O retorno da moda matadora. Espartilhos

E os espartilhos estão de volta à moda. Em vez de amarrar sapatos e roupas, elas encheram as passarelas e as lojas. Basta seguir a tendência e comprar um modelo bonito e confiável. E que aqueles que gritam sobre o perigo mortal de tais itens de guarda-roupa fiquem roucos de inveja ao ver formas ideais.

O que é um espartilho e por que é perigoso?

Um espartilho em sua forma original é algo incrivelmente prejudicial. Existem 3 razões para isso:

  1. nossos ancestrais começaram a usá-lo muito cedo;
  2. nossos ancestrais o usavam com muita frequência;
  3. o design das versões anteriores do espartilho era incrivelmente prejudicial, mesmo sem levar em conta o desgaste constante e o uso prematuro.

espartilho vintageHoje entendemos que um organismo em crescimento não deve em caso algum ser restringido. Isso afeta a velocidade de desenvolvimento, o pico de crescimento de uma pessoa e seu sistema de suporte motor. No entanto, nossos ancestrais não se interessavam por tais nuances e, portanto, em sua época, as meninas que ainda não haviam atingido a puberdade se deparavam com a necessidade de enrijecer a metade superior do corpo.

Como resultado, por volta dos 18-19 anos, todas as mulheres jovens tinham uma figura de ampulheta, mesmo com o espartilho removido. A diferença entre minha cintura, quadris e seios era incrível. No entanto, esta “beleza” era preocupante:

  • desproporções e deslocamentos de órgãos;
  • problemas na coluna;
  • constipação, obstrução intestinal;
  • menopausa prematura, infertilidade;
  • patologias do sistema respiratório.

Importante! As meninas dos romances do século XVIII não desmaiavam com tanta frequência porque eram altamente sensíveis. Acontece que mesmo em um estado de calma, eles não conseguiam respirar normalmente e menos sangue fluía para o cérebro do que deveria. Como resultado, a menor perturbação resultava em um apagão.

deslocamento de órgãos devido a um espartilhoSilhuetas bem amarradas causaram danos irreparáveis mesmo na fase de desenvolvimento intrauterino. Isso porque ninguém libertou as grávidas do dever de se puxarem sozinhas. Eles continuaram a usar a peça de roupa perigosa até tarde, o que afetou a quantidade de oxigênio fornecida ao bebê. As crianças nasceram com falta de oxigênio e suas consequências na forma de patologias do sistema nervoso central e órgãos subdesenvolvidos. Freqüentemente, eles apresentavam deformidades - simplesmente a cintura apertada não permitia que os ossos fetais crescessem proporcionalmente.

Já é assustador, não é? Mas não se assuste e rejeite os espartilhos por causa dos erros das gerações anteriores. Essa coisa nas mãos de uma mulher moderna e inteligente dificilmente é mais perigosa do que salto alto.

Saúde ou beleza? Devo usar um espartilho?

Dita Von Teese em um espartilhoOs modelos produzidos hoje, com exceção da parafernália teatral, erótica e festiva, são feitos de materiais que causam muito menos desconforto que seus antecessores.Além disso, não se esqueça que não vivemos no século XVI e, portanto, o aparecimento de uma mulher desamarrada nas ruas não causará rebuliço e não terá consequências graves.

O mundo e a etiqueta mudaram. Somos livres para escolher nossas próprias roupas, e usar as mesmas roupas por 2 dias seguidos é algo que as mulheres modernas não concordam sem um motivo sério. É por isso É muito duvidoso que você use espartilhos regularmente. Portanto, eles não terão tempo de lhe causar danos graves. E mais ainda, você não colocaria tal coisa na sua filha de 8 anos. E se for assim, então queimar espartilhos e proibi-los são passos prematuros.

Uma mulher saudável que leva um estilo de vida ativo e tem um guarda-roupa bem abastecido não tem escolha entre um espartilho e saúde. No entanto, ela ainda sentirá um leve desconforto ao usar modeladores. Isso afetará ausência de hábito e organismo totalmente formado (Ainda assim, além da ampulheta, existem outros tipos de figuras).

meu estômago dói por causa do espartilhoComo desculpa para o espartilho ser desconfortável no início, muitas vezes você pode ver a frase: use espartilhos macios, eles são seguros e não são sentidos no corpo. É improvável que os autores de tais obras sigam seus conselhos, porque os itens de guarda-roupa que eles recomendam apenas imitam o suporte e a correção da figura. E tal imitação parece ruim, porque O espartilho macio não aperta e não cabe normalmente. Ele fica pendurado em alguns lugares e por isso acrescenta visualmente quilos extras, ou seja, tem exatamente o propósito oposto.

Portanto você precisa escolher: ou um espartilho com um aperto normal e olhares de admiração fixados nele, combinados com um leve desconforto, ou nenhum espartilho. Não há lugar para coisas macias no guarda-roupa de uma menina que busca não desfigurar, mas enfeitar o corpo.

Cinco sinais de que um espartilho é contra-indicado para você

Você não deve comprar este item nos seguintes casos;

  1. Você está grávida ou se preparando para a maternidade;
  2. Você tem problemas na coluna lombar ou torácica;
  3. Você foi diagnosticado com doenças crônicas do aparelho respiratório, fígado ou intestinos, bexiga;
  4. Você tem pele muito sensível (sofrerá irritação e aumento da transpiração);
  5. Você tem menos de 17 anos.

garota com um espartilho nas costasO último ponto pode ser chamado com segurança de “subestimado”, pois embora esteja relacionado ao crescimento, não reflete a verdadeira situação. Na verdade O corpo feminino cresce até os 25 anos. Porém, o período mais intenso termina por volta dos 17 anos. No momento de seu término, por sua própria conta e risco, você pode tentar começar a usar espartilhos. É melhor esperar mais um pouco e comece a usar shapewear quando chegar aos 24-25 anos de idade.

Por que a moda dos espartilhos voltou?

A moda é cíclica; ela coloca os mesmos itens do guarda-roupa em um pedestal e os derruba repetidamente. Porém, o espartilho se destaca da série geral, pois sua popularidade não retorna a cada 5-10-20 anos. Atinge tendências em média a cada 2-3 anos. Ou seja, essa coisa já é praticamente um clássico imortal.

Como deve ser o espartilho correto?

espartilho modernoSe você é dono de figuras curvilíneas, então seu o espartilho ideal deve terminar acima do ponto onde começam as dobras axilares. Caso contrário, eles subirão, formarão e ficarão pendurados no topo. Você definitivamente não ficará melhor.

Também vale a pena considerar o comprimento. Se você tem barriga, escolha um modelo que não termine acima dos ossos pélvicos. Caso contrário, o item pode começar a se amontoar e deslizar para cima - isso é especialmente comum com espartilhos macios.

Importante! Se você tem medo de contrair o abdômen inferior, dê uma olhada mais de perto nos espartilhos alongados, que se alargam ligeiramente após a cintura. Este desenho é muito semelhante a um peplum, mas parece muito mais delicado.

Além disso, não se esqueça dos mini-espartilhos, que são muito semelhantes aos cintos “crescidos”. Eles ficam ótimos em garotas esbeltas e curvilíneas. É verdade, você precisa aprender como usá-los. Uma boa escolha seria um vestido boho até o chão ou um terninho. Neste último caso, um mini-espartilho, usado por cima da camisa e por baixo do casaco, será uma alternativa válida ao colete.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano