A roupa é o componente mais importante da vida moderna. Muitas, muitas gerações de pessoas não conseguem imaginar aqueles tempos em que uma pessoa completamente nua na sociedade era a norma. O terno desempenha um papel importante na vida de uma pessoa, não só protegendo-a do ambiente externo, mas também tornando-a autoconfiante, enfatizando sua individualidade e seu estilo próprio..
Expandindo o conceito de “terno”. Como ele é?
“Traje” é um conceito bastante amplo. O fato é que no sentido mais amplo significa todo o conjunto de roupas que existiu em um determinado período de tempo. Por exemplo, ao descrever a história da formação e desenvolvimento do vestuário, muitas vezes escrevem “a história do traje”. Num sentido mais restrito, é entendido como um estilo de roupa distinto, inerente a diferentes pessoas de acordo com características regionais ou nacionais, posição social, estilo de vida e gosto.
O conceito amplo de “traje” inclui a imagem completa de uma pessoa, ou seja, não apenas as peças de roupa em si, mas também o penteado, a maquiagem, os acessórios (chapéus, joias, bolsas, luvas, etc.). Um entendimento estreito é comum e familiar para nós, porque neste caso é um elemento indispensável do vestuário de estilo empresarial: um terninho, um de três peças ou um de quatro peças.
Que tipos de fantasias existem?
O figurino não é apenas uma forma de se expressar, mas também de experimentar um novo papel inusitado no dia a dia. Nesse caso, são chamados de baile de máscaras, teatrais ou atuantes.
Mascarada
Os trajes de máscaras são amplamente utilizados entre adultos e crianças. A tradição de vestir-se bem remonta à Idade Média, foi então que aconteceram os primeiros bailes de máscaras na Europa. Hoje em dia, muitas festas infantis são realizadas com a condição obrigatória de estar fantasiada.
Eles podem ser completamente diferentes e consistir em uma máscara ou em um conjunto completo de roupas. Escolher tal roupa é uma questão criativa, pois você pode se transformar em qualquer personagem de conto de fadas ou desenho animado, personagem histórico ou pessoa viva.
Teatro
A imagem do personagem é criada pelo ator usando tanto a semelhança externa quanto os traços de caráter e temperamento. As roupas usadas por um ator de teatro ou cinema fazem parte de um traje teatral, que também é complementado por maquiagem, penteado, acessórios e comportamento.
Elegante
Um terno elegante é a opção ideal para umas férias ou um encontro romântico. Pode ser entendido como qualquer peça de roupa que as pessoas não usam no dia a dia. Sua peculiaridade é que Cada pessoa tem seu próprio entendimento sobre se um terno é inteligente. Para alguns é tecido brilhante ou cores vivas, para outros é a presença de sapatos de salto alto, para outros é um vestido em vez de calças.
masculino
O terno masculino é um item clássico do guarda-roupa que inclui jaqueta e calças.. Mesmo que na vida cotidiana ou no trabalho um homem não exija a adesão estrita a um estilo de negócios, ele pode precisar dele para eventos festivos ou para sair. Existem os seguintes tipos:
- "dois". Consiste em uma jaqueta e calças clássicas. A jaqueta pode ser trespassada (com uma fileira de botões) ou trespassada (duas fileiras de botões). A opção mais comum e adequada para todos os homens;
- "troika". Além do casaco e da calça, o conjunto inclui um colete confeccionado no mesmo tecido. As regras de etiqueta permitem que você tire a jaqueta em um evento formal sem pedir permissão.
mulheres
Um conjunto clássico para mulher é composto por um casaco e uma saia (calças). O terno feminino pode ser confeccionado em diversos tecidos (algodão, lã, tweed) e em diversas cores e é adequado para usar tanto no trabalho quanto no dia a dia. Existem opções fora do padrão:
- "troika". As mulheres raramente o usam, principalmente representantes de determinadas profissões (por exemplo, comissárias de bordo);
- com shorts. Relevante nos últimos anos. Usado com meia-calça e escarpins, sapatilhas ou outros sapatos leves.
Nacional
Os trajes dos povos do mundo são os cartões de visita dos países, representando o desenvolvimento histórico, o modo de vida e as tradições da população. Eles carregam um pedaço do passado e refletem a individualidade das pessoas, o clima e as condições climáticas. Muitos deles já se associaram aos seus países de origem, pelo que o seu brilho e singularidade permanecem firmemente na memória das pessoas.
Algumas das roupas agora são difíceis de ver na vida cotidiana. Por exemplo, O traje russo já se tornou história e você pode conhecê-lo em museus, em artistas de conjuntos folclóricos, no cinema. Em muitos outros países, os trajes nacionais ainda fazem parte da vida quotidiana:
- na Índia, meninas de 10 a 12 anos aprendem a arte de usar um sari - um vestido feito de uma longa e larga tira de tecido que é habilmente colocada sobre o corpo;
- O Butão é o único estado onde os cidadãos são obrigados a usar trajes nacionais. Driglam Najma - regras de etiqueta locais - inclui o uso de gho (manto com cinto). Sem ele, é impossível entrar em repartições públicas, escolas ou qualquer local público;
- Na Escócia, os kilts (saias para homens) e as saias femininas são feitos de tartan, um tecido xadrez grande. Sua cor depende da área e do clã. Na vida quotidiana raramente se vê pessoas a usar estes trajes, mas para eventos importantes como casamentos, reuniões da diáspora, feriados nacionais, os residentes usam kilts.
Fatos interessantes
- um vestido de verão russo feminino era transmitido de geração em geração se elas se casassem com ele;
- Pedro I, por seu decreto, proibiu os nobres de usar trajes russos, e multas foram impostas por isso. Apenas os camponeses podiam usar trajes folclóricos;
- Depois de muito debate, acreditou-se que em um terno masculino, o botão inferior deve estar sempre desfeito, e o botão superior só deve ser desfeito quando estiver sentado;
- Anteriormente não havia botões nas mangas da jaqueta, sua aparência está associada às atividades de Napoleão. Ele ensinou seus soldados a não limparem o nariz com as mangas, mas a usarem um lenço, como faziam os aristocratas. Os botões supostamente serviam para afastá-los desse hábito;
- nos EUA não existe um traje nacional propriamente dito, mas muitos consideram isso os chapéus de cowboy ou os suéteres quentes no norte do país.