Um traje folclórico nacional pode dizer muito. Com base em seus padrões, estilo e cores, uma pessoa atenta e com mente curiosa pode ler facilmente a história do povo, ser capaz de descrever seu modo de vida e costumes e tirar conclusões sobre as principais ocupações de seus antepassados. Povo livre, trabalhador e pacífico - é o que o traje nacional da Carélia diz sobre seus proprietários.
Carelianos: características do traje nacional
As ocupações tradicionais dos carelianos eram a agricultura e a pecuária. Eram a base de tudo: tradições alimentares, rotinas diárias e trabalhos de campo sazonais; ditavam às fashionistas da época o que e como vestir.
As mulheres da Carélia são pau para toda obra. Eles próprios confeccionavam os tecidos para suas fantasias. Um tear e uma roda de fiar são os primeiros sinais do conforto e do aconchego do lar. E teciam, fiavam, costuravam e tricotavam para toda a família, jovens e idosos.
Surpreendentemente, enquanto realizavam o trabalho físico diário, na maioria das vezes árduo, os jovens e experientes carelianos encontravam tempo para bordados criativos. Eles decoraram seus produtos com bordados habilidosos e fios brilhantes.Costure usando ponto corrente básico e ponto cruz.
Eles transmitiram suas habilidades às filhas, com especial amor e paciência às netas e, se tivessem sorte, às bisnetas.
Essas tradições, junto com os trajes elegantes, foram herdadas por eles próprios, por isso foram cuidadosamente preservadas, veneradas de forma sagrada e divulgadas nos principais feriados.
IMPORTANTE! Todos os padrões do traje nacional da Carélia servem como amuletos. Imagens de animais e pássaros, flores e folhas, padrões geométricos simbolizam as forças da terra, da água, do ar e da luz, as maravilhosas habilidades dos representantes da fauna e da flora.
Nestes padrões, seu lugar no pescoço, mangas, pulsos, cintura e bainha são símbolos de saúde, fertilidade, riqueza, amor, proteção contra as forças do mal.
Tecidos, cores, cortes
Na vida cotidiana, os carelianos sempre usaram tecidos caseiros de linho e lã de ovelha. Nas feiras compravam recortes - materiais brilhantes feitos de chita.
As cores principais do traje da Carélia são brilhantes e afirmativas. Vermelho, azul, verde, refletiam a percepção da natureza circundante - grama verde, céu azul, flores vermelhas.
Vestidos com detalhes vermelhos eram considerados roupas festivas. Entre os povos eslavos, a cor vermelha simboliza alegria, diversão e sucesso. As roupas casuais pareciam mais modestas, mas ainda apresentavam desenhos bordados, geralmente em branco e bege.
Traje nacional feminino da Carélia
O traje nacional feminino era folgado, alargado na parte inferior, mas sempre amarrado na cintura com cinto bordado. Nos dias de semana, a função de cinto era desempenhada com sucesso por um avental bastante longo (avental).
Pano
As roupas das mulheres da Carélia são um vestido de verão e uma camiseta.Estas últimas brilhavam com a brancura e simbolizavam a pureza, e o comprimento das saias femininas caía exatamente até o chão, mostrando a castidade e a modéstia de suas donas. Os carelianos podiam usar blusa e saia larga nas mesmas cores tradicionais.
Esta é a aparência de um traje nacional feminino da Carélia (foto):
As mangas eram bufantes, esse efeito era conseguido franzindo na parte inferior da manga ou babado. No fundo branco das camisas, roupas em vermelho vivo, verde e azul pareciam vantajosas.
Na Carélia também gostavam de decorar as bordas das mangas, aventais e bainhas com franjas; havia franjas também nos lenços.
REFERÊNCIA! A camisa feminina da Carélia tinha uma fenda nas costas. Isso o torna radicalmente diferente de todos os outros trajes nacionais dos povos da Rússia. O caráter descolado das mulheres da Carélia é evidenciado pelo fato de que, como uma de suas decorações, elas usavam uma faca de caça com um cabo confortável e lindamente decorado em volta do pescoço, presa a uma corrente. Obviamente, já foi uma proteção contra animais selvagens na floresta.
Cocar
O cocar é um elemento obrigatório para mulheres de todas as nacionalidades que habitam a Rússia. Aparecer na sociedade com a cabeça descoberta – “ser enganado” – prometia as consequências mais desagradáveis.
As mulheres da Carélia usavam guerreiros, lenços e nos feriados - kokoshniks. Os cocares bordados com pérolas eram considerados um luxo especial. Somente belezas ricas poderiam comprá-los.
As meninas solteiras enfeitavam suas cabeças com tiaras tecidas com casca de bétula.
REFERÊNCIA! Um dos principais acessórios do traje nacional da Carélia é o lenço. Para as mulheres - um lenço na cabeça e um lenço com estampa floral brilhante pendurado sobre os ombros. O lenço servia de decoração para os homens.
Sapato
A Carélia no inverno é um conto de fadas em uma floresta coberta de neve com geadas severas. Você não pode ficar sem sapatos bons e quentes aqui.Além dos tradicionais sapatos bastões russos e botas de feltro, os carelianos usavam botas isoladas de couro com pele, cuja característica distintiva era um bico longo e arrebitado.
Traje nacional masculino
Os representantes do sexo forte cuidavam de suas roupas tanto quanto seus companheiros. Calças azuis ou verdes se destacaram como destaque. Um colete preto elegante foi usado sobre uma camisa enfeitada com bordados no pescoço e nas mangas. Eles completaram o traje e o completaram com um chapéu ou boné, uma faixa que servia para amarrar a camisa.
É muito fácil reconhecer um homem da Carélia entre outros - pelo lenço que usam durante a semana e feriados.
No traje nacional masculino da Carélia, você pode encontrar uma camisa branca na altura do joelho e uma camisa vermelha vermelha que vai até o meio da coxa. Não é difícil adivinhar o que eles usavam em ocasiões especiais.
Os dândis da Carélia podiam comprar botas altas de couro com cano estreito.
As roupas nacionais hoje são um atributo integrante dos feriados e celebrações folclóricas. As histórias e tradições de seu povo são respeitosamente preservadas pelos carelianos modernos em sua república natal e pelos assentamentos tradicionais da Carélia fora de suas fronteiras.
Você sabe, é muito estranho que “apenas meninas de famílias ricas pudessem comprar joias de pérolas, etc”.etc.”, até porque na menor aldeia existe um lago com dez riachos))))) Outra questão é quando foram usadas essas joias de pérolas.
Juliania, na minha opinião, só nos “córregos do rio” Onga há tantas pérolas... então em Zaonezhye, todas as meninas definitivamente poderiam pagar