Além das diferenças características de tradições e características culturais, cada povo do mundo possui seu próprio traje nacional, enfatizando sua identidade inerente e o pertencimento a um determinado movimento religioso.
As roupas nacionais judaicas são coloridas e fazem com que os representantes desta nacionalidade se destaquem da multidão.
História do traje judaico
As roupas judaicas nacionais têm uma história rica. No processo de criação de um traje tradicional, os representantes desta nacionalidade conseguiram que o traje resultante lhes permitisse ter um aspecto natural em qualquer lugar, sem os despersonalizar.
Importante! Inicialmente, esse traje foi criado com o objetivo de facilitar o processo de assimilação em qualquer estado dos representantes da nação.
Na versão original deste traje, a influência da cultura babilônica é claramente visível. Depois de se livrarem da escravidão, os representantes desta nacionalidade continuaram posteriormente a usar duas camisas de mangas compridas ou curtas.O linho era usado por baixo e a lã por cima. Uma roupa semelhante foi complementada com um cinto largo. Os cintos dos cidadãos ricos eram feitos de tecido de linho ou lã e ricamente decorados com ouro e pedras preciosas. Os pobres usavam produtos simples de couro ou feltro para esse fim.
Durante o reinado do Rei Salomão, os trajes nacionais dos judeus adquiriram uma aparência mais luxuosa. Começaram a ser costurados com tecidos leves e arejados, decorados com pedras preciosas, além de bordados em ouro e prata. Meninas de famílias ricas muitas vezes teciam colares de pérolas, corais e placas de ouro nos cabelos, tentando assim enfatizar ainda mais seu status social.
Com o advento do século XX, o vestuário tradicional desta nação perdeu gradualmente o seu antigo chique. O traje nacional tornou-se muito mais contido e lacônico. Para uma interação mais harmoniosa com a sociedade europeia, os judeus começaram a usar sobrecasacas longas e chapéus pretos. Eles preservaram esse costume até hoje, apesar do fato de essas roupas terem saído de moda há muito tempo em todo o mundo.
Características do traje judaico
O traje nacional judaico, ao longo dos séculos, conseguiu preservar a sua originalidade e singularidade, ainda que muito dele tenha sido emprestado do vestuário de outros povos. As roupas tradicionais dos representantes desta nação são caracterizadas pela modéstia e contenção. As pessoas modernas que estão longe da religião podem até considerá-la antiquada.
Tons de cores
As roupas tradicionais judaicas não diferem na variedade e riqueza de sua paleta de cores. Durante o período de colonização nas pequenas cidades europeias no século 21, os judeus tentaram vestir-se da forma mais simples e modesta possível, para não atrair atenção desnecessária.
Referência! A neutralidade é considerada um traço característico do traje nacional judaico. Na estação quente, os representantes desta nação preferiam usar roupas brancas e, no frio, preferiam trajes predominantemente azuis e marrons.
Tecidos e estilo
A cultura judaica sempre foi baseada na vida urbana. Por esta razão, não existem modelos camponeses de trajes judaicos nacionais.
As meninas judias nunca tiveram a oportunidade de recorrer à confecção de seus próprios tecidos para costurar diversos itens do guarda-roupa. Na maioria dos casos, os tecidos necessários para isso foram adquiridos nos mercados.
O tipo de tecido adquirido para esses fins dependia da riqueza e da moda local.
Variedades de fantasia
Roupas judaicas masculinas
Roupa tradicional masculina tem uma elegância específica. Consiste em uma sobrecasaca preta comum, uma camisa leve, calças e uma capa chamada talit katan.
A principal característica desse elemento da vestimenta judaica é que embora a capa pareça um agasalho, ela é usada não só por cima, mas também diretamente na camisa. As borlas devem ser esticadas sobre as calças.
Referência! Essa capa é um atributo obrigatório do traje judaico nacional. Tem o formato de um retângulo feito de tecido branco com recorte para a cabeça. Borlas chamadas “tzitzit” são amarradas nos quatro cantos da capa. Cada pincel termina com oito fios.
Roupas judaicas femininas
O traje tradicional judaico feminino consistia em um vestido ou blusa com saia e avental. A principal característica dessas roupas era a praticidade. Os looks foram confeccionados com tecidos de tons predominantemente escuros (marrom, cinza e preto).
Havia a opinião de que, além da função principal, o avental também poderia proteger contra o mau-olhado e as maldições. Os vestidos geralmente eram decorados com rendas e bordados brancos, simbolizando pureza.
A cintura estava firmemente presa por um cinto de couro.
Chapéus
Uma parte integrante do traje tradicional dos homens judeus são os cocares, que incluem:
- yarmulke - um gorro macio de malha ou pequeno e redondo feito de tecido que cobre o topo da cabeça;
- caixão (dashek) - um boné do antigo estilo europeu, geralmente usado sobre um solidéu;
- Streimel - um chapéu de pele com top de veludo, às vezes herdado dos ancestrais e usado em ocasiões especialmente especiais.
Durante a semana, traje tradicional judaico os homens são complementados por um chapéu preto lacônico. Seu tamanho e elementos dependem da posição social do proprietário.
judaico as mulheres também usavam chapéus com perucas por baixo. Para decoração, geralmente eram usadas contas elegantes usadas em duas fileiras.
Sapatos e acessórios
Os sapatos utilizados foram confortáveis botas pretas de cano alto. Esses sapatos eram usados descalços no verão e amarrados até o topo, e no inverno - em meias tricotadas à mão, que eram presas com ligas na altura dos joelhos ou um pouco mais alto. Moderno as mulheres geralmente usam sapatos baixos.
Como acessórios na maioria dos casos cintos largos são usados, em alguns casos, também são utilizadas gravatas da tonalidade correspondente. O uso da gravata causa muita polêmica, pois ao ser amarrado forma-se um nó que lembra o formato de uma cruz.
Modelos modernos de traje judaico
No mundo moderno, as roupas tradicionais judaicas continuam bastante populares. Os elementos obrigatórios dos representantes religiosos desta nacionalidade são o solidéu e a capa (foto).
Apesar de externamente esses itens de guarda-roupa terem se tornado um pouco mais simples, um traje nacional completo costuma ser usado em reuniões e vários eventos especiais.
Traje Judaico Nacional é um reflexo único das peculiaridades das tradições deste povo. Ao mesmo tempo, permanecem fiéis aos seus costumes e pontos de vista.