Desde tempos imemoriais, os Koryaks viveram no território da Península de Kamchatka. As tribos nômades da tundra estavam engajadas na criação de renas em grande escala, os colonos costeiros sedentários caçavam e pescavam, coletavam frutas e raízes e saíam para o mar para caçar animais.
Para os Koryaks, veados e animais peludos selvagens capturados na caça não eram apenas alimento, mas também serviam de cobertura para yarangs, para costurar roupas e sapatos. As mulheres costuravam e bordavam, e os homens faziam joias de morsas, esculpiam figuras em ossos e trabalhavam com metal, madeira e pedra.. São esses elementos que servem de ideia para o traje folclórico Koryak.
Tipos de trajes tradicionais Koryak
Para viver em condições adversas, os Koryaks usavam roupas de inverno e de verão. O corte de todos os ternos era fechado, eram usados na cabeça. Na estação fria, os pastores e caçadores de renas eram aquecidos com uma camada dupla e, na estação quente, com uma única camada. O material inicial para costura foi pele de veado. Todos os detalhes foram feitos de pele ou rovduga (camurça feita de pele de veado). Os residentes costeiros sedentários utilizavam, além das peles de rena, também as peles de criaturas marinhas.
O traje masculino de um chavchuven (pastor de renas Koryak) consistia nas seguintes partes:
- kukhlyanka - uma camisa (casaco) de abas compridas com babador e capuz;
- konaity—calças;
- malakhai—cocar;
- torbasa – sapatos de pele ou pele;
- Kamleika – uma camisa larga feita de rovduga ou tecido;
- Lilith - luvas.
O traje feminino é semelhante ao masculino:
- macacão;
- kukhlyanka ou edredom (camisa longa com uma camada interna de pêlo);
- tronco;
- Lilith.
Como é o traje nacional?
Os trajes nacionais de inverno e verão são semelhantes no corte e nos elementos decorativos, mas existem diferenças. Para a estação fria, as roupas eram confeccionadas em pele de veado, complementadas com detalhes em peles de animais peludos. O traje de verão era feito principalmente de tecidos: franjas, bordados de miçangas e miçangas eram tradicionalmente usados na decoração.
O traje nacional consistia em uma kamleika (camisa de pele de veado), uma kukhlyanka e torbas. Os homens usavam calças e as mulheres usavam macacões com calças na altura dos joelhos.
Pano
A kamleika masculina era usada sobre o kukhlyanka, protegendo-a da precipitação e do mau tempo. Kamleika pode ser não apenas pele, mas também tecida ou tecida. Este último foi usado no verão. As agasalhos, previamente defumados e tratados com urina, protegiam bem da chuva.
Pele de rena ou kamus (pele da canela de um animal) era usada para costurar calças externas, e rovduga ou couro da velha cobertura do yaranga era adequado para calças mais baixas ou de verão. Para os Koryaks costeiros, o material das calças eram peles de foca. Os caçadores foram caçar neles.No inverno, homens e mulheres escondiam as mãos em luvas (lilit), compostas por uma ou duas camadas de pele ou kamus de rena.
Importante! Os homens não usavam nada por baixo das roupas de pele, apenas alguns moradores do litoral usavam camisas de tecido compradas de colonos russos.
As mulheres em condições climáticas difíceis de Kamchatka usavam macacões. Eles foram costurados na altura do joelho com peles finas de animais jovens. A versão de verão era feita de pele ou rovduga, bem defumada para proteger contra precipitações e insetos. Por cima do macacão vestiram uma kukhlyanka - de uma ou duas camadas - como a de homem. O resto do tempo eles usavam um longo edredom com a pele voltada para dentro.
Sapatos Koryak
Sapatos nacionais dos Koryaks - torbasa. As opções de calçados masculinos para inverno e verão foram feitas da mesma forma, diferindo apenas no comprimento - na altura do joelho ou no tornozelo - e no material para costura. Características de fabricação do torso:
- para torsos quentes, usavam um camus invertido;
- Os sapatos de verão eram feitos de pele de foca, foca, cachorro, rovduga ou pele de veado defumada à prova d'água, da qual eram retirados os fiapos;
- a sola foi cortada de pele de foca barbuda, pele de morsa, escovas de veado (pele de veado de pêlo comprido sobre os cascos do animal);
- os sapatos femininos eram confeccionados com os mesmos materiais, tinham o mesmo corte, mas eram decorados adicionalmente com apliques de pele de cachorro branca.
Chapéus
Os homens Koryak usavam malakhai de pele em qualquer época do ano, costurado como um gorro com protetores de orelha. Uma franja de lontra ou cachorro foi costurada na frente. O corte do malakhai sugeria, se necessário, o fechamento surdo da testa e das orelhas.
As mulheres geralmente deixavam a cabeça descoberta se o tempo permitisse.No tempo frio, o capuz era usado como cocar, e as esposas dos nômades da tundra usavam malakhai masculino para conduzir o gado. As mulheres assentadas pegaram emprestado um lenço da população russa para seu guarda-roupa.
O que as crianças vestem?
A criança vestia um macacão com capuz. Até que ele pudesse andar, as mangas e as pernas permaneciam costuradas, e no macacão era colocada uma camada de um dos tipos de musgo, que servia de fralda e tinha efeito anti-séptico. A criança adulta andava com sapatos costurados nas pernas do macacão.
As roupas infantis, semelhantes às roupas de adultos, eram simples ou duplas em diferentes épocas do ano. Aos 5 e 6 anos, a criança começou a se vestir de acordo com o gênero: meninos com ternos masculinos, meninas com ternos femininos.
Decorações de fantasias folclóricas
Os Koryaks costuraram pele de cachorro, raposa, carcaju ou lobo em um kukhlyanka ou kamleika como borda, o que não apenas o isolou significativamente, mas, acima de tudo, serviu como moldura decorativa para o traje.
Importante! O traje de inverno Koryak tem um traço característico - uma borda estampada na bainha - opuvan, que foi feito de tons mais escuros de pele de veado e decorado com enfeites feitos de miçangas e miçangas.
As partes frontal e traseira do kukhlyanka, gagagli e kamleika também foram bordadas com padrões e complementadas com tiras finas com franjas, miçangas e pedaços tingidos de pêlo de cachorro e pele de foca. Para o feriado, o look sempre foi complementado com pulseiras, brincos, pingentes, pingentes de prata velha e cobre. Tanto homens quanto mulheres usavam decorações em forma de bandagem ou fita em volta da cabeça.
Roupas funerárias
Digno de nota é a roupa Koryak com a qual ele foi para o outro mundo.Esse traje foi costurado ao longo de vários invernos de Kamchatka e ainda teve que ficar inacabado para que a morte do dono não fosse prematura.
A bainha do kukhlyanka e o capuz permaneceram sem bordas enquanto o dono estava vivo. Os sapatos também não estavam acabados: faltava a sola. Tudo isso deveria ser concluído enquanto o falecido estivesse em casa. Não era permitido dormir antes do enterro, mas costurar tudo às pressas com grandes pontos tortos - como era de costume - esse era o momento certo.
Os tons brancos predominavam nas roupas funerárias, só podiam ser costuradas com veado branco. A cor preta foi usada apenas no lenço da viúva. Os homens geralmente eram enviados para a pira funerária vestindo kukhlyanka, calças, cocar, luvas e sapatos. As mulheres se vestiam da mesma maneira, exceto pelas calças.
A decoração dessas camisas é muito interessante e complexa. Uma faixa bordada com padrão geométrico e pele de carcaju decorava a bainha da jaqueta, o capuz, o cocar e as mangas. Eles decoravam as roupas com várias borlas, franjas e pedaços de pele de cachorro. A camada interna do kukhlyanka foi pintada de vermelho.
Ao vestir o falecido em sua última viagem, partes do traje foram vestidas de forma inusitada, por exemplo, o cocar podia ficar torto na cabeça, e as luvas - direita e esquerda - eram trocadas de lugar e colocadas em mãos diferentes. Dessa forma, o falecido era encaminhado para a pira funerária, que foi construída em cedro anão.
Roupas para danças nacionais
Nos feriados, os Koryaks sempre usavam as melhores roupas que tinham.. Para dançar, as mulheres vestiam kamleika com enfeites nacionais, cocar em forma de bandagem, bordado com miçangas, com longas borlas, brincos brilhantes feitos de miçangas, às vezes até os ombros, e sapatos de veado kamus. O traje masculino era idêntico, apenas os enfeites de cabeça eram mais lacônicos, em forma de fita de miçangas.
Artigo competente. Mas eu gostaria de ler sobre bolsas femininas feitas de pele e sobre pingentes maravilhosos feitos de pele, camurça, miçangas, gato. costurado em roupas e sapatos. E quão relevantes são os elementos do traje folclórico hoje?