Qual o papel das roupas em nossas vidas? Certamente reflete o caráter, o humor e alguns outros aspectos da nossa vida. Como você sabe, você é saudado por suas roupas, mas despedido por sua inteligência. Essa frase ganha um significado especial se for a roupa de um personagem de filme. Por que o figurino de palco é tão importante para um ator e quem geralmente cria sua imagem nos filmes?
O que é um figurino de palco e por que ele é importante para um ator?
A roupa de um ator para um filme é parte integrante de sua imagem, ajudando a se transformar, um meio de influência artística. Demonstra os sinais externos do personagem e o caracteriza. Pode ser chamada de segunda pele. A tarefa do figurinista - assim são chamados aqueles que criam as roupas dos personagens de “filme” - é costurá-las de tal forma que não apenas não interfiram, mas que queiram encarnar uma determinada imagem na tela. .
Referência. É errado pensar que uma fantasia de palco é apenas uma roupa. Este conceito também inclui penteado, maquiagem e acessórios diversos - guarda-chuvas, bolsas, joias, etc.
A roupa do herói desde os primeiros minutos do filme deve dizer muito sobre ele e sobre a época em que a ação se passa. Roupas e acessórios devidamente selecionados devem criar imagens autênticas dos personagens, revelar seu mundo interior e também corresponder ao estilo da imagem. Um terno mal feito pode “destruir” um ator, enquanto um bom pode “educá-lo”, apontar os principais traços de personalidade do personagem e ajudá-lo a se acostumar melhor com o papel.
Interessante. O famoso diretor de cinema Claude Autant-Lara argumentou que os figurinos dos filmes deveriam ser criados para vestir os personagens. Ele acreditava que o vestuário de palco é um dos principais componentes do filme, não só do ponto de vista histórico, mas também psicológico.
Além de expressar características psicológicas, o figurino demonstra o status social do herói. Com ele você pode reconhecer com precisão se um personagem é rico ou pobre, se ele é um militar, um nobre, etc. Além disso, uma roupa especialmente adaptada pode mudar a figura do ator - isso é conseguido através de um corte especial. Isso é necessário ao criar figurinos para papéis característicos, bem como para personagens que vivem em uma determinada época.
Às vezes, o traje de um ator se torna um símbolo por si só. Não é mais visto apenas como uma peça de roupa, mas é percebido como uma espécie de demonstração das intenções do diretor. Assume o significado de uma espécie de metáfora.
Um exemplo dessa imagem é a roupa de Charlie Chaplin. Um chapéu-coco e uma bengala falam de sucesso, mas uma sobrecasaca larga e calças que não cabem causam decepção, como se dissessem que a vida falhou. Todos juntos criam uma imagem convincente e inesquecível, simbolizando o chamado homenzinho.
Como criar figurinos para atores
Ainda durante a preparação para as filmagens, são desenhados esboços de figurinos de palco, na obra o artista é guiado pela ideia subjacente à dramaturgia, pelo plano do diretor, e é guiado pelo estilo do futuro filme e pelo caráter dos personagens. São selecionados o tipo de tecido, o estilo e a cor da roupa, graças aos quais a imagem do herói se revela, torna-se mais “volumosa” ou, inversamente, “invisível”.
Se você precisa criar a imagem de um personagem de um filme histórico ou de fantasia, o artista foca no estilo de uma determinada época ou mostra imaginação. Ao pensar em um look moderno, parece que não é necessária a ajuda de um especialista. Mas isso não é verdade. Mesmo que o traje do herói pareça comum, isso não significa que seja um elemento cotidiano do guarda-roupa - os trajes de “filme” são costurados especialmente ou alugados.
Referência. Quando roupas para filmagem são compradas em uma loja, são escolhidos itens de marcas irreconhecíveis, a menos que a marca dos itens do guarda-roupa seja projetada para enfatizar o status do herói.
Às vezes durante um filme é necessário mostrar como as mesmas roupas mudam com o tempo. Para isso, são costuradas várias cópias dos trajes, algumas delas envelhecidas artificialmente. Por exemplo, para o personagem principal do filme E o Vento Levou, foram feitas 27 cópias do mesmo traje, que diferiam apenas no grau de desgaste.
O designer do filme "Sete" comprou roupas para os personagens em lojas de segunda mão ou costurou-as, e depois as fez artificialmente "muito desgastadas". Para isso, quebraram-se botões de ternos, peças de guarda-roupa foram “assadas” no forno, repintadas e lavadas diversas vezes. Como resultado, o item comprado recentemente parecia ter sido usado há muito tempo.
Quem veste os atores: figurinistas famosos
O “Oscar” pode, sem dúvida, ser considerado o maior prêmio do mundo do cinema.No século 21, 19 filmes receberam prêmios de melhor figurino. Os trajes históricos recriados com precisão merecem reconhecimento especial dos críticos e jurados de cinema. Às vezes, o filme em si, que recebeu o prêmio de melhor imagem de palco, acaba não sendo digno de nota, mas há exceções quando o filme recebe prêmios em categorias diferentes. Então, quem são eles - os melhores dos melhores, mestres em seu ofício, figurinistas que receberam reconhecimento mundial?
O vencedor da estatueta de “fantasia” foi o filme “Animais Fantásticos e Onde Encontrá-los”. O elemento central do guarda-roupa criado por Colleen Atwood foi o casaco do herói Newt Scamander. Possui uma cor incomum chamada gasolina e foi produzido na quantidade de 12 exemplares.
Referência. O portfólio da designer Colleen Atwood inclui filmes como “Alice no País das Maravilhas”, “Memórias de uma Gueixa” (também vencedores de estatuetas de fantasia), “O Silêncio dos Inocentes” e “Sleepy Hollow”. Durante sua carreira, a estilista foi indicada 10 vezes e “encontrou sua heroína” três vezes.
Em total conformidade com a orientação de gênero do filme “O Grande Hotel Budapeste”, ou seja, irônico-utópico, foram criados os trajes de seus personagens. Milena Canonero escolheu para eles cores do arco-íris, verdadeiramente “fabulosas” - roxo, vermelho, rosa, dourado. O material principal dos figurinos era o feltro.
Outro filme para o qual Milena Canonero desenhou figurinos também foi premiado com uma estatueta: “Maria Antonieta”. Os figurinos não pretendem ser historicamente precisos, embora a artista tenha preservado o corte original das roupas da época. Em geral, o estilo dos looks pode ser chamado de “triunfo do Rococó”.
Recebi uma estatueta e, sem dúvida, a pintura original do Grande Gatsby.Sua figurinista é Catherine Martin, e “gigantes” como Prada, Tiffany & Co. e Brooks Brothers participaram da criação das roupas do filme. É bastante natural que a empolgação em torno dos trajes dos personagens do filme tenha surgido muito antes de seu lançamento.
Para criar os figurinos luxuosos de The Golden Age, a artista Alexandra Byrne empregou todo um departamento de produção. Ao desenvolver os esboços, o designer foi amplamente guiado por trajes que não eram retratos da Rainha Elizabeth. Ela criou a imagem da atriz Cate Blanchett, “ouvindo” sua própria intuição. Toda a história da chamada idade de ouro foi recriada com cores.
Ao listar os mundialmente renomados “figurinos”, gostaria de mencionar Pat Field, o artista que criou os figurinos da série de TV e do filme “Sex and the City”. Foi ela a “responsável” pelas imagens de quatro amigas - as heroínas do filme, incluindo o “trabalho” de Pat - o vestido de noiva de Carrie, supostamente de Vivienne Westwood.
Hoje ela está com 72 anos e em 2013, segundo a revista Time Out, foi reconhecida como a moradora mais estilosa de Nova York.