Características do traje nacional Ostyak

Um grande número de povos indígenas vive em território russo. Eles têm uma cultura especial, costumes e trajes únicos. Estes incluem os Ostyaks, uma tribo fino-úgrica que vive no território da Sibéria moderna.

Características dos trajes nacionais de Ostyak

trajes nacionais femininos
As roupas Ostyak são altamente originais. Os trajes folclóricos foram projetados para reter o calor no clima rigoroso do Extremo Norte. Portanto, na costura da maior parte dos produtos, foram utilizadas peles e pêlos de animais silvestres.

Referência! Para costura, foram utilizadas agulhas especiais feitas de finos ossos de animais.

Para o inverno, os Ostyaks costuravam peças semelhantes a uma bolsa - malitsa: esse casaco de pele era costurado com mangas, luvas e capuz, colocado na cabeça, e um cinto largo era preso na cintura. Sob o capô, as meninas usavam vários lenços que se dobravam uns nos outros. Este método ajudou a reter melhor o calor. Para maior isolamento, as mulheres usavam meias feitas de pele de animal sob uma saia longa.Os sapatos eram botas adequadas para mulheres e homens.

Fato histórico! Durante o período de desenvolvimento da Sibéria pelo povo russo, as botas foram substituídas por produtos mais familiares aos modernos.

Nos dias quentes, as mulheres usavam vestidos, vestidos de verão e mantos de cores vivas feitos de tecido de algodão. Um lenço decorado com uma longa fileira de franjas estava amarrado na cabeça. Um acréscimo obrigatório na cintura era um cinto largo com um enfeite brilhante.

Os homens usavam camisa e calças amarradas com cinto de couro. Uma característica especial do traje do homem era o seu agasalho – luzan. É uma capa com capuz, sem mangas e com laterais sem forro. Luzan foi decorada com bolsos, atacadores, compartimentos e fechos adicionais. O calçado também era universal: botas de cano alto eram feitas para homens e mulheres.

Os Ostyaks adoravam decorar seus produtos com cores vivas. As meninas costuraram miçangas e contas de vidro em vestidos de verão e mantos. Agasalhos foram decorados com botões de cobre e inserções de pele. Muitos também costuraram inserções de tecido brilhante e apliques coloridos. O cinto sempre foi decorado com uma enorme fivela de cobre.

As roupas infantis não eram muito diferentes do guarda-roupa adulto. As roupas eram quase idênticas. No verão, as jovens mulheres Ostyak podiam andar sem lenço na cabeça. As meninas mais velhas decoravam não apenas seus vestidos e vestidos de verão, mas também suas cabeças: fios multicoloridos eram tecidos em suas tranças e os fechos eram decorados com franjas adicionais ou figuras de miçangas.

Referência! Luzan ainda é usado no guarda-roupa dos povos Mansi e Khanty.

Materiais para fazer fantasias

versão feminina e masculina de ternos
Uma característica distintiva dos trajes Ostyak eram as texturas utilizadas. Ao costurar roupas, os Ostyaks usavam materiais folclóricos. A maioria desses materiais eram peles de animais obtidas por caçadores.

As camisas eram feitas de fibras de linho ou urtiga selvagem. Esses produtos eram adequados para mulheres, homens e crianças. Na costura de vestidos de verão ou robes femininos, utilizou-se tecido de lona, ​​seda ou chita de cores vivas. O lenço na cabeça era parte obrigatória do traje feminino. Na costura também foi utilizado tecido de lona ou chita.

No tempo quente, os homens usavam calças feitas de pele de animal (por exemplo, de veado). Durante o período de desenvolvimento das terras siberianas, muitos Ostyaks mudaram para calças largas de algodão e um cafetã brilhante.

Para costurar sapatos de verão - negai - usavam pele bronzeada de veado jovem. Muitos também o decoraram com atacadores de couro.

Para a versão de inverno, foram utilizadas peles e pêlos de animais selvagens (veado, urso, lobo). Os caçadores usavam muitos casacos de pele e parkas com o pelo rente ao corpo: acreditava-se que assim o calor era melhor retido.

A pele dos animais mortos também era usada para costurar sapatos. Na maioria dos casos, a pele de veado jovem era usada para fazer meias longas e botas isoladas.Esses sapatos eram chamados de “chizhi”.

Referência! A população indígena Ostyak nunca jogou fora roupas velhas. Os produtos foram pendurados em árvores nas profundezas da taiga.

Diferenças entre trajes folclóricos Ostyak masculinos e femininos

ternos de inverno
Basicamente, o guarda-roupa masculino e feminino praticamente não era diferente. No entanto, existem algumas diferenças.

As meninas decoraram seus looks de verão com acessórios adicionais. Vários broches e apliques de canutilhos foram costurados na bainha e na parte superior de um vestido de verão ou vestido. As mangas curtas da camisa eram decoradas com franjas. As camisas geralmente eram feitas de retalhos de tecidos de cores vivas, enquanto a versão masculina costumava ser simples.

Os homens usavam botões e fivelas enormes como decoração. Eles poderiam decorar qualquer peça do traje: camisa, calça ou agasalho.

Os homens não eram inferiores às mulheres na decoração de sapatos. Vários enfeites feitos de miçangas ou restos de outros materiais foram costurados em botas e meias.

A principal diferença foi o agasalho:

  • Os homens usavam o luzan com mais frequência, pois era mais confortável caçar nele. Esses bolsos foram equipados com bolsos adicionais no interior. Destinavam-se a presas e troféus de caça;
  • As meninas preferiam casacos de pele longos usados ​​​​na cabeça. Esses casacos de pele e parkas não tinham bolsos ou fechos adicionais.

Ostyaks são um povo antigo incrível que vive no Extremo Norte. Eles diferiam de outros povos em sua cultura especial, modo de vida, valores e trajes nacionais. Muitas tradições ainda são preservadas pelos descendentes de ancestrais antigos.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano