A ciência por trás do desporto cresceu significativamente na última década, com países, bem como outras organizações relacionadas com o desporto, a investir cada vez mais na investigação científica. O resultado são jogadores com preparo físico e resistência como nunca antes. Mas esta pesquisa científica não se limita ao condicionamento físico e à resistência. Isso se estende a outros aspectos do jogo, incluindo roupas, dieta do jogador e muito mais.
Como resultado, uma nova linha de roupas chamada roupas de compressão entrou na arena. E num instante, tornou-se mais importante do que nunca, especialmente com a tecnologia em constante evolução. Afinal, as roupas de compressão são uma das melhores maneiras de melhorar seu desempenho sem nenhum esforço ou treinamento extra.
O que são roupas de compressão
Hoje em dia, roupas de compressão se tornaram um termo usado para descrever roupas super justas, super reveladoras e de cores hilariantes.No entanto, as verdadeiras vestimentas de compressão têm um propósito e benefícios reais. Roupas de compressão adequadas são mais do que apenas tecidos justos. Possui propriedades absorventes para reduzir o acúmulo de suor e reter o calor corporal. Possui densidade ideal para facilitar o fluxo sanguíneo. Mais importante ainda, permite liberdade de movimento.
Além disso, a tecnologia por trás das roupas de compressão pode ser usada em uma ampla gama de aplicações, incluindo meias, shorts, collants, mangas, tops e muito mais. No entanto, o nível de força compressiva nas roupas não é o mesmo para todos os tecidos. Depende de vários fatores, como material, tamanho, estrutura do tecido e formato e tamanho da pessoa.
As roupas de compressão tornaram-se populares porque se acredita que melhoram o desempenho e reduzem o tempo de recuperação de jogadores de críquete e também de badminton.
O uso de roupas de compressão não se limita ao críquete ou ao badminton. É usado em quase todos os esportes.
Como funcionam as calças de compressão
As roupas de compressão são projetadas para fornecer compressão ao corpo, o que aumenta o fluxo sanguíneo e a pressão no membro. Esta última também é conhecida como compressão graduada.
As evidências que apoiam a ciência por trás das roupas de compressão não são conclusivas. No entanto, existem vários estudos que afirmam que as calças de compressão aumentam o fluxo de oxigênio para os músculos em atividade. Além disso, reduzem os níveis de lactato sanguíneo, o que ajuda a melhorar o desempenho atlético.
Em outras palavras, as roupas de compressão melhoram o fornecimento de sangue aos músculos em atividade e o retorno do sangue ao coração.Além disso, também ajuda a eliminar resíduos após jogos ou temporadas de treino para uma melhor recuperação.
Suor e esportes
É geralmente aceito que quanto mais justas suas roupas, mais você sua, e quanto mais você sua, mais difícil será para você jogar. No entanto, as roupas de compressão são normalmente feitas de materiais com propriedades de mecha, portanto, não importa quão apertada seja a roupa, ela reduzirá o acúmulo de suor.
Simplificando, você não precisará mais se preocupar com o suor porque o tecido da sua roupa irá absorver a umidade e afastá-la do seu corpo. Distribuirá o suor para que evapore rapidamente na parte externa do tecido.
Prevenção de Lesões
Todos sabemos como os jogadores internacionais são propensos a lesões durante os jogos, devido aos seus movimentos explosivos, especialmente em condições de frio. As roupas de compressão regulam muito bem a temperatura corporal, o que ajuda a reduzir o risco de danos nos tendões, torções nos ligamentos e músculos. Além disso, também reduz a vibração muscular, o que leva à estabilização do grupo muscular e à melhora da propriocepção. Resumindo, as roupas de compressão podem ajudar a prevenir lesões.