Muito em breve o feriado preferido de crianças e adultos – o Ano Novo – estará batendo às nossas portas. E com isso chega a hora das matinês nos jardins de infância e em todos os tipos de árvores de Ano Novo. É hora de pensar em criar uma fantasia original e divertida para seus queridos filhos, netos, sobrinhos e afilhados.
Uma dessas opções poderia ser a imagem do ouriço (foto) preferido de todos, principalmente porque você pode recriar seus traços característicos de inúmeras maneiras. E não é necessário recorrer aos serviços de vendedores de ternos prontos. Criar um traje festivo não levará muito tempo, diversos materiais podem ser usados, e o resultado com certeza trará alegria e gratidão infantil, que nenhum dinheiro pode comprar.
Como fazer uma fantasia de ouriço com suas próprias mãos a partir de materiais improvisados
Dependendo do que você tem para criar uma fantasia de Ano Novo, você pode fazer diferentes versões dessa roupa. Três variações são comumente usadas:
- Colete e chapéu.
- Colete com capuz.
- Capa com capuz e máscara (ou sem capuz e com boné).
Existem muitos materiais com os quais as opções acima podem ser feitas:
- Tecido tricotado (quando as partes do produto podem ser tricotadas com agulhas de tricô ou agulha). Normalmente, para esses trajes, um fio chamado "grama" é usado em combinação com um fio comum liso.
- Lã artificial em combinação com veludo ou lã.
- Qualquer tecido com “agulhas” costuradas (que também pode ser feito de todos os tipos de materiais).
E ferramentas realmente úteis incluem guirlandas de “chuva”, prendedores de roupa, suéteres velhos e você pode até se concentrar apenas no penteado de uma criança. Toda a decoração é costurada em uma peça infantil pronta, ou a peça de roupa é feita de forma independente em tricô ou costura.
Exemplos de fantasias infantis de ouriço DIY
Como costurar uma fantasia de ouriço para menino
Oferecemos-lhe uma das opções mais simples de fantasia de ouriço para menino, cujo processo de criação envolve a costura de peças de diversos materiais.
Uma das características de confeccionar qualquer roupa infantil é que você não gastará muito esforço cortando e costurando, mesmo que não tenha máquina de costura em casa. Portanto, tal fantasia pode ser facilmente feita mesmo em uma noite. Esse kit ficará assim:
É composto por duas partes: um colete de veludo e pele sintética com pelo comprido e um chapéu.
Quanto maior a pilha, mais fácil será transformá-la em agulhas.Além disso, para decorar o chapéu você vai precisar de um pedaço de tecido preto (para o nariz) e olhos de um peluches ou feltro multicolorido para fazer você mesmo. Botões redondos grandes também são adequados para este detalhe. Em geral, use para a criatividade os materiais que você tem em mãos ou que não são difíceis de comprar.
Para decorar as costas, seria muito bom usar decorações de feltro representando a “presa” padrão de um ouriço: maçãs, cogumelos, folhas de outono. Você também pode usar folhas reais para decoração, fixadas no colete com cola quente. Outra opção é recortar todos os elementos descritos acima em papel colorido.
Exemplos de decoração de colete para fantasia de ouriço
Chapéu com “agulhas”
O chapéu também é feito de lã artificial e veludo (que, aliás, pode ser substituído por lã). Para isso precisamos:
- Impressão do Esquema 1.
- Peles artificiais e tecidos de veludo.
- Um pouco de tecido preto para o nariz.
- Costura de elástico.
- Sintepon ou algodão.
- Linha e agulha ou, se possível, uma máquina de costura (ter uma irá acelerar muito o processo de criação de um chapéu).
- “Olhos” para o rosto do ouriço.
Esquema 1 – Padrão de chapéu de fantasia de ouriço para menino
O Diagrama 1 acima deverá ser impresso em folha A4, colocando o desenho em toda a folha (esta função está no menu de impressão de arquivos do seu computador).
Importante! Observe que os detalhes são dados sem distância adicional para folgas, então acrescente 1 cm na área das costuras laterais, e para o elástico ao redor da circunferência da cabeça - 3 cm na parte inferior.
Depois é necessário recortar 6 partes para o próprio chapéu (pele sintética), 2 partes para o focinho (veludo), 4 orelhas (veludo) e 1 para o nariz.
Depois disso, montaremos o chapéu costurando seis cunhas nas laterais das peças, dobraremos 3 cm de baixo para fazer um elástico (cujo comprimento corresponde à circunferência da cabeça da criança), inseri-lo e costurá-lo.
Em seguida, costuramos os detalhes do focinho até a marca do molde, preenchemos com enchimento de poliéster ou algodão e costuramos no chapéu principal. Depois disso, costuramos 2 partes e costuramos as orelhas no “focinho”. Enchemos o nariz com material macio e costuramos na frente do chapéu. Costuramos os olhos por último.
Conselho! Se comprar pele sintética não for uma opção, substitua-a por um suéter velho da mesma cor. Neste caso, você precisará processar as bordas das peças feitas a partir dele.
Também seria útil decorar esse chapéu com a decoração sobre a qual escrevemos acima. Esta técnica também pode ser aplicada a um colete, cujo processo de fabricação será descrito a seguir.
Colete
Seja qual for o material escolhido, o colete pode ser costurado usando um padrão padrão, como o mostrado no Diagrama 2. Aqui estão opções para três tamanhos de colete. Eles devem ser adequados para a maioria das crianças, para quem tal fantasia seria apropriada com base na idade.
Esquema 2 – Padrões para coletes de diferentes tamanhos
A criança para quem o traje está sendo costurado precisa medir a circunferência do peito e, a partir disso, escolher uma das opções de estampas sugeridas no diagrama. Se necessário, adicione ou subtraia 1-2 cm da largura das peças.
O consumo de material será o comprimento desejado do produto e mais 5 cm, esses modelos não possuem fecho. Se quiser adicionar botões ou zíper, adicione mais 1,5 cm na parte frontal do zíper.
Para recortar as peças, é necessário adicionar 1,2 cm nas costuras nos locais onde serão costuradas as costas e as prateleiras.Lembramos que as costas são uma parte com dobra em pele sintética, as prateleiras são 2 partes sem dobras em veludo ou outro material aveludado.
Referência! Uma peça com dobra é um elemento de um produto em que o padrão envolve a colocação do tecido na dobra de forma a criar uma parte de peças simétricas.
Por exemplo, o padrão traseiro é aplicado com o lado reto na dobra do tecido e preso a ele com alfinetes de ilhó. Os contornos das costas são transferidos para o tecido com giz ou sabonete. O padrão é então removido e a peça é cortada e desenrolada. Uma peça sem dobrar envolve todas as mesmas operações, só que sem dobrar o tecido. Ou seja, o padrão da prateleira é transferido duas vezes para o tecido sem dobrar.
Fato de ouriço para menina: rápido e fácil
É muito fácil repetir a ideia de uma fantasia de capa, que, claro, pode ser usada por meninos e meninas com igual sucesso. Mesmo assim, um traje em forma de capa será mais interessante para as princesinhas no sentido de que tal coisa pode ser facilmente usada em qualquer vestido lindo.
Seguindo as instruções para fazer uma capa, você poderá obter o seguinte resultado, alterando os materiais ao seu gosto e sua disponibilidade na casa.
Exemplos de capas prontas para fantasia de ouriço
Capa com “agulhas”
Como se costuma dizer, tudo que é novo é velho e bem esquecido. Aqui ofereceremos uma opção de design para uma fantasia infantil de carnaval, retirada de um livro do final do século XX. Este produto é bastante fácil de reproduzir. Para costurar uma capa você precisará de:
- Qualquer tecido de cor adequada (velo, veludo, lã, tecido).
- Material para agulhas. Os autores sugerem que as artesãs utilizem sacolas plásticas, mas também pode-se usar apenas tecido que tenha textura diferente do tecido principal.Essas agulhas também podem ser recheadas com enchimento, então elas ficarão salientes e aumentarão ainda mais a semelhança com os espinhos do ouriço.
- Cartão e elástico para máscara.
- Cola, linha e tesoura.
A capa com capuz pode ser fechada com botões ou cordões, e o nariz pode ser feito de espuma de borracha, um botão redondo grande ou materiais semelhantes.
Padrão e descrição de uma fantasia de ouriço em forma de capa com máscara