Terno de casamento Bashkir

Terno de casamento BashkirSe considerarmos a história, então os costumes matrimoniais e, em geral, o modo de vida familiar dos Bashkirs podem ser chamados de mais livres. Mulher, segundo historiadores, apesar de ter vivido em um casamento patriarcal tinha mais liberdade do que outras nações. Apesar de a vida familiar ter sido construída de acordo com as leis muçulmanas, Os bashkirs tomaram como esposas (maridos) representantes de outras religiões, mas com a condição obrigatória de conversão à fé muçulmana.

Casamento Bashkir: tradições e originalidade

Alguns séculos atrás, os casamentos eram disputados para relacionar-se não apenas por famílias, mas também por riqueza. Os mais ricos casaram-se com outros como eles, e os pobres encontraram um casal de seu círculo.

Como você escolheu a outra metade?

A idade tradicional do noivo era 5 a 6 anos mais velha que a da noiva. Embora tenha havido exceções quando o casal foi selecionado significativamente mais velho. Mas tais situações ocorreram quando um dos cônjuges morreu e o viúvo casou-se novamente com a irmã da sua esposa. Se uma esposa ficasse viúva, ela poderia se casar com o irmão ou tio de seu falecido marido.Muitas vezes acontecia que se tratava de um jovem de apenas 12 a 15 anos.

tradições

Bashkirs com renda acima da média muitas vezes se casavam com várias mulheres. A poligamia floresceu principalmente entre famílias nobres.

IMPORTANTE! Nos séculos XIX e XX, muitas vezes um pai escolhia um casal para o seu filho ou filha. Ele, como chefe da família, poderia realizar encontros sem a participação dos filhos. E eu simplesmente os informei. Mas tais opções ainda eram pouco frequentes.

Apesar dos fundamentos patriarcais, a maioria dos casamentos foi realizada por amor e consentimento mútuo.

Como você negociou o casamento?

Na Bashkiria, todas as etapas da celebração de um novo casamento foram observadas. Começamos com um conhecido, um acordo entre pais, onde decidiram qual par digno poderia ser escolhido para seu filho.

conforme combinado

E depois foi até os pais da noiva escolhida e já combinei com eles sobre um possível casamento. Com os pais se eles concordarem com o casamento discutimos o preço da noiva.

REFERÊNCIA! O preço da noiva recebido pela noiva incluía joias, gado e peles. Um casaco de pele de raposa foi dado à mãe da noiva. Os presentes foram calculados com base na riqueza familiar do noivo.

Como foi realizado o casamento

O casamento foi convencionalmente dividido em duas etapas.

  • Casamento pequeno, quando o mulá perguntou aos pais que eles não eram contra os filhos selarem a união. Depois disso, o casamento foi oficialmente registrado.
  • A celebração, que foi chamada thuja, passado nos pais da noivaonde as mesas foram postas.

Como foi o casamento?

IMPORTANTE! Se a família da noiva se recusasse a casar por algum motivo, era obrigada a pagar uma multa à família do noivo. Isso também foi dito no momento em que a noiva já estava noiva.

Terno de casamento da noiva

Vestidos de casamento para a noiva costurado à mão. Além disso, as roupas eram repletas de cores vivas, com predominância Vermelho. Freqüentemente, o vestido era decorado com babados, tranças e bordados adicionais.

noiva

REFERÊNCIA! O traje da noiva era composto por vários itens. Uma decoração foi pendurada sobre o vestido. E então uma camisola ou roupão especial foi colocado no vestido decorado. A cabeça da noiva foi coberta por um lenço, sobre o qual foi colocado um cocar especial para uma senhora casada - kashmau.

Este cocar lembrava um capacete com corais. Em algumas regiões da Bashkiria, um boné bordado com miçangas servia de cocar para o recém-casado.

cocar - kashmau

O traje da noiva foi pensado nos mínimos detalhes. Em um casamento, havia a tradição de se vestir como uma mulher já casada.. Isso também se aplica ao cocar. Foi retirado durante a celebração e colocado um cocar para a mulher que se tornou esposa. Só depois de cumpridas todas essas formalidades é que a jovem foi enviada para a casa do marido.

Roupa do noivo Bashkir

Segundo a tradição, o noivo também estava vestido com uma roupa especial.

Em primeiro lugar, foi camisa bordada com mangas largas. Os povos da Bashkiria tinham uma tradição que sua futura esposa definitivamente deveria bordar isso para ele. A gola dessa camisa também foi bordada com uma decoração especial, o produto parecia não apenas elegante, mas também muito rico.

noivo

Além disso, de acordo com as regras o noivo colocou um solidéu e calças dados por sua futura esposa.

REFERÊNCIA! Os trajes de ambos os cônjuges eram claros, com predominância das cores vermelho, verde e azul. Para a celebração, o noivo usou um cinto largo vermelho brilhante. e a noiva foi amarrada com um cinto costurado com retalhos de tecidos diversos.

Em geral, as tradições das celebrações de casamento eram rigorosamente observadas em cada cidade. Foi respeitado não apenas o cumprimento de todas as etapas, mas também a opinião dos pais. Elementos do traje folclórico ainda podem ser vistos hoje em fotos de casamento modernas.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano