Recentemente comprei um macacão jeans chique e me perguntei onde e quando apareceu a primeira cópia desse item de guarda-roupa? Vamos descobrir!
Acontece que os primeiros macacões surgiram na Idade Média. Essas roupas eram usadas principalmente por palhaços, bufões, mágicos e alquimistas. Essas fantasias protegiam seu dono de lesões durante a execução de truques.
No século XIII, apenas os ricos encomendavam macacões e apenas para os filhos. A população pobre não tinha condições de comprar essa peça de roupa. Não é justo, certo?
A próxima onda na moda de macacões ocorreu no século 19 - durante a corrida do ouro na América. O empresário industrial Levi Strauss cria um traje durável, confiável e resistente para trabalhadores da indústria de mineração de ouro. Portanto, a qualidade desses macacões era extremamente baixa, mas você não se importava em sujá-los. A atenciosa e inteligente Levi Strauss iniciou a produção mais intensiva desta peça de roupa de trabalho na década de 70. O jeans foi escolhido como material para o manto - além de prático de usar, é agradável ao corpo.
Esta peça de roupa está rapidamente se tornando popular entre agricultores e trabalhadores devido ao seu corte confortável e muitos bolsos. Os primeiros macacões foram fabricados e utilizados nos Estados Unidos.
Durante a Primeira Guerra Mundial, essas roupas passaram a fazer parte do guarda-roupa feminino. Naquela época, todos os homens eram convocados em massa para o front, e o sexo mais fraco tinha que ficar diante da máquina e trabalhar pelo bem de seu país. Além disso, este traje industrial tornou-se a roupa preferida dos pilotos e foi um elemento de seu equipamento por muitos anos.
Com o desenvolvimento do progresso científico e tecnológico, ocorrem mudanças em todas as esferas da vida humana. “Evolução” nem passou pelo macacão. Por várias décadas, os desenvolvedores ficaram intrigados com o material do traje e decidiram optar pelo látex. Devido ao fato de essas roupas serem mais utilizadas em fábricas de produtos químicos, o látex elástico e ventilado era o ideal.
E aqui vem o ponto culminante! A explosão da indústria da moda ocorreu nas décadas de 60-70 do século passado. Os estilistas começaram a mostrar suas modelos de macacão na passarela. Pierre Cardin, Yves-Saint Laurent, os irmãos Gerard e Patrick Paryant faziam cada vez mais combinações que eram usadas com prazer por homens e mulheres.
Provavelmente as mais comuns e variadas são as versões femininas, que diferem não só na composição do material, mas também no corte.
Os modelos masculinos são mais utilizados pelos jovens, pois são confeccionados principalmente em jeans. Esses produtos são geralmente decorados com rebites, zíperes, bolsos e outros acessórios elegantes feitos no mesmo estilo.
Os macacões infantis são geralmente uma forma de arte separada para os designers de hoje.São feitos de materiais de alta qualidade, são fáceis de cuidar, são brilhantes e elegantes.
E vamos terminar a história do macacão especial para o trabalho. Eles são feitos de materiais muito duráveis e resistentes ao desgaste. Essas roupas são destinadas a construtores, eletricistas, mecânicos, químicos e representantes de muitas outras profissões.
Então eu não sei você, mas eu descobri por mim mesmo de onde vem uma coisa tão maravilhosa e confortável como um macacão. Com toda a variedade de modelos modernos, cada pessoa poderá escolher o que mais lhe convém para trabalho ou lazer.