Quando criança, quando ia para o jardim de infância, muitas vezes usava meia-calça do lado avesso. Mamãe mais uma vez resmungou e disse que tinham duas listras nas costas especialmente para pessoas distraídas como eu, para eu não esquecer de que lado colocar. Agora, quando já estava colocando meia-calça de náilon, comecei a pensar: por que a meia-calça infantil tem duas costuras atrás, mas a dos adultos não, e por que elas estão aí?
Como ficaram as 2 costuras na parte de trás da meia-calça?
A transição das meias para as calças justas ocorreu durante a prosperidade do rock and roll. Não era conveniente dançar ritmos incendiários de meia, então a produção decidiu combinar pantalonas e meias em uma só peça. Mas então por que as meias têm duas costuras nas costas e as pantalonas não?
Antes do advento do elastano e de outros materiais altamente elásticos, as meias femininas incluíam algodão, mas ele não esticava nada. O produto tinha que caber bem na perna.Como o volume na parte de trás é um pouco maior, começaram a costurar uma parte em forma de cunha para dar volume e evitar que o material rachasse na costura.
Referência! As duas listras nada mais são do que costuras. Hoje em dia apenas os modelos infantis são feitos de algodão, por isso permanecem duas listras neles.
Existem outras costuras. Lembre-se de como nossas avós desenhavam listras nas pernas com um lápis preto, representando meia-calça. No pós-guerra, ter um par de meias no guarda-roupa era um luxo. Então eles tiveram que improvisar um pouco. Duas costuras nas costas ao longo de todo o comprimento da perna nos modelos modernos desempenham um papel decorativo. Mas antes, quando a produção das meias estava apenas começando, eram feitas duas costuras nas costas com colagem de tecido de náilon, surgiram máquinas que podiam tricotar o tecido em círculo e a tecnologia de fabricação mudou, junto com o design.
Por que há 2 costuras nas costas?
As costuras na parte de trás da meia-calça também têm uma desvantagem - após repetidas lavagens, a parte em forma de cunha tende a esticar e ceder, o que prejudica muito a aparência. E se forem feitos de material de baixa qualidade, isso acontece muito rapidamente e esse defeito não pode ser corrigido.
Já a presença de duas listras na parte de trás da meia-calça indica que a peça não é de muito boa qualidade. Na maioria das vezes, os fabricantes produzem modelos sem costuras. Esses produtos se ajustam perfeitamente à perna e são completamente invisíveis. Com eles você pode até usar um vestido semitransparente e de silhueta justa, e ninguém saberá o que você está vestindo por baixo.
Parece atraente também. Hoje em dia fazem listras só para deixar as pernas sedutoras. Não está claro?