Espartilho

Se durante séculos os homens tivessem sido igualmente arrastados barbaramente

em um espartilho, como as mulheres, então eles seriam agora o sexo mais fraco.

Suzanne Kubelka

Que garota moderna não quer parecer sedutora? As mulheres usam salto alto, calças justas e roupas íntimas que destacam todos os encantos de seu corpo. Uma das peças de roupa mais populares é o espartilho - um elemento bonito e sexy do guarda-roupa feminino que dá ao corpo uma forma perfeita. Não só aperta a cintura e levanta os seios, mas também é totalmente seguro para a saúde da mulher. Porém, nem sempre foi assim...

espartilho

@nadiapiskunofficial

História

Os primeiros espartilhos que surgiram na Grécia antiga eram um largo cinto de couro usado para envolver as costelas e o estômago o mais firmemente possível. As mulheres apertavam-no logo abaixo dos seios, levantando-os assim.

Segundo fontes históricas, a moda da cintura fina surgiu justamente no século III-II. BC, então as meninas usavam espartilhos para criar formas sedutoras, e os homens os usavam para alcançar a postura ideal.

Durante o desenvolvimento da era gótica, o amor pela arte, arquitetura, pintura, escultura e música foi revivido. Naquela época, o uso de espartilhos femininos era quase obrigatório. Nem uma única senhora que se preze ousou aparecer na sociedade sem ele. Mas então esse acessório era uma moldura de metal ou madeira costurada no forro do vestido e amarrada com um cordão na frente e nas costas. Só podemos imaginar a dor que as meninas sentiram enquanto estavam algemadas.

espartilho antigo

@tr.pinterest.com

Os homens também usavam uma armadura de metal no peito, embora no caso deles funcionasse como proteção contra a espada, porque os duelos não eram incomuns naquela época.

A próxima etapa do uso de espartilhos ocorreu durante o Renascimento (primeira metade do século XVI). Naquela época, a moda feminina foi radicalmente influenciada pela Santa Inquisição, que durante muitos anos realizou uma “caça às bruxas” e acusou mulheres bonitas e curvilíneas de heresia e bruxaria. A igreja exigia que as meninas usassem espartilhos de formato especial que comprimiam tanto os seios que eles paravam de se desenvolver e não cresciam. Além disso, todos os representantes do belo sexo a partir dos 13 anos eram obrigados a usar espartilhos de metal com um determinado laço, cuja sequência só seus maridos poderiam conhecer. Desta forma, os representantes do clero evitaram a traição.

Na Rússia czarista, durante o reinado do czar Alexei Romanov, os malfeitores, impedindo seu casamento com a nobre Eufêmia Vsevolozhskaya, apertaram o espartilho com tanta força que a menina perdeu a consciência bem no salão real. Ela foi acusada de uma doença desconhecida e, junto com sua família, foi exilada, tendo casado o príncipe com outro. E na França, a rainha Catarina de Médicis estabeleceu seu próprio padrão de beleza, então todas as damas da corte tiveram que apertar a cintura para 33 cm.

Espartilho Médici

@pinterest.com

No início do século XVII, a moda dos shapewear voltou a evoluir. As meninas passaram a usar osso de baleia, que era mais flexível e não comprimia o corpo. Foi forrado com tecido de seda agradável ao toque e decorado com rendas e miçangas. Esse modelo não pressionava os seios, mas, ao contrário, enfatizava sua plenitude. As formas curvilíneas estão de volta à moda!

No final do mesmo século, o espartilho foi substituído por um cinto grosso e os vestidos passaram a ser confeccionados com corte mais solto. A Grande Revolução Francesa, que criou a Primeira República Francesa, igualou os direitos de homens e mulheres. A era dos espartilhos está desaparecendo completamente, as meninas usam roupas largas e confortáveis.

Na década de 50 do século XIX, o mundialmente famoso escritor francês George Sand literalmente revolucionou o mundo da moda. Lutando pelos direitos das mulheres, ela é a primeira a experimentar terno e chapéu de homem, alegando que é confortável. Somente em 1947, o criador de tendências mundial Christian Dior reviveu novamente a era do uso de espartilhos em sua coleção. Claro que seus modelos não prejudicam em nada o corpo feminino, apenas enfatizam sua beleza e singularidade!

espartilho moderno

@sandradolina_clother

O mais discutido nesta seção
Novos artigos nesta seção
Artigo útil
O retorno da moda matadora. Espartilhos E os espartilhos estão de volta à moda. Em vez de amarrar sapatos e roupas, elas encheram as passarelas e as lojas. Basta seguir a tendência e comprar um modelo bonito e confiável.E que aqueles que gritam sobre o perigo mortal de tais itens de guarda-roupa fiquem roucos de inveja ao ver formas ideais. Consulte Mais informação
Conselho
Comentários
Nas mulheres destaca-se ainda mais forte e provocativamente...
Sergei
O padrão não corresponde quando construído, mas isso não é o pior. O principal é que os shorts obtidos com esse padrão sejam grandes, mas ao mesmo tempo desconfortáveis. Você não pode andar muito longe e...
Alexei
Publicações recentes nesta seção

Materiais

Cortinas

Pano