As matinês infantis, realizadas em homenagem ao Ano Novo ou às férias de outono em jardins de infância e escolas, são emocionantes tanto para as crianças como para os pais. As crianças que participam das produções festivas precisam aprender a fundo os papéis e recitar poemas sem hesitação, pelos quais com certeza receberão um doce presente do Papai Noel ou do bom Feiticeiro que visitou o feriado. Os pais dos pequenos atores também não precisam ficar entediados, a tarefa mais importante recai sobre eles - preparar o figurino.
Recomendações para criar uma fantasia de alho
Os professores e professores-organizadores procuram dedicar cada matinê a um tema específico e, a partir dele, atribuir papéis às crianças. Por exemplo, os heróis dos feriados de Ano Novo costumam ser esquilos, coelhos e flocos de neve. No Festival de Outono, os pais admiram os filhos no papel de frutas e vegetais.Porém, como já foi referido, tudo depende da ideia dos professores, e mesmo entre os personagens outonais há esquilos e coelhinhos, assim como a cebola ou o alho podem participar numa matiné por ocasião da celebração do Ano Novo.
Se a fantasia de esquilo, lobo ou raposa for mais simples - simples, criar a imagem do alho pode fazer os pais de um jovem ator pensarem profundamente. Claro, você pode ir a um ateliê de fantasias de carnaval e levar qualquer roupa para o feriado, mas isso tem prós e contras. Entre as desvantagens, vale destacar o alto custo do traje, a necessidade de depósito e o fato de muitas crianças já terem comparecido à matinê fantasiadas. Este último fato é o principal motivo pelo qual os pais se recusam a alugar e decidem costurar eles próprios um terno.
Antes de começar a criar uma fantasia de alho ou qualquer outro traje de carnaval, é importante considerar as seguintes recomendações:
- Você precisa preparar um look de acordo com a vontade da criança.
- O traje deve, antes de tudo, ser confortável, sem fricção, perfuração ou compressão de peças.
- É melhor recusar uma máscara que cubra completamente o rosto.
- Os sapatos selecionados devem ser leves, confortáveis e adequados ao tamanho do bebê.
- É melhor deixar as mãos da criança livres; uma varinha mágica, uma espada de cavaleiro ou uma cesta de frutas só irão interferir nas brincadeiras e diversão da criança ativa, criando situações traumáticas.
- Poucos dias antes do feriado, é necessário realizar um teste de ajuste da imagem finalizada. A experimentação é necessária para entender se a criança gosta da fantasia, se há peças que dificultam o movimento ou elementos mal fixados.
Materiais e ferramentas necessários para criar uma fantasia de alho
Um menino que consegue o papel de alho em uma festa de Ano Novo ou outono, à primeira vista, tem bastante dificuldade em se vestir bem. Você pode costurar uma volumosa cabeça de alho com espuma de borracha e colocá-la no corpo da criança para cobrir o tronco. Se bem feito e de alta qualidade, o traje pode se tornar o melhor no feriado, mas tanto adultos quanto crianças podem pensar que é mais adequado para meninas.
Para criar um terno de alho verdadeiramente masculino, ajude:
- um chapéu decorado com cabeças de náilon e flechas de alho com enchimento de poliéster;
- Camisa branca;
- cinturão verde decorado com cabeças de alho;
- calças brancas (verdes), shorts;
- meia-calça branca (se o short for escolhido como parte de baixo);
- sapatos checos brancos (verdes).
Para fazer cabeças de alho você precisa comprar:
- náilon branco;
- enchimento de poliéster;
- linhas de costura brancas;
- cola transparente;
- fitas de cetim verdes;
- trigo sarraceno
Como costurar e decorar um terno de alho para menino com suas próprias mãos
Como a fantasia é composta por vários elementos, vamos ver como fazer cada um deles passo a passo:
- Boné. Um chapéu panamá branco de verão com viseira macia pode servir de base para um chapéu. Para beleza, a viseira do chapéu Panamá é enfeitada com fita ou linha de cetim verde. Você pode fazer cabeças de alho que enfeitam seu boné com bolas de náilon recheadas com enchimento de poliéster, que são divididas em rodelas com agulha e linha. Grãos de trigo sarraceno colados no local das raízes darão mais realismo às cabeças. As flechas são feitas de fitas costuradas em forma de tubos longos e finos, que, assim como as cabeças, precisam ser preenchidos com enchimento de poliéster. O alho acabado é costurado na tampa na região da copa para que fique bem visível.
Conselho! Para não pesar o cocar das crianças, recomenda-se costurar no máximo 3-4 cabeças de alho.
- Camisa. Não há necessidade de costurar a camisa sozinho. Todo menino tem camisa branca, gola alta ou camiseta, a principal condição é que seja lisa, sem estampas, bolsos ou listras.
- Cinto. O cinto deve ser largo, como uma faixa cossaca. Você pode fazer você mesmo com um pedaço de malha verde, veludo ou outro tecido denso, ou comprar uma versão pronta. As pontas da faixa são decoradas com cabeças de alho, como as de um chapéu (sem flechas).
- Calça. Para uma fantasia de alho de menino, qualquer calça ou short branco (verde) é adequado. Eles, assim como a camisa, não devem ter estampas ou listras. Se a escolha recair sobre o fundo verde, é importante que combine com a cor do cinto e das setas do boné.
- Sapato. Se sapatos de couro ou tênis de trapo forem escolhidos como sapatos para o look, você pode prender uma cabeça de alho (com ou sem flechas) nas meias, bem como no boné e no cinto.
Não importa a idade da criança para quem a fantasia está sendo preparada, é importante que os pais não se esqueçam de envolvê-la no processo. Não é necessário dar agulha e linha ao seu bebê. Escolher seus próprios botões para uma camisa ou enfeites para um vestido ajudará a desenvolver sua criatividade e lhe dará autoconfiança.