Enquanto algumas peças de roupa evoluíram gradualmente, outras andaram pelo mato. Meias-calças, por exemplo, originalmente eram mais parecidas com leggings e, por muito tempo, meias separadas. A versão completa foi inventada inteiramente por acidente. Porém, como o nome russo da coisa. Vou te contar tudo isso hoje!
"Ancestrais" de meia-calça
As primeiras meias foram feitas na Grécia Antiga no século VI aC, como evidenciado por escavações arqueológicas e imagens em baixos-relevos antigos. Naquela época eram tricotados com lã fina, mas depois essa tecnologia foi esquecida e restaurada novamente apenas no século XIII. Naquela época, meias de seda, veludo ou lã eram usadas pelos homens, nobres cavalheiros da moda nas cortes dos reis franceses e espanhóis.
Acredita-se que as meias femininas entraram na moda graças à Rainha Elizabeth I da Inglaterra.Ela costumava usá-los, embora naquela época as pernas das mulheres estivessem constantemente escondidas sob saias longas e cheias. Durante o reinado de Elizabeth I, em 1589, foi fabricada a primeira máquina de tricô para a produção de meias de lã e seda. As meias tricotadas revelaram-se mais finas e, por isso, tornaram-se muito populares.
Boom de meia
Este é um ponto de viragem na história das meias. As calças compridas entraram firmemente na moda masculina, mas as meias caíram no esquecimento. Eles foram substituídos por meias curtas. As saias das mulheres ficaram mais curtas e a necessidade de meias aumentou muito.
A primeira máquina de tricô industrial foi inventada por William Cotton em 1868, e as meias começaram a ser produzidas em massa. Ao mesmo tempo, foram criadas “seda artificial” e viscose. As coisas começaram a ser feitas a partir dele em 1910. O linho de viscose era um pouco mais transparente e macio, semelhante à seda, mas era mais barato.
Nylon da DuPont
Em 1935, um grupo de cientistas da empresa americana DuPont tentou inventar um material com propriedades da seda. Foi assim que surgiu a primeira fibra sintética de alta resistência do mundo - o náilon. Sua força foi apreciada pelos fabricantes de meias e, em 1939, eles lançaram o primeiro lote de meias de náilon, que imediatamente ganhou grande popularidade. O slogan da época era que eles tinham “a resistência do aço e a delicadeza da teia de aranha”.
Em maio de 1940, foram vendidos 4 milhões de pares de meias! Foi um verdadeiro boom.
O nascimento das meias
O item deve sua aparição à celebridade, atriz, cantora e dançarina americana Ann Miller. Naquela época, as meias eram costuradas nas roupas íntimas para que se pudesse dançar livremente. Se eles rasgassem, isso se tornaria um problema real.É por isso que Ann Miller pediu pessoalmente ao fabricante de meias que criasse algo para ela que pudesse ser facilmente tirado e colocado com a mesma facilidade. Assim, na década de 1940, nasceram as meias-calças.
A Segunda Guerra Mundial suspendeu sua produção, pois todas as matérias-primas foram destinadas às necessidades do exército. Esses itens do guarda-roupa feminino tornaram-se instantaneamente escassos. Depois da guerra, a demanda cresceu altíssima e enormes filas para comprar meias-calças nas lojas eram uma ocorrência comum.
Enquanto isso, a tecnologia não parou. Os produtos adquiriram diferentes cores e densidades. Na década de 50 surgiram as primeiras meias sem costura.
Lycra e minissaias
Um acontecimento significativo daquela época foi a invenção da minissaia, inventada pela estilista britânica Mary Quant. A partir desse momento, a meia-calça se consolidou no guarda-roupa de todas as mulheres, independente de idade e posição social.
Ao mesmo tempo, a empresa DuPont inventou o spandex de fibra elástica (elastano), que hoje é conhecido por todos pelo nome de “lycra”. Com o advento do novo material, as meias começaram a se ajustar melhor à perna, e sua aparência mudou e ficou mais bonita. Porém, a lycra não foi imediatamente utilizada na fabricação de meia-calça, foi originalmente criada para melhorar a qualidade da roupa íntima feminina.
Por que exatamente "meia-calça"
A moda mundial chegou à URSS vinda da Tchecoslováquia no início dos anos 60. O nome “kalhoty” foi emprestado dos tchecos. Traduzido, significa literalmente “calças”. Embora no GOST soviético por muito tempo as meias fossem chamadas de “leggings”.
Na década de 60, na URSS, eles eram realmente caros. Já na década de 70 surgiram produtos da RDA. Eles eram visivelmente mais baratos, mas ainda assim nem todos podiam comprá-los.As mulheres cuidavam das meias, usavam-nas até ficarem furadas e depois cerziam-nas.
A produção própria na URSS foi lançada na Fábrica de Meias de Brest. Porém, as primeiras meias eram apenas em tons nude. Eles foram comprados e pintados de forma independente em casa.