Traje nacional armênio

Foto do traje nacional armênio para homens e mulheresO traje nacional armênio é uma verdadeira crônica a partir da qual você pode ver e ler a história do povo. O material, o corte e o padrão das roupas nos dirão muito. Com a ajuda de um traje você poderá conhecer as condições sociais, religiosas, climáticas e também geográficas em que as pessoas viviam. Um traje folclórico pode nos contar sobre o estilo de vida e a história de seus proprietários.

A nação armênia remonta ao século IX e tem suas raízes no reino urartiano. Durante sua existência histórica, foi atacado mais de uma vez. As guerras foram seguidas por períodos de florescimento cultural. Nasceram as tradições. Houve um intercâmbio mútuo com os povos com os quais foi necessário interagir durante as perseguições. Entre eles estavam persas, árabes, gregos e representantes de outras nacionalidades que enriqueceram a cultura arménia.

Todas essas vicissitudes históricas influenciaram as características do traje nacional. E a geração atual preserva com cuidado o tradicional traje nacional. Vamos ver isso juntos.

Terno feminino

detalhes do traje
O traje feminino armênio chama-se “Taraz” e é composto por vários elementos obrigatórios, que ficam bem visíveis na foto. O traje pode ter algumas diferenças para moradores de diferentes regiões.

Elementos obrigatórios

Camisa - halav

detalhes do traje feminino
Independentemente do local de residência, o traje feminino incluía camisa. Era branco no território ocidental e vermelho no leste. O estilo é decorado com longas cunhas nas laterais. Deve haver uma manga longa e reta. A gola da camisa tinha recorte longitudinal, decorado com bordados.

Kaftan - arhaluk

Por cima da camisa usavam um vestido longo ou um cafetã brilhante com recorte no peito e fendas nas laterais.

É preso na cintura com um fecho. Geralmente cores brilhantes são escolhidas para arhaluk. Ele vem em tons de amarelo, roxo, verde e vermelho.

Bloomers-pohan

O traje de uma mulher armênia incluía necessariamente calças. O frescor das montanhas exigia isolamento adicional, por isso tais produtos não eram considerados apenas para homens. As mulheres costuravam calças vermelhas, decoradas com babados nas laterais. A parte inferior das pernas das calças foi decorada adicionalmente com bordados dourados.

Avental - gongo

Algumas fantasias tinham mais uma característica - um avental. Foi usado principalmente por mulheres das regiões ocidentais. O avental era amarrado com um cinto fino, decorado com bordados que tinham um significado semântico. A inscrição-amuleto “para a boa saúde” foi bordada no cinto com trança brilhante.

Roupa festiva

vestido de férias

Vestido festivo - mintana

Nos feriados, as mulheres armênias vestiam vestidos em vez de arkhaluk. Dependendo da riqueza material, podiam ser feitos de seda ou tecido de algodão.
A silhueta do vestido lembra um archaluk, mas não há fendas nas laterais.As mangas das roupas são decoradas com trança e fecho de botão.

Nas regiões ocidentais as roupas femininas são mais variadas. Eles usavam vestidos chamados juppa, khrkha, antifa, hatifa. A diferença entre esses vestidos está no corte e na composição do tecido. O detalhe que os une são as mangas largas.

Cinto (lenço)

A solenidade e a festividade do vestido foram ainda mais enfatizadas. Por esta Um cinto deve ser amarrado sobre o vestido ou arhaluk. Era bastante largo, feito de seda ou lã.

Referência. Senhoras particularmente ricas usavam cintos de ouro ou prata.

agasalhos

terno de mulher

Colcha (casaco)

Ao sair, era obrigatório envolver-se em um cobertor para esconder todo o seu corpo. Foi tecido com fio de lã fino.

As mulheres casadas preferiam usar azul, enquanto as meninas escolhiam uma colcha branca.

No tempo frio, as mulheres usavam casacos. Era feito de veludo vermelho, enfeitado com pele de marta ou raposa.

Terno masculino

O traje nacional masculino tem várias camadas. Esta se tornou sua especialidade. E também as roupas tinham características regionais. Portanto, pela aparência, os moradores entenderam imediatamente de onde vinha a pessoa que aparecia em sua área.

Nas regiões orientais

terno masculino
Os homens armênios que viviam no leste do país confeccionavam seus trajes com esses detalhes.

Camisa - boné

O produto foi costurado feito de tecido de algodão ou seda. Uma característica do corte era a gola baixa.

Bloomers-shalwar

As calças nacionais armênias eram azuis e também feitas de lã ou algodão. Eram cintados na parte superior com uma fita fina, decorada com borlas nas pontas.

Arkhaluk

No leste, era um pequeno cafetã usado sobre uma camisa.Aperta com botões ou ganchos em todo o comprimento. Costurado em tecido de algodão ou seda.

Chukha (circassiano)

O traje foi completado com uma chukha. Este é um casaco circassiano de lã que foi jogado sobre o Arkhaluk. O comprimento do casaco circassiano deve ficar abaixo do joelho. Mangas compridas dobradas são obrigatórias.

O cinto se tornou um acessório tradicional. Eles eram cingidos com um cinto de couro ou prata.

diferentes tipos de fantasias

Nas regiões ocidentais

homens de terno ocidental
O guarda-roupa dos homens da Arménia Ocidental também era composto por peças tradicionais que tinham uma semelhança geral com o vestuário das regiões orientais. No entanto, o Ocidente adotou as suas próprias tradições.

Camisa

A camisa era a base usual do traje. Mas junto com o algodão e a seda, aqui eram usadas camisas de lã.

Bloomers - vartik

As calças eram usadas de maneira diferente no Ocidente. Isso afetou seu corte. O estilo das calças era cônico na parte inferior. As pernas das calças eram envoltas em tecido do tornozelo ao joelho.

Kaftan - Elek

Os armênios ocidentais não usavam um short, mas um caftan completo em vez de um arkhaluk.

Jaqueta - tanque

Para que o traje fique totalmente completo, um armênio que mora no oeste do país deve usar bachcon. Trata-se de um casaco que se usa por cima da árvore de Natal e amarrado em várias camadas na barriga com um largo cinto de tecido.

Cinto

Os homens se cingiram completamente. Para isso, não precisavam de cinto, mas sim de um grande pedaço de tecido. Estava enrolado na cintura e tabaco, moedas e facas estavam escondidos nas dobras do tecido.

Referência. Durante o tempo frio, os homens usavam coletes de pele feitos de pele de cabra.

Cocar como parte do traje nacional

Fêmea

cocar

Regiões orientais

As mulheres da região leste usam um boné pequeno, decorado com uma fita e um desenho de flor na frente. A frente é decorada com moedas.

Em seguida, um lenço branco é amarrado para cobrir o pescoço. Um lenço escarlate estava amarrado em cima do branco.

Regiões ocidentais

As características dos cocares dos armênios ocidentais eram as tiaras de madeira. As mulheres podiam escolher tiaras diferentes para si.

  • Gatos. Esta faixa para a cabeça é envolta em veludo e o céu, as estrelas e o sol estão bordados nela.
  • Alas. O bordado retrata o Jardim do Éden, pássaros, flores. Esta faixa é usada sobre um boné vermelho decorado com uma borla. Um botão grande está preso nas laterais da enfermaria. E ao longo da testa há uma fita com fileiras de moedas de ouro.

Referência. As meninas solteiras se destacavam pelos cabelos: trançavam um grande número de tranças.

Chapéus masculinos

chapéus masculinos
Os chapéus masculinos também eram bastante variados. Os armênios usavam desde chapéus de pele de astracã até peças de malha de lã.

  • No leste da Armênia, predominavam os chapéus em forma de cone. A parte superior foi decorada com seda vermelha.
  • Os armênios ocidentais preferiam chapéus hemisféricos. De preferência tons vermelhos. Sobre esses chapéus foi amarrado um lenço, que antes era torcido em uma corda.

Sapato

Os sapatos mais comuns entre homens e mulheres armênios eram sapatos bastões de couro "três". Este sapato apresenta dedos pontiagudos. Eles tinham laços que deveriam ser longos o suficiente para envolver a canela. Feito de couro bovino áspero.

Os sapatos femininos eram amarelos, verdes e vermelhos. Os homens usavam "três" feitos de couro preto ou vermelho.

Hoje, o traje nacional não é esquecido pela geração moderna. É usado durante as férias, elementos do vestuário folclórico são usados ​​​​em produtos modernos.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano