Traje nacional Buryat

Os Buryats são um povo que viveu desde os tempos antigos nas duras condições da Sibéria, perto do Lago Baikal. Estes são pastores e caçadores nômades. Longos invernos gelados e verões curtos e frescos levaram ao surgimento de estilos de roupas quentes que deveriam ser confortáveis ​​​​ao conduzir o gado e pastar. Essas roupas são confortáveis ​​em climas quentes e frios.

A história do traje

desenho de fantasia masculina e feminina de BuryatSabe-se que este povo habitou a região do Baikal já no Paleolítico. Mas a primeira descrição do traje nacional Buryat remonta ao século XVII. Um dos comerciantes, indo para a China com a embaixada russa, descreveu a vida do povo Buryat e seus trajes. Os cientistas começaram a estudar sua origem, corte e características apenas no início do século XIX.

As roupas Buryat foram influenciadas por outras culturas. Com o tempo, tecidos de algodão e seda vindos da China e da Ásia Central começaram a aparecer entre as pessoas.

Tipos de ternos

tipos de trajes BuryatO traje deveria aquecer o pastor e não interferir no manejo do rebanho. Os invernos rigorosos exigem roupas quentes.Portanto, nos looks tradicionais havia duas opções: inverno e verão. Os homens usavam túnicas, sempre cingidas com faixas de seda ou cintos de couro decorados com prata e pedras..

Os roupões de inverno e de verão diferiam apenas no material de que eram feitos, todo o resto era igual. O corte era simples, mas trazia elementos interessantes inerentes ao vestuário desse povo:

  • gola alta, manto solto que permite uma variedade de movimentos;
  • as mangas podem ser inteiras para proteção contra intempéries;
  • o punho em forma de cone virava no frio, protegendo a mão. Geralmente era bordado com fios de lã ou seda. Pelo padrão foi possível determinar a riqueza do pecuarista e o número aproximado de cabeças do rebanho;
  • a bainha do manto deveria proteger as pernas do cavaleiro do frio e, se necessário, servir de cama para ele em um acampamento nômade.

Características de estilos

Trajes masculinos BuryatAs vestes masculinas tinham corte reto e mangas raglan. Eles sempre foram usados ​​sob o cinto. Os mantos infantis foram costurados da mesma maneira. Os estilos eram idênticos para meninos e meninas. Quando a menina virou menina, o corte do degel ficou mais complicado e lembrava uma jaqueta e uma saia unidas por uma costura.

Materiais de costura

Os pastores nômades não tinham outros materiais para costurar roupas, exceto peles de animais mortos. Foram utilizadas pele de carneiro, couro e lã, peles de animais peludos - raposa, raposa ártica, zibelina, vison. Mais tarde, tecidos de seda, veludo e algodão começaram a ser adquiridos de outras nações, e pedras preciosas, ouro e prata foram adicionados às joias tradicionais.

O principal elemento do vestuário nacional é o manto. O de inverno (degel) era feito de pele de carneiro e tinha acabamento em veludo. O manto para a vida cotidiana de verão (terling) era leve, de algodão, e o manto festivo era de seda.

Quais cores são sua prioridade?

Traje de Buryat para homem e mulherA cor favorita de qualquer Buryat era o azul. Estas são as cores do manto e do chapéu. Simboliza o infinito do céu. Mas havia outras cores de degel - marrom, bordô, verde. As listras coloridas do enger (o lado quadrangular do degel) também carregavam um significado semântico. Por exemplo, o preto simbolizava a fertilidade da terra, o vermelho – a energia da vida e do fogo. A primeira faixa no topo só poderia ser branca ou dourada.

Joias para terno

As mulheres se enfeitavam de maneira bastante complexa. Havia muitos anéis nas mãos, eram usados ​​​​em cada um dos dedos, exceto no do meio, e às vezes várias peças em um. Pulseiras em cada mão, brincos, enfeites no peito feitos de muitas fileiras de contas, medalhões de prata, amuletos.

Decoração de fantasia BuryatAlém disso, pingentes feitos de contas de diferentes tamanhos e cores foram fixados nas laterais das têmporas. Eles podem ser muito longos e descer até o peito. Freqüentemente, a faixa do chapéu ou pingente tinha elementos prateados. As tranças foram colocadas em caixas especiais para preservar o poder mágico dos cabelos femininos.

Os homens complementavam seu traje com uma faca (hutaga) e uma pederneira (hete). Com o tempo, tornaram-se apenas elementos decorativos, perdendo o utilitarismo. O cabo da faca e a própria bainha foram decorados com elementos de relevo envolvendo prata e pedras preciosas. A pederneira foi colocada em uma pequena bolsa de couro com aço no fundo. Placas de prata com desenhos intrincados o decoravam.

Sapato

Cocares BuryatSapatos Buryat - botas de cano alto feitas de pele de potro ou botas com dedos apontados para cima, semelhantes aos estilos turcos. Esses sapatos foram feitos para homens e mulheres. É confortável, higiênico e prático. Na parte superior foi decorado com bordados ou pontos de fios contrastantes com contornos de padrões. As botas para o inverno eram isoladas com pele de carneiro ou de animal selvagem.Os sapatos de verão eram tricotados com crina de cavalo e presos a solas de couro.

Chapéus

Tradicionalmente, homens e mulheres Buryat usavam chapéus. Eles diferiam por pertencerem a gêneros diferentes, mas eram muito interessantes e variados. Dentre as formas destacam-se:

  1. Boné com acabamento em pele na borda inferior;
  2. Chapéus com protetores de orelha feitos de pêlo longo - raposa ou raposa ártica;
  3. Cone com coroa alta. Cada boné terminava com um topo pontiagudo, decorado com um pomo prateado e borlas vermelhas. As bordas estavam dobradas. A coroa dos chapéus femininos era bordada com padrões de miçangas, fitas e prata.

Todos os chapéus foram feitos em azul. Cada um dos elementos carregava uma carga semântica.

Masculino, feminino, infantil - características

Fato infantil BuryatA base do traje era um manto, e por baixo dele os homens usavam calças de couro ou tecido e uma camisa de algodão. Eles eram protegidos das intempéries por uma saba (agasalho tipo sobretudo) usada sobre um degel. Se ficasse muito frio, o dakha (roupa exterior larga com uma camada externa de pele) vinha em socorro.

Quando uma menina se casava, sua roupa era camisa, calça e roupão. O colete sem mangas era um elemento obrigatório do traje; sem ele e sem cocar, nenhuma mulher Buryat tinha o direito de aparecer entre os homens. A jaqueta sem mangas era longa ou curta, dependia do sexo e status da mulher. As bordas do colete eram sempre decoradas com bordados ornamentais e costuradas fitas.

Traje nacional moderno dos Buryats

Meninas buriatesO traje folclórico Buryat inspirou costureiros nacionais a criar coleções de moda com sabor folclórico. Nas roupas modernas, foram preservados os detalhes mais interessantes do corte das mangas e da silhueta trapezoidal. Muita atenção também é dada à criação de toucados com diferentes comprimentos e formatos de pomo..

Padrões de ornamentos complexos, desenhos de elementos decorativos e joias de prata não são ignorados. Nos trajes modernos, a estilização de degel de vários estilos é popular. Os vestidos de noite e os agasalhos são costurados levando-se em consideração o corte original da manga, gola, enger - lado quadrangular do degel.

Sapatos nacionais estilizados - Uggs, botas de cano alto, botas de pele - migraram para os guarda-roupas de fashionistas de todo o mundo. Os chapéus populares são feitos de pele de raposa ártica, raposa e raposa prateada.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano