O traje nacional é motivo de orgulho para muitos povos. Além disso, é um pedaço da história. O traje tradicional francês tem uma série de características: difere significativamente dos trajes de outras nações e está associado às tradições francesas.
Traje nacional francês
Os trajes nacionais são famosos pela sua singularidade, originalidade e brilho. As roupas tradicionais foram criadas há centenas de anos e ainda são populares hoje. Qual traje é considerado nacional entre os franceses?
Um pouco de história
As primeiras peças de vestuário tradicional surgiram em meados do século XVI, quando calças curtas e camisas compridas entraram na moda. As meninas usavam saias longas volumosas. Os vestidos apresentavam decote exuberante. Naquela época, as roupas eram feitas de lã e tecido natural.
No final do século XVII e início do século XVIII, na costura de um terno, passaram a utilizar materiais produzidos por uma tecelagem. Alfaiates camponeses especialmente selecionados estavam empenhados na produção de roupas. Eles eram pagos pelo seu trabalho com moradia, alimentação ou almoço.
Após a grande revolução na França, a condição material e o bem-estar dos cidadãos melhoraram. A venda incluía seda e tecido. Surgiu uma versão urbana do vestuário nacional para os cidadãos rurais.
Elementos do traje feminino
O traje tradicional feminino, ao contrário do masculino, distinguia-se pela simplicidade. Consistia em uma saia longa volumosa, decorada com babados e pregas. Suéteres justos com seios fartos foram colocados por cima. A imagem foi necessariamente complementada por um avental e um grande lenço preso nos ombros.
Em casa, coloca-se um boné na cabeça da menina. Para sair, em vez de boné, usavam lenço ou gorro de tricô/pele. Pela cor das roupas dava para entender qual era o status de uma pessoa. As camponesas usavam trajes em tons de marrom, branco e cinza. Bourgeois se destacou com modelos em vermelho vivo, azul e roxo.
Importante! Além das cores, os trajes também diferiam nos bordados, cada província tinha seu padrão e formato de cocar.
Depois de algum tempo, túnicas femininas justas juntaram-se à saia e ao casaco. Eles foram amarrados embaixo do peito, enfatizando sua beleza. Então as túnicas foram ligeiramente modificadas. Eles começaram a torná-los mais longos. As mulheres começaram a usar túnicas com saias rodadas de várias camadas. Complementaram a imagem da beldade com guarda-chuvas, lenços ou chapéus sofisticados.
Elementos de um terno masculino
No início do século XVIII, os homens usavam camisas padronizadas. Posteriormente foram substituídos por modelos alongados do mesmo material. Os homens usavam essas roupas para fora das jaquetas.
Após o fim da revolução, os modelos alongados tornaram-se o traje tradicional dos camponeses comuns. Os burgueses usavam casacos longos em vez de coletes e jaquetas. No século 19, as calças curtas na altura do joelho entraram na moda.Eles foram combinados com leggings amarradas abaixo do joelho. Uma camisa, colete e jaqueta foram colocados por cima. Um pequeno lenço serviu como acessório adicional.
O vestuário nacional incluía um colete com duas fileiras de botões. Foi usado sobre uma camisa. A parte superior da camisa estava sempre coberta por um pequeno lenço branco ou marrom. Os homens usavam chapéus com abas longas e redondas na cabeça.
Cores e decoração
Os trajes franceses foram confeccionados em cores clássicas e calmas - cinza, branco, marrom. Essa paleta foi usada para confeccionar roupas para todas as idades. Os modelos femininos podem ser muito brilhantes, os tons de vermelho e azul são complementados por cores clássicas. Aventais e corsages eram feitos de tecidos brilhantes.
Os franceses calçavam sapatos de madeira natural. Tanto meninas quanto homens usavam esses sapatos. Foi super durável e durou muito tempo. As meninas usaram rendas como acessórios. Eles enfatizaram a feminilidade e elegância da jovem.
Fatos interessantes sobre trajes franceses
Existem vários fatos interessantes sobre os trajes nacionais da França:
- Em meados do século XVIII, as roupas da moda eram colocadas em manequins e levadas a todas as cidades da Europa. Foi assim que todos os cidadãos conheceram o padrão de beleza.
- Um dos itens mais indispensáveis no guarda-roupa feminino, o sutiã, foi feito inicialmente pelos franceses.
- Um elemento do guarda-roupa feminino, as calças, foram usadas pela primeira vez pelas mulheres francesas.
- O acessório francês mais popular é o lenço. Quase todos os franceses usam.
O traje nacional é um atributo importante de qualquer traje, pois carrega tradições que se formaram ao longo de vários séculos. Cada um deles é famoso pela sua singularidade, originalidade e beleza.