Na maioria das vezes, uma gravata é selecionada com base no seu gosto. Mas seria útil seguir as leis da harmonia: deve combinar com a camisa e o terno em cor, textura e tamanho. Regras básicas:
- O acessório não deve se destacar excessivamente do fundo de outras roupas, mas também não deve se perder.
- Não seja colorido. Padrões e desenhos monótonos, repetidos em todas as peças de roupa, são difíceis de perceber. Uma gravata listrada com uma camisa e uma jaqueta listrada da mesma espessura é uma combinação infeliz.
- Padrões grandes são combinados com pequenos.
- Para tecido estampado - liso, para camisa colorida - um tom mais escuro.
- A camisa branca é universal - combina terno e acessório (este último pode ser em qualquer esquema de cores).
- Mantenha as proporções entre a largura do acessório e as lapelas da jaqueta.
- Uma gravata curta é de mau gosto. Uma vez usado, deve alcançar a fivela do cinto.
Sequência de seleção correta
A sequência correta é das coisas grandes para as pequenas.Primeiro avalia-se o paletó, depois a camisa e só depois a gravata. Você pode usar fantasia, mas não é necessário. Pendure a jaqueta em cabides, coloque-a em qualquer lugar conveniente para visualização (cama, parede), prenda as camisas nela. Depois de escolher as melhores opções, comece a selecionar as gravatas.
Como combinar cores
Opção universal: cor contrastante de camisa e jaqueta. O acessório é escolhido de acordo com o tom do terno. Ao escolher uma tonalidade, você deve usar a roda de cores. Combinações básicas:
- Gama intimamente relacionada. Os vizinhos verde, azul e violeta são combinados com o azul.
- Cores contrastantes: laranja – azul, vermelho – verde, roxo – amarelo.
- Tom sobre tom - o terceiro acompanhante ou repete a tonalidade do terno, ou é mais claro ou mais escuro.
Gravata para terno azul com camisa branca
Um terno azul é universal: qualquer cor de gravata combina com ele. Os mais universais são o bordô e os tons do mesmo azul (azul escuro ou médio). Partindo do princípio do contraste, um acessório bordô combina bem com uma camisa branca e uma jaqueta azul – uma combinação muito refrescante e agradável aos olhos.
É importante ajustar corretamente as tonalidades em termos de saturação, temperatura e conteúdo de cinza. Uma cor azul escura fria e empoeirada exigirá um companheiro correspondente: o bordô deve ser rico, suave e frio na mesma medida. Um bordô escuro, mas quente, parecerá estranho, um mais claro e limpo matará a tonalidade do terno, um mais opaco se perderá e a impressão geral será pesada.
IMPORTANTE! Certifique-se de levar em consideração a tonalidade. Você não pode simplesmente ir até a loja e comprar uma gravata “azul” para combinar com um conjunto azul.O acessório pode ser azul acinzentado, azul violeta, azul esverdeado, quente ou frio, o que será dissonante com a cor do conjunto.
Gravata para terno cinza
O cinza é uma cor monocromática e qualquer monocromático é um excelente fundo para todos os tons do espectro. Não há nenhuma restrição - a gravata pode ser azul, rosa, vermelha brilhante ou também cinza. Alguns exemplos de sucesso:
- Jaqueta cinza médio com leve brilho, camisa preta, acessório com pequenas listras diagonais, em esquema de cores próximo à cor do terno.
- Conjunto cinza claro com tonalidade azul, camisa branca, gravata vermelha com pequenas bolinhas brancas.
- Um casaco cinzento muito claro, uma camisa branca, um acessório azul muito escuro com um delicado e fino padrão branco.
- Conjunto cinza, camisa lilás claro com listras lilases estreitas, gravata roxa escura.
ATENÇÃO! Na hora de escolher leve em consideração a textura do tecido. Se o tecido da jaqueta tiver brilho, a tonalidade do acessório deve irradiar frescor, por exemplo, pode ser azul gelado.
Combinações bem sucedidas, exemplos
Abaixo está uma lista de opções bem-sucedidas e bem testadas. Porém, qualquer um deles ainda terá que ser avaliado “ao vivo”. Você só pode verificar a temperatura, a sombra e a harmonia dos padrões a olho nu. As melhores combinações em que confiar:
- Um terno listrado fino, uma camisa grossa, um acessório com um padrão gráfico delicado ou sem nenhum padrão. As cores do acessório repetem as tonalidades dos dois itens principais.
- Jaqueta risca de giz, camisa lisa e acessório de listras largas.
- Jaqueta escura, camisa clara, gravata média – tom intermediário entre os outros dois itens do conjunto. Os tons podem ser diferentes, mas cuidadosamente equilibrados entre si.
- Camisa colorida - pode ser combinada com um acessório liso ou com estampa extremamente delicada (mas é uma opção arriscada).
- Gravatas estampadas ficam melhores com conjuntos escuros. A camisa é da mesma cor do terno, mas um pouco mais clara. O desenho deve ser mantido dentro dos limites do bom gosto. Quadrinhos, folhas tropicais - apenas para imagens específicas de saída.
- Ervilhas grandes não são adequadas para homens baixos. Quanto menores as ervilhas, mais contida e respeitável é a impressão que elas causam. A cor das bolinhas do acessório deve combinar com a camisa.
E também não se esqueça que existem gravatas de inverno e de verão. Os primeiros são confeccionados em lã grossa e fazem parte de conjuntos com ternos confeccionados com tecidos apropriados, os segundos são confeccionados em seda e são adequados para conjuntos leves de tecido misto ou de algodão.