Traje nacional checheno (foto)

Os chechenos são um dos povos do Norte do Cáucaso, que vivem não só na Chechénia, mas também na Inguchétia, na Geórgia e no Daguestão. Vivendo e desenvolvendo-se em estreita interação com os seus vizinhos, a cultura chechena adquiriu uma certa universalidade - características características de todos os povos caucasianos. Uma dessas características é o respeito pelos antepassados, razão pela qual muitos elementos do traje nacional, reflexo de tradições centenárias, foram preservados até hoje.

Os tecidos locais eram usados ​​​​para fazer roupas, já que os chechenos há muito se dedicam à produção de tecidos, tinturarias, linho, telas e, no século XVI, aprenderam a fazer seda.

Detalhes do traje checheno

Dança chechenaNas roupas tradicionais dos chechenos, tanto masculinos quanto femininos, havia um conjunto mínimo de itens suficientes para sair: camiseta e calça; para as mulheres, um lenço foi adicionado a esse conjunto. As cores escuras predominavam no terno masculino, mas a camiseta (beshmet), via de regra, contrastava com o restante da roupa.

As roupas femininas tinham uma gama mais variada de cores, mas apenas meninas e mulheres podiam comprar vestidos brilhantes: as mulheres chechenas mais velhas consideravam tal roupa indecente para si mesmas e preferiam cores calmas.

Características de ternos masculinos e femininos

O traje nacional de um homem checheno consistia em 2 itens principais:

  • beshmet - um semi-caftan logo acima dos joelhos, alargando-se na parte inferior, ajustando-se perfeitamente à figura e preso na cintura com botões com nós;
  • As calças tinham que ser facilmente enfiadas nas botas, por isso eram cortadas cônicas na parte inferior e feitas de tecido leve para não restringir os movimentos.

Características de um terno masculino

Os seguintes itens podem complementar o traje principal:

Danças chechenasCircassiano - agasalhos ligeiramente na altura dos joelhos; seu corte lembrava um beshmet e era preso apenas no cinto. O casaco circassiano, via de regra, era confeccionado com o melhor tecido. Um detalhe distintivo do vestido eram os bolsos para guardar tubos especiais com cargas para uma arma - um cilindro de gás. Gradualmente, os gazyrs perderam sua finalidade prática, mas os gazyrs foram preservados no traje nacional como elemento decorativo.

A burca é uma capa de feltro sem mangas que se alarga para baixo e tem ombros estreitos e duros, que servia aos homens tanto como roupa quanto como cobertor.

Somente as mulheres, reconhecidas mestras em seu ofício, tinham o direito de fazer uma burca.

Papakha é um chapéu em forma de cone feito de pele de carneiro, pêlo comprido ou pele de astracã. Chapéus feitos de pele de cordeiro Bukhara eram considerados especialmente valiosos, mas apenas pessoas ricas podiam comprá-los.

Era proibido tocar no chapéu de outra pessoa, era considerado um insulto ao dono.

Traje chechenoO cinto de couro era um elemento obrigatório do vestuário, sua versão festiva era decorada com inserções de metal e pingentes.Os itens necessários para a caminhada estavam presos ao cinto: pederneira, uma pedra para afiar uma adaga ou faca, uma caixa de lubrificante para armas. Mas O objetivo principal do cinto é montar uma adaga ou sabre.

Nos pés calçavam botas de couro macio, logo abaixo dos joelhos; Os ricos usavam chuvyaki - sapatos de couro sem salto - e usavam leggings marroquinas nas canelas.

Terno feminino

A base do traje feminino consistia em 4 itens:

  • traje checheno infantilvestido túnica longo confeccionado em tecido leve com pequena fenda no peito, com mangas cobrindo as mãos, e babador decorado com bordados e pedrarias; a gola alta deve ser fechada com um pequeno botão;
  • calças de corte largo, cuja barra era franzida em babado (em terno para ocasiões especiais a parte inferior era enfeitada com renda);
  • lenço, simples ou decorado com bordados; as mulheres casadas usavam lenços sobre o chukta (ou chokhta) - um boné que apertava bem a testa e escondia completamente o cabelo;
  • meninas e mulheres jovens acrescentaram um cinto de tecido ou couro às suas fantasias.

Esse look foi complementado por um vestido externo feito de veludo, brocado ou cetim. No corte era semelhante a uma jaqueta circassiana com mangas alongadas, presa apenas na cintura. Grande importância foi dada à decoração do vestido, principalmente ao bordado: não só o enfeite era importante, mas também a cor do fio. Tradicionalmente, era utilizada uma gama de cores: verde, vermelho, amarelo e preto.

Os sapatos femininos eram variados:

  • chinelos de couro, que eram usados ​​​​tanto em casa quanto nas saídas;
  • sapatos com salto e sola dura (sem costas);
  • botas marroquinas com salto;
  • botas costuradas com vários pedaços de couro exatamente para caber no pé.

Roupas de casamento

Traje de casamento chechenoO vestido de noiva do noivo diferia do vestido do dia a dia apenas nos tecidos mais caros, mas o vestido externo da noiva tinha uma diferença fundamental: uma fenda na frente, graças à qual parecia duas pétalas. A cor do tecido poderia ser qualquer, mas esse vestido era decorado com um luxo especial. A cabeça da menina estava coberta com um lenço tradicional ou xale de renda.

Um elemento obrigatório do vestido de noiva de uma mulher era um cinto ricamente decorado com fivela prateada, que foi apresentado à noiva como presente de casamento pelo noivo.

Traje checheno moderno

Garota e cara chechenoCom o tempo, o traje nacional checheno praticamente não mudou. Camisas com gola alta ainda são comuns na moda jovem masculina. O papakha também resistiu ao teste do tempo - é usado por todas as gerações de homens chechenos. As tradições folclóricas foram preservadas ainda mais nas roupas femininas.

As meninas tentam seguir a moda moderna, mas a maxi saia, as mangas compridas e o lenço nas roupas das jovens chechenas permanecem inalterados.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano