Graças às características distintivas do vestuário nacional, surgem associações de pertencimento a uma determinada nação. Os trajes do ensolarado Kuban não são exceção.
Protótipos de trajes de cossacos Kuban
A versão final e familiar do traje foi criada ao longo dos séculos no processo de formação do povo e suas mudanças. O traje confortável e prático era composto por elementos, muitos dos quais emprestados de outros povos.
Os citas usavam calças largas de homem, o que permitia aos cavaleiros sentar-se confortavelmente na sela. Elas eram chamadas de “calças de harém” e se tornaram a parte mais colorida do traje cossaco.
O traje feminino emprestou elementos e decoração do vestuário nacional ucraniano.
Vejamos atentamente a foto para descobrir como eram os trajes dos cossacos Kuban, residentes do Território de Krasnodar.
Fato de cossaco Kuban masculino
Todo o guarda-roupa foi dividido em duas partes: para uso diário e uniforme militar.
Camisa
Um dos elementos importantes do guarda-roupa é a camiseta, costurada em linho branco. As características distintivas da camisa externa eram os padrões na gola.
Beshmet
Um cafetã especial foi usado sobre ele - um beshmet de várias cores (longo ou curto). Sem ele, também é impossível imaginar uma imagem completa de um cossaco. O beshmet era cingido com um cinto no qual a arma era colocada.
Calça
Dependendo da patente militar, a cor adequada era usada para costurar as calças: azul, vermelho.
Tendo em conta as condições meteorológicas, foi selecionado um tecido adequado. Para o verão foi usado um mais fino, para o frio - denso e quente.
Um detalhe obrigatório é uma alça (gashnik), com a qual as calças são amarradas na cintura.
Papakha
Um chapéu era usado como cocar - um atributo importante da vida cotidiana.
IMPORTANTE! O respeito pelas roupas é um importante princípio cossaco.
Os residentes do Território de Krasnodar consideraram inaceitável transportar coisas de outras pessoas, especialmente de pessoas mortas ou mortas.
Fato de cossaco Kuban feminino
A principal característica do guarda-roupa feminino é uma grande quantidade de elementos de vestuário que enfatizam a beleza e a singularidade.
A riqueza de cores, joias (pulseiras, brincos, miçangas), desenhos bordados brilhantes complementavam perfeitamente a imagem da mulher cossaca Kuban, e as silhuetas justas enfatizavam todas as vantagens da figura.
REFERÊNCIA. Havia restrições quanto ao vestuário para uma mulher casada. Era obrigatório o uso de lenço e meias em qualquer época do ano, podendo-se esquecer completamente as camisas de manga curta.
Festivo
Os trajes festivos nacionais consistiam em uma blusa de manga comprida e uma saia decorada com rendas e estampas.
A segunda opção era um vestido (kubelyok), que parecia uma camisola na aparência. Por baixo, geralmente usavam uma camisa com gola alta.
Uma boa adição foram as botas vermelhas ou pretas com salto pequeno - chinelos.
Diariamente
No dia a dia, dava-se preferência a uma camisa simples com gola redonda, que ficava enfiada na anágua. Ambas as partes eram brancas. Por cima colocam uma saia de qualquer cor e um “capuz”.