Traje nacional bielorrusso (foto)

Características do traje bielorrussoUm traje nacional tradicional é geralmente chamado de conjunto bem estabelecido de certos elementos de guarda-roupa, sapatos e joias diversas. Tal a roupa foi compilada ao longo de vários séculos e dependia diretamente das condições climáticas específicas e dos costumes populares.

História do traje bielorrusso

A menção inicial às roupas tradicionais dos bielorrussos encontra-se no Estatuto do Grão-Ducado da Lituânia em 1588. Informações sobre o vestuário e suas imagens também podem ser consultadas nas notas de viagem dos viajantes que visitaram o principado.

Traje antigo da Bielo-RússiaAs tradições do povo sofreram mudanças ao longo do tempo e, junto com isso, a aparência do traje nacional bielorrusso também mudou.

No final do século XIX e início do século XX, as características étnicas começaram a ser claramente visíveis nestas roupas. As composições padronizadas utilizadas para decoração continham elementos do paganismo antigo, e a influência da cultura urbana também era perceptível.

Dança bielorrussaAs características tradicionais deste traje são o antigo ornamento multitipo e a decoração listrada. Nas diferentes regiões do país, os trajes nacionais apresentavam certas diferenças. No total, eram cerca de 22 variedades.

Peculiaridades

Apesar de o traje nacional bielorrusso ter muitas semelhanças com os trajes tradicionais russos e ucranianos, destaca-se pela sua originalidade e é considerado um fenómeno independente. Uma de suas características é a combinação racional de praticidade e decoratividade.

O traje nacional dos bielorrussos era feito com tecidos feitos de materiais locais de origem orgânica.

Os principais tons utilizados em roupas desse tipo eram o branco, o vermelho, o azul e o verde. O branco era a cor dominante. Um traço distintivo do traje nacional bielorrusso eram os ricos bordados, inicialmente com predominância de elementos geométricos, e algum tempo depois - florais.

Referência! Os elementos do padrão ornamental em várias partes da roupa formavam uma composição completa.

ABC do ornamento bielorrussoNa criação desse traje, além da tecelagem direta, também foram utilizadas tecelagem, processamento de couro e outros tipos de artes decorativas e aplicadas.

Tipos de ternos

Macho

Terno bielorrusso masculinoA versão masculina do traje nacional dos bielorrussos consistia em uma camisa de linho para fora da calça, calças (pernas), um cinto, um colete de tecido (camisel) e um cocar. A camisa tinha gola virada para baixo e fenda no peito, a gola e a parte inferior eram decoradas com bordados. Os homens geralmente se cingiam com um cinto brilhante.

As calças podiam ficar sem cinto (às vezes amarradas com barbante). Havia também modelos com cinto, fechado com botão.

Fêmea

Traje feminino bielorrussoAs camisas (kashuli) femininas eram feitas de linho. Eram longos e sempre tinham padrões bordados. As saias (spadnitsy), usadas sobre as camisas, eram confeccionadas com tecidos diversos.

As versões de verão (“letniki”) eram feitas de linho, as de inverno (“andaraki”) eram feitas de tecido, e itens individuais para mulheres adultas (aquelas que já haviam se casado e aquelas que estavam noivando) eram feitas de ponyev. Um avental bordado foi usado sobre a saia, combinando com a cor e o padrão da camisa. Um colete curto (garset) foi usado sobre a camisa.

Referência! A saia poneva era confeccionada com três pedaços de tecido, amarrados na parte superior com um cordão e apertados na cintura. Havia uma versão fechada e oscilante desse tipo de roupa. Na fechada, todos os pedaços de tecido eram costurados juntos, e se houvesse pedaços abertos na frente e nas laterais era uma manta de balanço. Em quase todos os casos, o poneva foi decorado com belos ornamentos.

Um detalhe importante desse traje também era o cinto. Havia versões deste produto em tecido, malha e vime, com franjas, borlas e pompons. O cinto sempre foi decorado com estampas coloridas. Para isso, uma combinação das cores verde, branco e vermelho foi mais utilizada.

Terno verde bielorrussoOs agasalhos femininos praticamente não diferiam no corte dos masculinos, mas ao mesmo tempo se distinguiam por bordados e apliques mais ricos.

Referência! Os modelos de roupas nacionais femininos e masculinos não possuíam bolsos. Em vez disso, eles se contentavam com uma bolsa de couro, que era presa a um cinto ou jogada no ombro.

Infantil

Trajes semelhantes para meninos e meninas eram quase indistinguíveis dos trajes dos adultos. Crianças menores de 6 a 7 anos, independente do sexo, usavam uma camisa de linho comum que chegava até os calcanhares e era amarrada na cintura com um cinto.

Trajes infantis bielorrussosOs meninos de 7 a 8 anos vestiram as primeiras calças e as meninas da mesma idade começaram a vestir as primeiras saias. Outros componentes do traje foram adicionados à medida que a criança crescia.

Lindos trajes infantis bielorrussosAs meninas tiveram que costurar e bordar sozinhas o primeiro avental.

Chapéus

Como cocar no verão, os homens usavam um bril (cocar de palha com aba volumosa) e, no inverno, um chapéu de pele (ablavukha). Pele de carneiro caseira cinza, marrom ou preta também era usada para fazer chapéus.

Cocar do traje bielorrussoNa segunda metade do século XIX, o boné se generalizou (versão de verão do chapéu com viseira duramente envernizada).

Cocar de fantasia feminina bielorrussaComo calçado para o dia a dia, os homens usavam sapatilhas (bastão, cânhamo ou vime) no verão, postóis (sandálias de couro cru) na primavera e no outono e botas de feltro forradas com couro ou tecido de feltro no inverno.

Sapatos e acessórios

As mulheres usavam sapatilhas como calçado no verão e botas de feltro no inverno. Nos feriados, esses sapatos foram substituídos por charaviks (sapatos de couro) ou botas. Em todos os casos, era colocado um cocar na cabeça, pelo qual era fácil reconhecer o estado civil de seu dono.

Sapatos antigos de trajes bielorrussosAntes do casamento, as meninas usavam guirlandas e tiaras estreitas para essa finalidade. As senhoras casadas substituíram esses cocares por um xale de casamento. Fitas, contas de vidro, templos e outras opções costumavam ser usadas como decoração.

Seleção de tecido

Para confeccionar o traje tradicional dos bielorrussos, foram utilizados exclusivamente materiais de origem natural. O tecido base mais utilizado para esse fim foi o linho.

Trajes modernos da Bielorrússia Inicialmente, lã e tecidos feitos de fibras de cânhamo também eram utilizados na fabricação dessas roupas.Agasalhos eram feitos principalmente de pele de carneiro e tecido grosso.

Imagens modernas

Ternos de casamento bielorrussos modernos

Ternos de casamento bielorrussos modernos

Elementos do traje nacional bielorrusso podem ser usados ​​​​com sucesso para criar imagens modernas e elegantes da Bielorrússia (antiga Bielorrússia).

Aqui estão alguns exemplos de sucesso (fotos):

  • Para criar um look etno-casual, você pode usar uma camisa decorada com bordados nacionais brilhantes, que ficará harmoniosa com uma saia ou jeans.
  • Decorado com ricos bordados tradicionais no estilo bielorrusso, o vestido permitirá que qualquer representante do belo sexo seja o centro das atenções.
  • Uma camiseta branca decorada com um ornamento nacional combina igualmente bem com uma menina e um jovem.
  • As roupas infantis, decoradas com padrões tradicionais brilhantes, parecem originais e atraentes.

O traje nacional é considerado a personificação do conceito de imagem ideal de um representante de uma determinada nação. Ao longo do longo caminho de desenvolvimento histórico, o traje tradicional bielorrusso conseguiu preservar as características das tecnologias de fabricação e dos tecidos utilizados, bem como o corte, os métodos de decoração e as opções de uso que são característicos de todos os eslavos.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano