o trabalho. Tudo é feito com as próprias mãos, porque a alma está colocada em cada peça.
- Os tecidos mais comumente usados são seda em vez de algodão.
A técnica japonesa do patch adquiriu sua face atual através de um longo processo de renovação e transição de geração em geração. Iniciando sua jornada nas mãos dos pobres, “Boro” entrou nas oficinas de designers profissionais e encontrou o seu caminho nos itens de guarda-roupa mais elegantes.
IMPORTANTE! O ponto sashiko é mais frequentemente usado para unir abas. Devem ser usados fios brancos, azulados e azuis. Para facilitar o processo de costura, é melhor usar um dedal de metal.
Como o boro é usado no Japão?
Os japoneses reverenciam a técnica do patchwork, tratando-a como parte da história e uma lembrança de seus ancestrais.
É claro que encaixar com sucesso peças com remendos em seu guarda-roupa não é tão fácil. No entanto A maioria dos elementos do guarda-roupa “patchwork” se encaixam harmoniosamente no estilo casual.
Algumas marcas japonesas usam boro apenas no processo de criação de roupas. Ao mesmo tempo, eles usam apenas materiais caros e trabalham manualmente. O custo desses produtos é alto. Porém, os fãs das técnicas de patchwork conseguiram encontrar seu charme nessas roupas.
IMPORTANTE! A técnica boro, além do aspecto estético, também possui um significado funcional. As abas ajudam a esconder manchas e buracos nas roupas e permitem alongar os itens do guarda-roupa.
Patch japonês na moda moderna
Coisas costuradas com muitos retalhos parecem extremamente incomuns.
- Às vezes, os amantes ricos do Oriente compram quimonos velhos, bordados com muitos pedaços de cânhamo, e penduram-nos na parede. como uma decoração interior incomum.
- As fashionistas usam peças feitas com remendos no dia a dia, encaixando-as organicamente em seu estilo casual. Camisas inusitadas contendo retalhos de tecidos delicados com estampas diversas combinam idealmente com saias longas ou jeans.
- Bolsas de retalhos encontraram uso generalizado em todo o mundo. A propósito, você mesmo pode costurar essa bolsa sem usar uma máquina de costura.
- A técnica do boro encontrou ampla aplicação no estilo Mori. Roupas com várias camadas, uma combinação de estilos, tons e tecidos criam uma imagem holística.
É surpreendente que uma técnica de costura inventada por pessoas pobres há vários séculos tenha ganhado grande popularidade entre os designers do nosso tempo. Até marcas conceituadas usam o boro para criar coleções exclusivas. Eles contam com os recursos dessa técnica, transmitidos de geração em geração.