Um cardigã feminino com padrão jacquard é bastante difícil de tricotar, mas os resultados definitivamente valem o esforço: a oportunidade de tricotar uma peça única com um padrão interessante em seu guarda-roupa. Para quem nunca trabalhou com padrão jacquard, é recomendável começar com padrões geométricos - será mais fácil ver a simetria neles.
Para tricotar um cardigã clássico é preciso tricotar em redondo, depois fazer um corte na linha da frente e tricotar as tiras.
O padrão jacquard tem tiras longas e funciona melhor se combinar no corpo e nas mangas. Para facilitar a obtenção desse resultado, recomenda-se tricotar primeiro as mangas - assim você poderá fazer ajustes na hora de tricotar o corpo posteriormente.
Seleção de fios
Você precisará de pelo menos duas cores de fio. Para criar um padrão jacquard, você pode escolher qualquer tipo de fio, mas é importante considerar:
- Devem ser da mesma qualidade e espessura.
- Vale dar preferência aos fios com tinta bem fixada.
- Um material antiderrapante e elástico, como a lã natural, é o melhor.
Esquema e padrão
Esquema A – costas, B – prateleiras, C – mangas. Em cada padrão, 1 quadrado equivale a 1 laço e 1 linha.
A formação do padrão ocorre tanto na frente quanto no verso do produto, pois todas as linhas ímpares estão na frente, todas as linhas pares estão atrás.
Na parte de trás do cardigã, o padrão ficará pouco visível, por isso é importante não se desviar do padrão.
Antes de começar a tricotar um produto, é aconselhável tricotar uma pequena “amostra” para se acostumar com o padrão.
Descrição passo a passo do tricô
Na hora de fazer um jacquard, é importante levar em consideração que o fio que não funciona fica do lado avesso, formando um broche. Portanto, você não precisa tricotar mais do que 4-5 voltas sem mudar a cor ou prender os fios.
O padrão jacquard é tricotado em ponto meia segundo os padrões A-C. Para cada parte, os loops são feitos com 1 vez de largura entre as setas aeb e o número de linhas indicado no diagrama.
Voltar
Tricotado no ponto A contado, em toda a largura. Diminuir em ambos os lados (7 pontos cada, depois diminuições especiais 8 pontos cada). Após a última carreira do modelo, tricotar em ponto meia e arrematar 3 malhas de ambos os lados para a cava.
Prateleiras (esquerda, direita executadas simetricamente)
Montar 58 pontos, tricotar de acordo com o padrão de largura total. Em seguida, retirar 6 ms/pts da direita. No interior, fazer diminuições especiais de 8 ms/pts. Depois da última carreira, tricotar em meia, fazer uma cava como nas costas. Na 26ª carreira, feche as cavas à esquerda para cortar o decote. À direita está o chanfro do ombro, como nas costas.
Mangas
Eles podem ser iniciados como um primeiro passo para uma simetria mais precisa. Montar 55 pontos, tricotar conforme padrão C, em toda a largura.
Para chanfros, diminua 2p em ambos os lados. (51 p. após 52 carreiras). Após a última carreira do padrão contado, tricotar em ponto meia. Da borda montada até a bainha de ambos os lados, feche 3 pontos, a cada 2 carreiras. Em seguida, arremate os 15 pontos restantes.
Conjunto
Nesta versão, na montagem, as bordas são amarradas e dois ganchos são costurados por cima (as tiras de botões não são tricotadas).
Primeiro, 74 voltas são lançadas ao longo das bordas verticais das prateleiras. A orla é tricotada de acordo com o padrão (1 carreira liga com pontos liga, 1 carreira meia com pontos meia, 1 carreira liga com pontos meia) fechando ao mesmo tempo as alças.
Para gola dupla, montar 72 pontos e tricotar em ponto meia.
Dobre a gola ao meio, dobrando-a para dentro. Em seguida, faça a bainha pelo avesso e costure pelas pontas. Costuram-se as mangas, depois fazem-se as costuras laterais e as costuras das mangas e cosem-se os ganchos (o primeiro no início, o segundo 8 cm abaixo).