O macacão é uma boa solução para quem tem tempo e vontade de costurar algo para uma criança com as próprias mãos. Isso também é viável economicamente: afinal, tecidos e acessórios são mais baratos que roupas prontas. Com tal coisa (quente ou leve) a criança se sentirá bem tanto no inverno quanto no verão. Será conveniente para ele correr, pular e explorar o mundo. Ou durma em um carrinho, se ele ainda for um bebê.
Macacão: beleza e conforto para uma criança
Os macacões são reconhecidos como uma das peças mais convenientes e práticas do guarda-roupa infantil. Tanto na versão de inverno quanto de verão deste traje, a criança fica protegida ao máximo. No inverno - do frio, no verão - da poeira e sujeira. Os movimentos do bebê são livres, o máximo conforto é garantido: nada cai, nada se desprende se a roupa tiver zíper ou velcro.
Costurar um macacão infantil sozinho não é difícil, basta ter um pouco de paciência e diligência.
Você pode decorar essas roupas de qualquer maneira - com muitos bolsos, bordados, apliques.
Ao costurar, preste atenção aos seguintes pontos:
- As costuras não devem ser ásperas, principalmente se as roupas forem de verão.
- O tecido pode conter uma pequena porcentagem de sintéticos para que não encolha na lavagem, mas se estamos falando de macacão de verão esse aditivo deve ser pequeno. Um terno de meia estação resistente à umidade será sintético, mas é melhor fornecer um forro “respirável”.
- É melhor escolher um corte espaçoso para que o bebê fique realmente confortável.
- O velcro é mais fácil de costurar do que o zíper, mas será mais fácil para uma criança mais velha desfazê-lo acidentalmente.
Um macacão feito de capa de chuva, tecido resistente à água, resolverá o problema da umidade do outono. Um macacão de verão confeccionado com tecidos naturais será ventilado e pode ser facilmente lavado após jogos vigorosos. Top e calça jeans são a opção mais prática para caminhar.
Como fazer você mesmo um padrão de macacão
Você precisará de parâmetros. Meça a altura da criança, comprimento das costas, comprimento da manga do braço, pescoço, cintura e circunferência do peito. Esses números podem ser usados posteriormente. Além disso, podem ser necessários a profundidade da cava, o comprimento dos ombros, o comprimento das pernas e a circunferência do punho.
IMPORTANTE! Ao criar um padrão, deixe margens de costura de 1,5 a 2 cm.
O comprimento das mangas e pernas também deverá ser calculado com margem de 4 a 5 cm para bainhas. Ao mesmo tempo, muitos desenhos de padrões são feitos sem levar em conta as tolerâncias e você mesmo terá que fazer a correção.
Via de regra, o padrão do macacão é composto por partes das pernas, frente, costas, mangas com punhos e capuz. Nas outras versões, metade das costas e metade das mangas são uma só peça, divididas de forma semelhante em duas partes frontais.
Para macacões de inverno é necessário forro, para macacões de verão é opcional.
Você pode usar um padrão pronto.
Padrão pronto de macacão de inverno com capuz para criança de 1 a 3 anos
Vejamos o diagrama para construir o desenho de um macacão de inverno com capuz de três partes. Devido ao longo fecho da garganta até a parte inferior, será conveniente vestir o bebê, os bolsos permitirão esconder luvas ou mãos congeladas no caminho para casa.
Aqui os cálculos são feitos para uma altura de 80–90 cm, mas você precisa substituir suas medidas.
Ou macacão com um zíper e “orelhas” engraçadas.
Padrão de macacão de verão para bebê de 3 a 5 anos
Os conjuntos de verão irão agradar tanto a meninos quanto a meninas. Curto ou longo, brilhante e alegre, o macacão é roupa ideal para brincar na caixa de areia e correr no quintal.
Aqui está uma opção divertida e bastante simples - mangas curtas e calças com fecho de botão.
ATENÇÃO! Antes de cortar o material, convém lavá-lo previamente em água morna para que o tecido encolha. Então você não ficará desapontado depois de costurar e da primeira lavagem. Isto é especialmente verdadeiro para materiais naturais - linho, sarja, cetim, chita.
Existe uma maneira chamada preguiçosa de costurar um macacão simples de verão. Pode até ser cortado de coisas antigas. Como o macacão ficará bem solto, você pode cortá-lo sem primeiro criar um padrão. Um método para mães muito corajosas e experientes.
Aqui você só precisa do valor do “comprimento do assento”. É medida entre as pernas, a fita métrica é aplicada na parte de trás da cintura e passada para a frente.
Então os shorts são feitos. A+B – apenas a profundidade do assento.
Nesse caso, o top é feito de uma blusa ou vestido velho, mas a mesma peça pode ser cortada de um corte normal. Para a parte superior você precisará do comprimento e largura das costas mais uma margem de 1,5-2 cm para as costuras.
As cavas das mangas são decoradas com babados ao seu gosto.Em vez de fecho, pode-se inserir elásticos ou costurar um macacão para que possa ser retirado e colocado inteiro, sem fechos. O elástico na cintura ajuda na segurança.
CONSELHO! Ao costurar macacões longos, é fácil prever a possibilidade de crescimento. Para isso, as pernas das calças são um pouco mais compridas do que o necessário e finalizadas com lapela larga. O bebê ganha um centímetro de altura - você libera um centímetro de tecido sobrando.
Padrão de macacão jeans com shorts longos para meninas de 5 a 7 anos
Jeans são bons para outono, primavera e verão. Este é um tecido natural, prático, para que a menina fique confortável com ele. Quanto mais jovem for a sua fashionista, mais fino será o tecido.
Isso é muito um macacão simples que pode ser decorado com lapelas de tecido contrastante.
Somado a isso está um cinto estiloso que pode ser amarrado em um laço.
Importante: O jeans deve ser costurado com linha especial. É melhor que a máquina de costura tenha uma agulha endurecida, especialmente forte, adequada para este tipo de trabalho.
Você pode dar preferência ao jeans stretch, pois será confortável correr, descer ladeiras e subir escadas. Stretch requer um modo de costura especial em uma máquina.
Elementos de decoração e acabamento
Quando criança, você pode comprar as roupas mais ousadas e as formas de decorá-las são variadas. Você só precisa seguir algumas regras:
- as decorações não devem sair facilmente se a criança ainda for pequena;
- a decoração não deve ser feita com tinta sintética manchável.
Todo o resto é apenas para o bem!
O bordado deve ser aplicado nas peças antes de serem costuradas. Mas remendos decorativos, bolsos de remendo, etc. – o que for adequado às suas necessidades.
Apliques térmicos em forma de barcos, animais, folhas e flores ficam bem.Basta simplesmente passá-los sobre a peça acabada.
IMPORTANTE! Não exagere nos elementos decorativos. Dê preferência àqueles que são difíceis de rasgar, estragar ou arrancar. Pense em como você lavará suas roupas novas. Freqüentemente, um bolso de remendo com apliques é uma decoração suficiente.