Dar uma segunda vida às suas meias favoritas é tão feminino! Com um pouco de tempo, paciência e cuidado, as meias vão se transformar em meias originais para uma festa à fantasia, uma noite romântica ou para o dia a dia.
Ferramentas e materiais
Essa alteração é viável mesmo para costureiras novatas. Para isso você precisará de um conjunto simples de materiais e ferramentas:
- meia-calça;
- linha e agulha;
- borracha;
- tesoura;
- rendas, fitas decorativas e outras decorações.
Meias arrastão são as melhores. Eles são fáceis de aparar e não haverá flechas.
Meias de náilon comuns também servem, mas você terá que se esforçar mais. Você também pode refazer meias de malha quentes.
IMPORTANTE! A agulha para trabalhar deve ser fina. Afinal, o náilon é um material muito delicado. Uma quebra em uma fibra resultará em uma flecha.
O fio é levado para combinar com a cor do náilon ou com a cor da decoração que será utilizada. Deve ser liso, sem nós e suficientemente forte. Ficará ainda melhor se você pegar um fio elástico.
Para a alteração utiliza-se um elástico largo para que fique bem na perna e não a aperte. Você pode tirar um elástico da mesma meia-calça, dividindo-o em duas partes.
ATENÇÃO: A tesoura precisa estar afiada para poder cortar bem o náilon, sem mastigá-lo ou rasgá-lo.
Você pode levar uma variedade de decorações: rendas para combinar com náilon ou contrastantes, fita larga de cetim ou pequenos laços de fita, strass ou lantejoulas multicoloridas, apliques ou tiras de pele.
Fazendo meias com meia-calça passo a passo
Quando todos os materiais e ferramentas forem coletados, você poderá começar a trabalhar. Apenas alguns passos e as meias estarão prontas:
- Apare a parte inferior da meia-calça. Se as meias forem planejadas para serem longas, apenas as próprias calcinhas serão cortadas. Se o produto estiver logo acima do joelho, o comprimento é medido e duas meias idênticas são cortadas na largura do elástico acima da marca. Para medir o comprimento corretamente, você deve usar meia-calça. No entanto, você não pode se isolar.
- Queime a borda. Para evitar que o náilon solte flechas, é necessário queimá-lo com fogo. Para fazer isso, é conveniente usar uma vela em um suporte. Você precisa esticar levemente a borda cortada com as duas mãos e movê-la rapidamente para o lado do fogo. O movimento deve ser suave, sem saltos. Caso contrário, a linha ficará irregular. Não coloque o tecido muito perto do fogo, pois pode pegar fogo.
IMPORTANTE! É impossível queimar duas bordas ao mesmo tempo, caso contrário elas ficarão grudadas.
Além do fogo aberto, você pode usar um corte quente. A essência do método é que o náilon seja cortado com uma tesoura quente. Uma lâmina quente derreterá o tecido quando cortado e o assará imediatamente. Neste caso, a tesoura deve ter cabo de plástico ou borracha. Segurando as alças, é necessário aquecer as lâminas no fogo. Corte o náilon em apenas uma camada.Isso significa que você não pode cortar meias dobrando-as ao meio. Basta cortar cada meia em círculo.
- Costure um elástico. Será mais conveniente fazer uma dobra para o elástico e depois inseri-lo ali. Para isso, é necessário dobrar a ponta na largura do elástico e costurá-lo, dobrando a borda queimada para dentro. As costuras devem ser feitas com muito cuidado para não rasgar o náilon. Eles não devem ser muito grandes, caso contrário a meia ficará saliente. Ao costurar com fios não elásticos, o produto deve ser esticado para que a costura estique junto com o elástico. Em seguida, insira-o e prenda-o.
A segunda opção é costurar o elástico do lado avesso. Neste caso, a borda queimada é dobrada para dentro.
- Costure a decoração ao longo da borda superior. Você pode costurar lindas rendas por cima. Decore com fitas ou strass brilhantes e lantejoulas. Ou, por exemplo, costure o focinho de um coelho. Tudo o que a imaginação é capaz.
O toque final pode ser gotas de silicone transparente na parte interna do produto acabado. Após a aplicação, o silicone deve ser espalhado sobre o náilon em uma tira fina e deixado secar. Graças a isso, as meias ficarão melhor na perna sem escorregar.
Fazendo uma cinta-liga
Se as meias continuarem a cair, você também pode fazer um cinto para elas com suas próprias mãos.
Para isso você precisará de:
- renda elástica larga;
- fita com 10 mm de largura;
- fechos para meias;
- linha, agulha, tesoura.
Primeiro você precisa medir a renda de acordo com o volume dos seus quadris. Costure as bordas para fazer um anel.
CONSELHO: Se a renda não for elástica, será necessário fazer um fecho. Podem ser pequenos botões, ganchos, fechos de alfinetes e laços.
Em seguida, corte a fita em 4 pedaços de 30–35 cm cada e prenda um fixador e um anel de ajuste em cada um.Costure as fitas na renda de forma que duas fiquem na frente, duas atrás e no meio de cada perna. Resta ajustar o comprimento de cada um com um anel, decorar com laços ou strass e o cinto está pronto.
Assim, ao passar uma hora, você poderá ganhar uma novidade exclusiva que seus amigos vão invejar.