Foto do traje nacional Adyghe

Traje nacional adiguéO traje nacional é um dos componentes importantes da cultura de um determinado povo, contando seus costumes e história de desenvolvimento. Muitas pessoas podem não conhecer os detalhes do desenvolvimento de países desconhecidos como a Escócia, mas quando veem um homem vestido com uma saia xadrez, o nome “kilt escocês” surge na mente de quase todos.

Os ternos femininos e masculinos bordados a ouro podem contar sobre uma das muitas nacionalidades da Rússia que vivem no Cáucaso, os circassianos, ou como também são chamados de Adygs. Pelo estilo de vestir, essas pessoas receberam o merecido título de “legisladores da moda caucasiana”.

Características do traje nacional Adyghe

foto do traje nacional Adyghe
Os Adygs demonstraram a versão final de seu traje no final do século XVIII. Desde então, teve um nome comum - Adygafasha. Antes disso, como mostram os resultados das escavações, os circassianos decoravam suas roupas com fios de ouro e prata e as costuravam com tecidos caros e nobres - veludo e seda.

Um terno moderno também não pode ser chamado de enfadonho e monótono, ainda é decorado com padrões de ouro e prata, e a cor preferida do vestido feminino é o vermelho.

Referência! Como a maioria dos trajes folclóricos, o vestuário nacional circassiano tem uma divisão por gênero. As roupas masculinas são chamadas de cherkeska, as roupas femininas são chamadas de sae.

Principais características e tipos de traje feminino Adyghe

traje Adyghe feminino
O traje nacional feminino consiste em vários elementos:

  1. Camisa íntima. Uma camisa até o chão, visível nas fendas do agasalho, era usada sobre o corpo nu, na maioria das vezes era bordô ou amarelo. Calças confortáveis ​​e largas eram usadas por baixo;
  2. Kaftan. A partir do momento em que a mulher circassiana atingiu a puberdade, por cima da camisa passou a usar um cafetã curto com grande número de fechos prateados no peito. A cor da roupa era vermelha ou preta e era decorada com bordados dourados nas bordas das mangas e bainhas;
  3. Vestido externo. O vestido do dia a dia era confeccionado com tecidos simples e bordado com fios coloridos apenas nas bordas da bainha e das mangas. Havia uma fenda na frente do vestido, por onde ficavam visíveis o cafetã e seus lindos fechos. Os vestidos festivos eram feitos de seda ou veludo e generosamente decorados com tranças douradas. O traje da nobre era complementado por um cinto com fivela grande;
  4. Cocar. Nem sempre as mulheres usavam chapéu, sua presença dependia da idade, da posição social e do evento para o qual o traje era escolhido. As meninas podiam ficar com a cabeça descoberta até estarem maduras para o casamento e a procriação. As mulheres casadas usavam um boné de veludo com bordados ou tranças elaborados e intrincados. Dependendo do número de filhos que uma mulher tinha, a aparência do seu chapéu era modificada e complementada com novos detalhes.
  5. Sapato. As mulheres circassianas usavam sapatos de couro ou marroquinos nos pés. As mulheres da classe alta usavam nos pés protótipos de sapatos de cunha modernos - botas com sola grossa e alta, cortadas no formato dos pés e estofadas com tecidos caros.

Principais características e tipos de traje masculino Adyghe

traje Adyghe masculino
Os homens que participaram das hostilidades usavam capacetes, cotoveleiras, luvas e cota de malha, que os protegiam na batalha. Essa armadura foi transmitida de geração em geração e hoje os exemplos sobreviventes são exposições em museus.

O traje circassiano masculino, assim como o feminino, consiste em várias partes:

  1. Camisa íntima. Uma camisa longa feita de tecido branco liso era usada sobre o corpo nu;
  2. Beshmet. Por cima da camisa, os homens usavam um beshmet - um cafetã com mangas compridas e estreitas, gola alta e fecho no peito. Os príncipes ricos usavam um beshmet feito de lã clara ou seda em vermelho brilhante ou preto. Os caftans camponeses eram mais simples - feitos de tecido caseiro;
  3. Shtanov. As calças tinham corte simples - as pernas eram conectadas entre si por uma cunha e apertadas com um cinto fino na cintura;
  4. Cherkesski. A parte superior do terno masculino geralmente era cinza ou bordô. O comprimento das primeiras mulheres circassianas ficava abaixo dos joelhos, depois, dependendo da moda, era encurtado ou ficava ainda mais longo. Na frente do casaco circassiano havia bolsos para cartuchos de pólvora;
  5. Sapato. Nos pés, os homens usavam sapatos macios - chuvyaki - sobre leggings de feltro ou couro. Os príncipes usavam sapatos marroquinos bordados feitos de marrocos finos.

Cada um dos trajes Adyghe que sobreviveram até hoje foi costurado à mão. As meninas aprenderam técnicas de costura e bordado desde cedo.Hoje, infelizmente, os circassianos praticamente esqueceram como seus ancestrais se vestiam. Os trajes nacionais são usados ​​apenas ocasionalmente em feriados e eventos especiais dedicados à história do povo. Mais frequentemente eles podem ser vistos na foto.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano