Hoje, no nosso mundo multinacional, cada vez mais pessoas querem enfatizar a sua origem. Algumas pessoas preferem a cozinha nacional, algumas visitam regularmente parentes na sua pequena terra natal e ouvem música folclórica, e algumas até decidem introduzir elementos de roupas tradicionais modernizadas no seu guarda-roupa. Neste material contaremos o que é o cossaco e quais variedades ele possui. Uma característica especial do kazakin é sua natureza multivetorial: de fato, agasalhos com formato semelhante podem ser encontrados em muitos países; Os cossacos de diferentes locais diferirão fundamentalmente, principalmente no tecido e na decoração. No final do artigo descreveremos passo a passo como costurar corretamente um cossaco com as próprias mãos, que tipos de cossacos existem e como adaptá-lo a quase todos os estilos.
O que é Kazakin?
Kazakin é um tipo de agasalho encontrado em diversos países. A aparência do cossaco pode variar ligeiramente.Na maioria das vezes, a palavra “cossaco” é usada para se referir especificamente ao vestuário masculino, mas em alguns países (por exemplo, França, Ucrânia e Rússia) o mesmo termo também foi usado para se referir ao vestuário feminino. Externamente, o cossaco parece uma jaqueta aberta, expandindo-se para baixo.
De onde veio o cossaco e que variedades ele possui?
As primeiras menções ao casaquin encontram-se em França (até o nome deste tipo de roupa vem do francês “casaquin”) em meados do século XVIII. Na França, a jaqueta cossaca justa, cortada com peplum e fechada com botões, era popular na França e usada principalmente por mulheres. Inicialmente, os fashionistas parisienses usavam o cossaco como roupa de casa, mas depois o tecido desse produto ficou mais grosso e passaram a usá-lo para visitas ou passeios. Muito provavelmente, esta roupa veio da França para a Rússia por volta do início do século XIX, onde se tornou um tipo popular de agasalho em meados da década de 1850. O tipo russo de cossaco lembrava um cafetã curto, decorado na cintura com pequenos babados. Ao contrário do ancestral francês, a versão doméstica do cossaco era equipada com gola alta e presa com ganchos. A gola e as mangas foram enfeitadas com tranças ou fios coloridos. Já no início do século XX, no Império Russo, o cossaco passou a fazer parte do uniforme de policiais e policiais. Mas esta palavra também poderia ser usada, inclusive em relação aos caftans femininos e quaisquer outras variações das roupas tradicionais russas.
Kazakin também é o nome do tradicional caftan tártaro. Ao contrário da explicação lógica “francesa” da aparência do cossaco, os tártaros afirmam que o seu cossaco veio do uniforme militar tártaro e não tem nada a ver com o homônimo estrangeiro.Assim como o cafetã russo, era ajustado e tinha babados nas costas, mas na aparência lembrava um longo meio cafetã de padre.
Assim, hoje tipos muito diferentes de agasalhos são chamados de cossacos. Podem ser coisas bastante comuns, que lembram jaquetas isoladas que você pode usar para trabalhar, ou roupas étnicas sofisticadas para Tatar Sabantuys. Os cossacos mudaram sob a influência das novas tendências da moda e preferências dos designers, mas mantiveram características comuns: silhuetas justas, calças largas, mangas e golas acentuadas.
Quais materiais são necessários para costurar um cossaco com as próprias mãos:
- Um pedaço de material denso. A escolha depende de qual versão do cossaco você vai costurar: pode ser lã ou tecido grosso.
- Materiais de costura (agulhas, linhas, tesouras, alfinetes, giz, etc.).
- Padrão ajustado às dimensões do modelo.
- Material para desenho de mangas e gola. Pode ser trança, pele ou até renda.
- Ganchos ou botões.
Costura passo a passo de um cossaco com as próprias mãos em casa
Este padrão é projetado para costureiras comuns que já lidaram com costura de agasalhos. Observe que o padrão apresentado não possui costuras laterais: as prateleiras são conectadas na lateral das costas. Se desejar, você também pode costurar bolsos no kazakin para adicionar funcionalidade.
- Fixe no tecido o molde já ajustado ao modelo e deixe uma margem de 2,5 cm, observe a posição do fio da fibra (caso opte por costurar um cossaco em tecido).
- Abra as peças, deixando espaço para sobras. Você deverá ter: prateleiras emparelhadas com partes laterais, meio das costas, parte inferior das costas, duas partes superiores e duas inferiores da manga, uma gola.Se desejar, você pode adicionar duas tiras aos bolsos.
- Conecte a parte central das costas e das prateleiras com as partes laterais.
- Costure a parte inferior das costas ao fragmento resultante.
- Faça o franzido nas costas e prenda-o.
- Costure a gola no decote.
- Conexão entre as partes superior e inferior das mangas cossacas.
- Costure as mangas nas cavas.
- Faça a bainha em todas as bordas cruas.
- Prenda os ganchos e laços.
- Decore as bordas da gola e das mangas com bordados, tranças ou peles.