Traje nacional Bashkir

Foto do traje nacional dos Bashkirs Uma lenda Bashkir conta que após a criação do mundo, diferentes povos se estabeleceram em lugares diferentes, e cada nacionalidade recebeu sua própria língua e costumes...

As roupas nacionais de representantes de diversos países são uma homenagem aos seus antepassados. Com a ajuda de uma fantasia, a velha geração transmite a herança do seu povo aos seus descendentes e conta a sua história.

Para o povo Bashkir, o traje nacional não é apenas uma forma de se exibir no feriado. Cada peça de roupa incorpora a rica história da Bashkiria, reflete o modo de vida e o caráter das pessoas que vivem lá.

Informações básicas sobre o traje nacional

Bashkiria é uma região legal, então roupas nacionais distinguem-se pela sua natureza multifacetada. Vários mantos eram usados ​​sobre a camiseta; dependendo da época do ano, eram mais grossos ou mais finos. A camada final superior era “elyan” - um longo caftan feito de tecido.

Importante! O traje festivo tinha mais roupas do que roupas do dia a dia.

A nobreza de uma pessoa era indicada não só pela riqueza das roupas e sua decoração, mas também pela quantidade de trajes usados ​​​​de cada vez. Quanto mais vestes, mais rico e influente ele é.

Variedade de roupas

diversidade de espécies
Dependendo do território ocupado na autonomia historicamente existem 7 variantes do traje nacional. Cada um deles possui um elemento que é o “cartão de visita” de determinada área, pelo qual os demais a reconhecem.

Os bashkirs são divididos em norte e sudoeste, norte e sudeste, leste, vivendo na parte central e em assentamentos Samara-Irgiz.

Dentro de um pequeno país, pode-se observar quais erros o modo de vida de sua população impõe ao traje nacional.

  • Nas regiões do norte Os Bashkirs rapidamente apreciaram a conveniência da vida sedentária e iniciaram a produção agrícola. Eles teciam fios finos de linho e fibra de cânhamo e teciam tecidos finos com padrões intrincados.
  • Sulistas Bashkir permaneceu fiel à pecuária. Portanto, eles produziam produtos de tecido, chapéus de feltro e sapatos para scooters.

Materiais

Os ancestrais dos bashkirs modernos valorizavam o luxo, as cores vivas e as ricas decorações nas roupas.. Isso contribuiu para a criação de um traje tradicional.

Próspero os cidadãos podiam comprar peças de roupa de tecidos caros: veludo, seda, cetim.

Aqueles que são mais pobres, e a maioria deles costurava roupas casuais feitas de algodão, linho, cânhamo grosso e até linho de urtiga. Para a produção de Upper Yelyans e Cossacks foi usado pano de lã de ovelha feltrado.

Os itens do guarda-roupa Bashkir foram decorados com bordados de ouro e prata, miçangas, moedas, elementos de couro e pele.

Características do corte

recursos de corte
De acordo com os princípios religiosos, as mulheres e as meninas eram proibidas de expor partes dos seus corpos diante de estranhos. Este fez seus próprios ajustes na criação do traje nacional.

As roupas femininas não combinam com a figura, predomina um corte solto e esvoaçante. Roupas até o chão com mangas compridas.

Para plebeus, para homens, para mulheres, O principal tipo de roupa eram camisas, calças e roupões espaçosos, soltos e feitos em casa..
Para caçadores, pastores, cavaleiros e agricultores do sexo masculino, roupas largas eram importantes para o conforto.

Interessante! Os enfeites que decoram as roupas tradicionais dos Bashkirs têm um significado simbólico.

A presença de elementos vegetais ou figuras de animais servia de proteção para as pessoas contra pessoas rudes, contra danos e atraía boa sorte ao proprietário.

Traje nacional feminino

Mulheres de qualquer nacionalidade são sempre lindas. Cada um deles é uma coquete de coração. Ela sonha em encontrar seu amante e atrair a atenção do sexo oposto. Mesmo dentro da estrutura de cânones religiosos estritos, os trajes das meninas da Bashkiria melhoraram gradualmente e tornaram-se cada vez mais bonitos. Isto é confirmado por inúmeras fotografias.

terno de mulher

 

O vestido é a base do look

vestir
Kuldek é um vestido tradicional Bashkir, decorado com bordados. No início tinha gola pequena, decote largo e era amarrado com cinto embaixo do peito (para plebeus, com barbante).

No século passado foi ligeiramente modificado e melhorado. Pintucks apareceram na região do peito e dobras apareceram nas mangas e na gola.

Usado em um vestido babador, supostamente protegendo contra espíritos malignos.

Mulheres de famílias ricas usavam camisolas, ricamente decorado com moedas de prata.

Outros elementos do traje

elementos do traje
Os bashkirs tinham uma grande variedade de agasalhos.Em diferentes situações eles usaram chekmen, elany, kazeks, beshmets, casacos de pele e casacos de pele de carneiro.

Sob o vestido era necessário usar roupas espaçosas calças - ishtan.

Mesmo uma coisa tão comum no mundo moderno como um avental é usada pelos Bashkirs não apenas para o propósito pretendido - preparar o jantar ou cuidar da cozinha.

Interessante! O avental (aljapkys) é parte obrigatória de um traje festivo. Para ocasiões especiais, é costurado com tecidos caros e bonitos.

As pernas das mulheres Bashkir eram aquecidas com meias de lã, feltro ou lona. Sapatos por cima sapatos de couro, decorado com bordados ou borlas multicoloridas.

Os cocares para celebrações não eram inferiores aos kultek em elegância. Na vida cotidiana, as mulheres cobriam a cabeça com lenços ou xales. Na rua, um chapéu de pele - burek - era usado sobre o lenço.

Traje nacional masculino

terno masculino
O traje do sexo forte não surpreende pela variedade de opções de trajes. Os homens são menos caprichosos na escolha das roupas. As roupas masculinas não são inferiores às roupas femininas no esplendor do acabamento e na consideração dos elementos.

Para cada dia, o marido Bashkir preferia uma camisa larga, calças e um longo roupão ou camisola (dependendo do status). As roupas de pano eram populares entre a população masculina. Chekmeni.

Variantes mais quentes de agasalhos eram os kezeks - kaftans com corte largo e gola alta.

Nas roupas masculinas do povo BashkirA cor predominante é o verde brilhante, simbolizando coragem e nobreza.

Interessante! Os moradores do sul e do norte da autonomia Bashkir podem ser reconhecidos pelo formato do decote da camisa.

Entre os sulistas, era oblíquo, sem gola costurada, suas bordas eram presas com laço.E os moradores da região Norte usavam um modelo mais familiar aos modernos: tinha gola e borda lisa.

detalhes

Quando o tempo frio chegava, os Bashkirs se isolavam usando casacos de pele de carneiro e casacos de pele.

Nas áreas onde a pecuária floresceu, toda a população, jovem e velha, usava botas e sapatos de couro. No inverno, usavam-se sapatos de feltro.

As cabeças dos homens estavam cobertas com solidéus. Assim como as mulheres, eles usavam chapéus-bureks de pele nacionais.

Características do traje nacional infantil

Roupas de bebê praticamente não é diferente de um adulto.

As roupas elegantes e casuais das meninas refletiam as roupas de suas mães. Crianças pequenas não deveriam usar um. Este é o cocar de uma senhora adulta, que era um boné especial com véu. Foi aí que as diferenças terminaram.

infantil

Para os meninos, as roupas foram totalmente copiadas das masculinas. Assim como os pais, usavam camisas rendadas, calças e um cinto ricamente decorado no estilo tradicional da região.

Traje nacional de casamento

O casamento é um acontecimento significativo na vida de um recém-casado. Para os Bashkirs teve uma solenidade especial. Não foi dada menos atenção à preparação dos vestidos de noiva dos noivos do que a toda a celebração.

casamento

As roupas dos noivos deveriam surpreender e deslumbrar os presentes no casamento. Para isso, os pais estavam dispostos a pagar uma remuneração fabulosa às bordadeiras locais.

O vestido de noiva foi decorado com fitas e babados ricos.

A cor do traje tradicional dos jovens importava, era costurado em duas cores:

  • vermelho - um símbolo do lar e de um lar familiar caloroso;
  • branco - personificando o sol e a harmonia nos assuntos familiares.

A cabeça do escolhido estava coberta por um lenço arejado.E os sapatos eram botas brancas; eram feitos da pele de cabra mais fina e macia.

A noiva costurou e bordou com as próprias mãos a camisa vermelha de casamento do futuro marido e entregou-a ao noivo pouco antes do dia importante.

Os trajes Bashkir foram criados para durar séculos. A juventude moderna preserva cuidadosamente essas tradições folclóricas.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano