Se o jardim de infância, grupo de teatro ou escola onde seu filho frequenta está planejando uma apresentação sobre a vida dos insetos, uma produção de “Alice no País das Maravilhas” ou apenas um baile de máscaras, você pode fazer uma linda e brilhante fantasia de lagarta para a menina.
Diretrizes para criar uma fantasia de lagarta
Em primeiro lugar, não se deixe intimidar pela complexidade do trabalho que tem pela frente. Existem muitas opções econômicas e que consomem menos energia para fazer um terno, que apresentaremos a seguir.
Se você não tem medo de dificuldades, recomendamos usar tantos detalhes diferentes quanto possível - pernas, manchas, padrões e assim por diante. Na vida selvagem existe um grande número de espécies de lagartas das mais variadas cores, por isso há um enorme espaço para a imaginação e, neste caso, é quase impossível exagerar.
Caso o figurino seja necessário para uma apresentação no palco, recomenda-se usar as cores mais vivas possíveis, pois ficam mais lisonjeiras, principalmente em um evento infantil. Sim, existem lagartas de cores discretas, mas é razoável criar tais imagens somente se for justificado pelo roteiro.
O traje não deve restringir movimentos ou apertar, mas também não deve cair e conter elementos instáveis que possam rasgar ou cair facilmente. A criança deve estar o mais confortável e confortável possível nele, inclusive durante movimentos ativos, todas as partes devem estar bem fixadas.
Como fazer uma fantasia de lagarta com as próprias mãos
Apresentamos a sua atenção diversas imagens de diversas lagartas com dicas para criá-las:
- Lagarta elegante. Um suéter felpudo verde e leggings e maquiagem da mesma cor. Os sapatos podem ser chinelos ou sapatilhas. Além disso, a maquiagem pode ser em tons dourados, você também pode pintar as mãos com ela. Esta é a opção mais simples, bastando encontrar ou comprar roupas e cosméticos adequados. A imagem acaba sendo, embora não seja a mais confiável, mas bonita e original. Você pode complementá-lo com uma faixa de cabeça com antenas comprada ou confeccionada (mais sobre como criá-las abaixo). Além disso, você pode usar outras combinações de cores.
- Lagarta volumétrica. Essa fantasia é um pouco mais difícil de criar que a anterior, mas não deve ser muito difícil. Para isso, você precisará de um vestido fechado desnecessário com saia longa, vários tamanhos mais largos que a criança. Costure elásticos em todo o comprimento, inclusive na parte inferior da bainha. Para dar ainda mais volume, cada “setor” pode ser preenchido com enchimento de poliéster. Dependendo dos objetivos do evento, o comprimento desse vestido pode variar. Se a lagarta precisar ficar parada ou rastejar, a saia pode chegar quase até o chão e o elástico mais baixo envolverá as canelas. É fácil cair nesse traje, portanto, para evitar lesões, não é estritamente recomendado fazê-lo para crianças pequenas. Para dar maior mobilidade, o comprimento desse traje pode variar até a cintura, desde que haja leggings por baixo. Você pode ajustá-lo cortando partes desnecessárias da bainha. Ou você pode fazer o contrário, fazer um terno bem comprido e fazer fendas para as pernas nele, o resto vai “rastejar” pelo chão em um trem, como um rabo. Neste caso, o último “setor” é costurado e, se desejado, também preenchido com enchimento de poliéster. Se não houver vestido adequado, pode-se usar qualquer outro tecido, por exemplo, de uma cortina desnecessária. Basta cortá-lo no comprimento certo e unir as bordas, criando uma espécie de “tubo”. A parte superior pode ser colocada na cabeça como um capuz, pode ser costurada acima da cabeça fazendo um furo para o rosto, ou pode ser presa com elásticos na região das axilas, como um vestido sem alças. Claro que, neste último caso, por baixo deve haver roupas da cor que combine com as mangas.
- A lagarta volumétrica é uma opção econômica. Basta um saco de dormir desnecessário, no qual deverá fazer fendas para os braços e as pernas. Muitos deles já possuem constrições, por isso nem precisam de acabamento adicional.
Importante! Lembre-se de que este traje pode ser quente. Não o use para eventos longos ou funções móveis complexas!
- Lagarta original. Esta opção, claro, não é adequada para férias com o tema história natural, pois é inspirada na imagem da lagarta de “Alice no País das Maravilhas” e só pode ser utilizada na produção deste conto de fadas. Inclui um longo roupão atoalhado, calça de pijama, cabelo despenteado e narguilé ou cachimbo.Assim como a primeira das opções propostas, não requer habilidades especiais em bordado, basta encontrar roupas adequadas, porém, não é adequado para todos e na sua apresentação exigirá um talento artístico significativo da criança.
- Lagarta elegante. A mais complexa das opções propostas, porém, e o resultado é excelente. Você precisará de duas cores diferentes de tecido e elástico. Divida o tecido em 4 tiras largas, duas de cada cor. Costure-os para que as cores se alternem. Ao longo das bordas de cada um deles, deixe uma dobra e costura adicionais para inserir um elástico. Costure mangas de uma cor diferente na tira superior e passe elásticos nelas, bem como na gola. Se desejar, você pode decorar ainda mais o vestido resultante, por exemplo, com babados na parte inferior.
Opções para decorar uma fantasia de lagarta
As partes mais reconhecíveis de uma lagarta são as pernas e as antenas. Fitas pretas curtas comuns podem ser usadas como pernas, ou você pode fazer pernas volumosas de tecido preto recheado com enchimento sintético. Da mesma forma são feitas as antenas, que depois são fixadas no aro. Além disso, podem ser feitos de arame com qualquer decoração na ponta, molas ou papel alumínio.
Referência! Você pode não apenas colocar muitas pernas nas laterais do corpo, mas também amarrá-las com fita ou linha de pesca, prendendo as de cima nas mangas. Assim, quando a criança levanta os braços, todas as suas pernas sobem com eles.
Quanto ao desenho adicional do traje, podem ser lantejoulas, apliques de tecido ou papel, quaisquer composições tridimensionais e muito, muito mais.
Além disso, você pode fazer acessórios adicionais, por exemplo, recortar uma grande folha de madeira de papelão e pintá-la, ou cobri-la com tecido verde - a criança pode carregá-la nas mãos.